Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Fev 2024 | 15:25 |
A avançada do Benfica, Jéssica Silva, que está neste momento a representar a Seleção Feminina de Portugal para o encontro de preparação diante da Chéquia, falou à comunicação social e revelou qual é o espírito que se vive no balneário e na Equipa das Quinas.
"Acho que cada jogadora acrescenta, de alguma forma, ao grupo. Independentemente dos campeonatos que estejamos a disputar, cada uma de nós aporta algo diferente e o que o professor Francisco tenta fazer é potenciar as diferentes capacidades de cada uma", começou por dizer a atleta encarnada.
"O professor, o nosso selecionador, tem procurado sempre dar oportunidades às miúdas mais novas. Isto é um espaço aberto, de excelência, mas a verdade é que o futebol em Portugal está a evoluir, temos cada vez mais miúdas e raparigas a jogar e com muita qualidade", continua apelidando a seleção de "casa" e "família".
Jéssica Silva olha ainda para a evolução do futebol feminino em Portugal: "É uma evolução tamanha, muito grande, em pouco tempo e todos, qualquer interveniente desportivo à volta do futebol feminino percebe que Portugal está em boas mãos, as coisas estão a ser bem feitas e há que dar continuidade a esse processo".
A avançada termina a sua intervenção falando do calendário apertado do Glorioso: "Nós, a minha equipa, o Benfica, tem um calendário meio apertado, com jogos de exigência elevada, mas lá está, isto é o futebol, aquilo a que estamos sujeitas".
Antigo jogador dos encarnados acredita que a atitude da sua equipa será determinante para discutir o resultado no Estádio de São Miguel, nos Açores
12 Fev 2026 | 16:11 |
O Santa Clara e o Benfica defrontam-se, esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h30, nos Açores, em jogo da 22.ª jornada da Liga. Petit, antigo jogador dos encarnados, acredita que a atitude da sua equipa será determinante para discutir o resultado. Na antevisão, o treinador recordou a estreia frente ao Estrela da Amadora e destacou sinais positivos, apesar da derrota por 1-0.
"A exibição foi melhor do que o resultado. Trouxemos coisas positivas nos dias de trabalho que tivemos e os jogadores estão a assimilar bem as ideias. Temos de olhar para a nossa identidade, saber quando ter bola, quando fechar espaços, e não abdicar da concentração e da atitude", começou por dizer.
Petit: "Analisámos a qualidade e inteligência dos jogadores do Benfica e as várias dinâmicas que apresentam"
Sobre o que espera do Benfica, Petit - que tem um histórico pouco animador diante das águias - garantiu que a equipa preparou vários cenários táticos: "Analisámos a qualidade e inteligência dos jogadores do Benfica e as várias dinâmicas que apresentam. Preparamos esses cenários, mas o mais importante é a nossa estratégia e não abdicar da nossa ideia de jogo", explicou.
Petit: "Temos de ter personalidade. Não podemos ter receio"
O técnico abordou ainda o impacto do mau tempo e reforçou a ambição de somar pontos: "Temos de ter personalidade. Não podemos ter receio de ter bola. Os relvados tornam-se mais difíceis, e os detalhes podem fazer a diferença. Nestes jogos a motivação está sempre lá. As exibições dão confiança, mas não dão pontos. Nós queremos pontos e lutamos sempre pelos três".
Petit, como jogador do Benfica venceu, um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. No total, o ex-internacional português participou em 212 partidas pelo emblema encarnado, onde marcou 14 golos e realizou 23 assistências.
Agora técnico dos açorianos do Santa Clara prepara-se para enfrentar emblema encarnado, esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h30
12 Fev 2026 | 15:47 |
Petit, agora técnico do Santa Clara, prepara-se para enfrentar o Benfica esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro. Apesar de ter sido um jogador importante no Clube encarnado, as suas experiências como treinador frente à equipa da Luz não têm sido bem-sucedidas.
Desde que começou a carreira técnica, já foram 19 confrontos contra o emblema da Luz e Petit só conseguiu um empate e uma vitória, somando 17 derrotas, números que ilustram o desafio que o próximo encontro representa para o treinador da formação açoriana.
A única vitória aconteceu quando ainda estava ao comando do Boavista, em agosto de 2023, numa partida em que os axadrezados venceram por 3-2, com dois golos de Róbert Bozenik e um de Bruno Lourenço, ao passo que os encarnados marcaram por Di María e Rafa. Foi também no banco dos boavisteiros que alcançou o único empate (2-2), em 2021/22.
Ainda assim, o trabalho da equipa técnica recebeu nota positiva por parte de Pedro Ferreira: "Têm sido duas semanas de trabalho muito positivas. Estamos a absorver as ideias do míster e sentimos a equipa cada vez mais entrosada e preparada", declarou o defesa aos meios de comunicação do Santa Clara. As águias promoveram o encontro com recurso a uma imagem do Super Bowl.
Petit, como jogador do Benfica venceu, um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. No total, o ex-internacional português participou em 212 partidas pelo emblema encarnado, onde marcou 14 golos e realizou 23 assistências.
Ao comentar a magia feita pelo jovem avançado no jogo contra o Alverca, antiga figura do Clube destaca qualidade do camisola 72 nesse mesmo lance
12 Fev 2026 | 15:19 |
Anísio Cabral tem sido uma das figuras em destaque pelo Benfica - que usa imagem do Super Bowl para promover jogo com o Santa Clara - ao ter marcado dois golos, frente a Estrela da Amadora (4-0) e Alverca (2-1), ambos de cabeça e pouco depois de ter entrado nas respetivas partidas. José Mourinho assumiu que "o jogo de cabeça nem é o forte" do jovem avançado, contudo, João Tomás, antigo jogador das águias, não concorda.
João Tomás: "Quando o defesa tentou saltar, o Anísio já estava lá em cima"
"O Anísio posiciona-se no lado cego do defesa e a bola vem magnificamente cruzada. É ele que escolhe a posição para cabecear. É ele que escolhe o momento em que salta. Quando tenta reagir ao cruzamento para evitar o golo, o defesa já vai tarde. O Anísio já estava lá em cima e o defesa encontrou um obstáculo quando tentou saltar", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
Mesmo que o jogo de cabeça ainda não seja o forte de Anísio Cabral, a morfologia do avançado é, desde logo, um indicador que abre margem para melhorias. "A compleição física do Anísio ajuda, mas não é tudo. Isso, desde logo, beneficia-o nos duelos", sublinhou João Tomás.
João Tomás: "A experiência dar-lhe-á muito coisa"
Para o ex Benfica, "jogar de cabeça não é só isso", pelo que há aspetos a limar e que são treináveis. "Tem a ver com o posicionamento e o momento do salto. Se estivermos muito disposicionados, não há gesto técnico que valha. Eu acredito que essa questão do posicionamento e da leitura que se faz no jogo são treináveis. Depois, a experiência dá-nos muita coisa", argumentou.
Ao concluir, João Tomás lembrou alguns dos aspetos que eram ouvidos no seu tempo como futebolista, salientando que Anísio Cabral deve adquirir essa valência: "Dizia-se que o avançado tinha esse 'feeling'. Com o passar dos anos, fomos percebendo melhor a situação. Existe esse 'feeling'. Quando o avançado aparece sempre na zona certa, não pode ser só sorte."