
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Seleção Feminina de Portugal empatou (1-1) com a Itália num jogo a contar para a segunda jornada da fase de grupos do EURO2025, na Suíça. Ana Borges, jogadora que recentemente assinou pelo Benfica, após muitos anos ao serviço do rival Sporting, ergueu a braçadeira de capitã e viu o cartão vermelho poucos minutos antes do apito final, naquela que foi a primeira expulsão da história de Portugal na competição.
A defesa internacional portuguesa, que já havia visto o primeiro cartão amarelo na segunda parte, viu o segundo amarelo aos 96', após empurrar a jogadora italiana contra o placar publicitário, na tentativa de travar um ataque que podia tirar o ponto de Portugal. Assim sendo, Ana Borges vai falhar o último jogo da Seleção na fase de grupos, frente à Bélgica.
A Seleção, recorde-se, vai disputar a qualificação para a fase seguinte no próximo dia 11 de julho, sexta-feira, frente à última classificada do grupo Bélgica. Portugal está neste momento em 3.º lugar com um ponto e precisa apenas de vencer a sua partida e esperar uma derrota da Itália frente à favorita Espanha para terminar nos dois primeiros do grupo B.
Caso esta combinação de resultados se venha a desenhar, seria a primeira vez na história da Seleção Feminina que Portugal passaria a fase de grupos para disputar os quartos-de-final da prova. A campeã do Mundo Espanha já está qualificada em primeiro lugar do grupo B e portanto, se as Navegadoras conseguirem a proeza de terminar em segundo, vão defrontar a Noruega na fase seguinte.
Vale destacar que, a capitã da Seleção Feminina ergueu também a braçadeira do eterno rival Sporting, antes de rumar ao Benfica, após ter visto o seu vínculo contratual com os verdes e brancos terminar. Ana Borges já explicou a decisão de assinar pelos encarnados e vai estar ligada contratualmente com os encarnados até 2027.
Confira aqui o momento da expulsão:
Perante vários rumores que apontam à despedida do centrocampista turco, comentador reforça que Presidente dos encarnados tem de achar uma solução
|
Depois do caso polémico que protagonizou com Bruno Lage no Mundial de Clubes, tudo indica que Orkun Kokçu está na porta de saída para deixar o Benfica. Contudo, esta hipótese não tem gerado consenso entre as várias partes e os jornalistas João Soares Ribeiro e André Antunes Pereira manifestaram opiniões distintas.
João Soares Ribeiro: “Rui Costa deve fazer os possíveis para construir o melhor ambiente possível no balneário para evitar problemas disciplinares”
Na rubrica ‘Frente a Frente’, publicada na edição desta terça-feira do jornal Record, João Soares Ribeiro e André Antunes Pereira apresentam os seus argumentos sobre o caso. Começando pelo primeiro, Soares Ribeiro defende que o turco deve sair, deixando o conselho ao Presidente: “Com a continuidade do técnico dos encarnados assegurada, Rui Costa deve fazer os possíveis para construir o melhor ambiente possível no balneário para evitar problemas disciplinares”.
Por outro lado, André Antunes Pereira defende que Kokçu não deve sair, para já. O comentador aponta o que deve ser feito: “Apesar dos desentendimentos e polémicas, sobretudo com Bruno Lage, o médio turco dá enorme qualidade à equipa e por isso, antes de o Benfica encetar negociações para a saída, deve conversar com o jogador e perceber as suas reais intenções”.
André Antunes Pereira: "Antes de o Benfica encetar negociações para a saída, deve conversar com o jogador e perceber as suas reais intenções”
Por fim, o comentador apontou que após o contacto com o atleta, mediante o desfecho, as águias devem encontrar uma nova solução: “Depois, há que encontrar um sucessor no mercado que seja benéfico para as águias em termos de qualidade / preço”.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Avançado internacional luso admitiu publicamente o desejo de regressar à Luz e jornalista deixou a sua opinião sobre a possível contratação
|
Rafael Soares analisou o possível regresso de João Félix ao Benfica. Em declarações no programa 'Record na Hora' no Now, o jornalista sublinhou que o avançado tem talento para ser "um dos melhores jogadores do campeonato" e que o único motivo para o jogador não ficar em grandes clubes na Europa é o preço de uma possivel transferência e salário.
Rafael Soares: "[João Félix] No Benfica vai ser um dos melhores jogadores do campeonato"
“É preciso lembrar que há clubes que não ficaram com o João Félix porque é muito caro. Não é pela questão da qualidade”, começou por dizer. “Eu digo sempre, uma coisa é ele ter desiludido, a mim desiludiu-me, tinha muitas expectativas sobre o talento de João Félix, mas uma coisa é a desilusão, outra é ser mau jogador, e foram raras as temporadas em que o João teve um mau rendimento. Esta época foi má, mas ele no Barcelona e no Atlético foi um bom jogador”.
Rafael Soares relembrou outros casos de jogadores que a opinião pública depositava enormes expectativas, mas que não acabaram por vingar lá fora: “Quando eu olho para um jogador que no Atlético e no Barcelona não foi espetacular, eu só posso presumir que no Benfica vai ser um dos melhores jogadores do campeonato. E tens vários exemplos, como o Quaresma, que hoje é lembrado como um dos melhores extremos deste século em Portugal. Olha para a carreira dele… no Barcelona não rendeu, no Inter não rendeu, no Chelsea não rendeu e era um jogador extraordinário.”
Rafael Soares: "Tem tudo a ver com as expectativas, porque João Félix foi um bom jogador a nível internacional"
“Mais recentemente tiveste o Trincão, no Barcelona, que fez 10 vezes menos que o Félix e é um dos melhores jogadores do campeonato. (...) Tem tudo a ver com as expectativas, porque João Félix foi um bom jogador a nível internacional. Só não rendeu aquilo que esperávamos dele", sublinhou.
O jornalista acredita que, devido à qualidade do futebol português, jogadores como o João Félix têm tudo para se destacar e utilizou um exemplo da casa: “O Di María estava a perder espaço na Juventus e na época de regresso esteve bem. Tens o Trincão, o João Mário que não estava a dar no futebol internacional e foi peça chave nos títulos do Sporting e do Benfica. A Liga Portuguesa não é a Premier League e há muitos jogadores que não funcionam lá fora e em Portugal podem partir tudo. E eu acho que o João Félix pode ser um desses casos”.
Atleta, que surgiu na mira dos dirigentes do Clube da Luz para este mercado de transferências de verão, esteve em grande plano
|
A Seleção Nacional feminina empatou, a uma bola, frente à Itália e Diana Gomes, autora do golo das Navegadoras, foi a eleita para falar à imprensa. Depois do embate, a defesa, que está na mira do Benfica para reforçar a turma das Inspiradoras, garantiu que a equipa deixou tudo em campo, dando mérito ao coletivo.
Diana Gomes: "Estamos vivos. Vamos para o último jogo fazer o que fizemos nesta segunda-feira e estamos vivos"
"Isto é mérito de toda a equipa. Estamos vivos. Vamos para o último jogo fazer o que fizemos nesta segunda-feira e estamos vivos. Portugueses, acreditem em nós, porque tudo é possível", começou por dizer a internacional lusa, que está referenciada pelo Benfica para esta janela de transferências de verão.
Diana Gomes garantiu que as Navegadoras deram tudo em campo, tendo lutado até ao apito final: "O jogo tem 90 minutos, mais os descontos, e temos de acreditar desde o início até ao fim. Foi isso que fizemos. Lutámos até ao fim e conseguimos fazer o golo na parte final. Demos tudo até ao final do jogo".
Por fim, a defesa de 26 anos, que interessa aos dirigentes do Benfica lançou o próximo embate, onde a Equipa das Quinas vai medir forças com a Bélgica. "Temos de entrar com este espírito e ir até à morte. Temos de ser Portugal", concluiu a internacional portuguesa, que deu assim o mote para o duelo.
No que toca à sua temporada desportiva 2024/25, Diana Gomes - que representa o Sevilha há três épocas - foi aposta em 29 partidas: 28 na Liga Espanha Feminina e uma na Copa Rainha. A defesa-central, que poderá ser o próximo reforço do Benfica, registou um total de 2.501 minutos, não somando qualquer golo ou assistência pelo emblema hispânico.