Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Abr 2025 | 18:32 |
Numa altura em que o ambiente no Porto está de 'cortar à faca', Miguel Sousa Tavares acabou por tecer várias críticas ao plantel azul e branco. No artigo publicado esta terça-feira, no diário Record, o jornalista, e conhecido adepto dos dragões, abordou as várias polémicas no conjunto liderado por André Villas-Boas, aproveitando também para elogiar a postura de Andrea Belotti, que tem sido alternativa a Vangelis Pavlidis no Benfica.
Miguel Sousa Tavares - Vi o italiano Belotti a não se conformar com o ritmo de assunto resolvido em que o Benfica jogava
"Este domingo, por exemplo, vi o italiano Belotti, ponta-de-lança suplente do Benfica, entrar em campo a 15 minutos do fim e a não se conformar com o ritmo de assunto resolvido em que o Benfica jogava, já a vencer por 4-0: ele não descansou enquanto não construiu e facturou o quinto. Neste FC Porto, isso não é possível de ver", começou por referir Miguel Sousa Tavares.
O conhecido adepto do Porto focou as suas atenções na polémica festa que envolveu os futebolistas dos dragões, tendo depois dado o exemplo de Arthur Cabral que, ao cumprir o seu 27.º aniversário, acabou por reunir o plantel do Benfica para um almoço, deixando elogios à iniciativa promovida pelo atacante canarinho.
"Também li que outro ponta-de-lança suplente do Benfica, Arthur Cabral, fez anos, mas ao contrário do Otávio, do FC Porto, festejou-os em casa e na véspera de folga, num almoço em que esteve de serviço ao churrasco; o Otávio convidou os colegas para um jantar num restaurante, que terminou de madrugada e na véspera de um dia de trabalho", prosseguiu o jornalista.
"Eu sei que eles trabalham muito pouco: quatro dias por semana, começam às 10.30 e acabam às 12.30, depois descansam um dia na véspera de um jogo que também só lhes ocupa duas horas de trabalho, e a seguir folgam outro dia. Excepto em dias de jogo, aqueles meninos, pagos a peso de ouro, estão livres desde a hora de almoço até à hora de se deitarem", acrescentou ainda, apontando em seguida o dedo aos futebolistas do Porto.
"E o que fazem eles com o luxo de todo esse tempo livre? Vão conhecer melhor a cidade onde vivem, os seus museus, os seus monumentos? Cultivam-se, assistindo a concertos, indo ver exposições, lendo livros, aprendendo línguas? Não, nada disso: ocupam o tempo ou a jogar na Playstation ou com as três coisas que mais os seduzem: escolher o próximo carro de encher o olho, fazerem-se penteados peri-patéticos ou descobrirem um espaço livre no corpo para acrescentarem nova tatuagem. Portanto, o mínimo exigível a estes meninos é que, quando começa o jogo, se estripem todos por quem lhes paga esta bela (?) vida", finalizou o adepto dos dragões.
Treinador português é o principal responsável pela 'explosão' do atleta com o Manto Sagrado, que tem vindo a realizar exibições de encher o olho
08 Dez 2025 | 09:43 |
Leandro Barreiro atravessa a sua melhor fase no Benfica. O médio luxemburguês ganhou nova vida com José Mourinho no comando e tem vindo a somar exibições muito positivas nos últimos tempos. É, de facto, o momento mais risonho para o camisola 18 desde que chegou ao Clube da Luz, no verão de 2024.
Escreve o jornal Record, na edição desta segunda-feira, 8 de dezembro, que o centrocampista, que tem sido uma aposta regular do Special One, somou exibições de encher o olho frente ao Ajax — onde marcou um dos golos —, Nacional e Sporting. Segundo a mesma fonte, Barreiro tem mais do que razões para ser titular frente ao Nápoles, na quarta-feira, 10 de dezembro.
Caso seja titular contra os napolitanos, o camisola 18 irá igualar a sua melhor série de jogos como titular, algo que não acontecia desde a sua estreia com o Manto Sagrado. Contratado a custo zero, Leandro Barreiro contabilizou quatro titularidades consecutivas nos primeiros quatro encontros de águia ao peito (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Moreirense).
Com a chegada de Bruno Lage, o camisola 18 perdeu a titularidade e ficou com o estatuto de suplente utilizado. Já com José Mourinho no banco, Barreiro foi titular frente ao Tondela (Allianz Cup) e Bayer Leverkusen (Liga dos Campeões), mas foi precisamente na prova milionária, frente ao Ajax, que o centrocampista terá mostrado ao Special One que tem argumentos para ocupar uma vaga no onze.
Esta temporada, Leandro Barreiro — atualmente avaliado em 15 milhões de euros — tem sido um trunfo para Mourinho. Com a camisola do Benfica, o luxemburguês já disputou 25 encontros oficiais, tanto a nível interno como europeu. Nos 982 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 18 assinou um golo e quatro assistências.
Guardião dos vermelhos e brancos foi destacado num estudo europeu, numa altura em que enfrenta algumas críticas em relação às suas exibições
08 Dez 2025 | 09:11 |
A vida de Anatoliy Trubin não tem sido fácil nos tempos mais recentes. Apesar dos erros cometidos nos últimos encontros — com destaque para o empate com o Sporting — o guarda-redes tem motivos para sorrir depois de ver o seu nome aparecer numa lista apresentada pelo CIES.
Conforme adiantou o jornal O Jogo, na noite de domingo, 7 de dezembro, o camisola 1 das águias surge numa lista apresentada pelo Observatório do Futebol, que indicou um top-10 dos guarda-redes mais valiosos a atuar no desporto-rei nos dias de hoje.
Assim, o guardião do Benfica surge na quinta posição do ranking, onde o seu valor estimado de transferência chega aos 45,2 milhões de euros. Outro destaque vai para a presença de Mile Svilar, antigo guardião do Glorioso, que está um lugar abaixo do ucraniano, com um valor estimado de 44 milhões de euros. A lista é encabeçada pelo italiano Gianluigi Donnarumma (73,5 M€).
Vale a pena recordar que, nos últimos dias, a titularidade de Anatoliy Trubin tem sido colocada em causa, face aos vários erros que o ucraniano cometeu e que, de forma inevitável, resultaram em golos sofridos pelas águias. Com a sua posição entre os postes tremida, Samuel Soares, habitual número 2, está à espreita.
Anatoliy Trubin — atualmente avaliado em 28 milhões de euros — tem sido criticado pelas suas exibições recentes. Esta temporada, com a camisola do Benfica, o internacional ucraniano já realizou 21 partidas oficiais entre provas nacionais e competições europeias. Nos 1.890 minutos em que esteve entre os postes, o camisola 1 concedeu 15 golos.
Confira aqui a publicação do CIES:
Cedência de pontos não fazia parte do planos frente ao rival, contudo, resultado não deixa estrutura encarnada em estado de alerta, para já
08 Dez 2025 | 03:00 |
O empate no dérbi vai forçar o Benfica a fazer algumas mudanças. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal sabe que o resultado obtido frente ao Sporting, na última sexta-feira, 7 de dezembro, vai levar a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, a ponderar alguns temas urgentes.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a ideia não passa, para já, por preparar uma nova temporada, mas sim por encontrar soluções que permitam a José Mourinho e à restante equipa técnica conduzir o plantel das águias a melhores resultados desportivos ainda em 2025/26.
Segundo apurou o nosso Jornal, a primeira abordagem será certamente no mercado de transferências de inverno, onde o Benfica, como o Glorioso 1904 já tinha indicado, irá procurar contratar alguns reforços cirúrgicos, nomeadamente para a posição de extremo. José Mourinho tem sido muito vocal sobre a falta de opções que existe nesse setor do terreno de jogo.
Ademais, o facto de o jogo com os leões não ter terminado com o resultado desejado, o Special One ficou bastante agradado com a entrega da equipa. Por isso, o nosso Jornal assume que, dado que o técnico setubalense mantém uma confiança inabalável no projeto encarnado, o Benfica procura apenas alguns ajustes, para garantir o sucesso no final da temporada.
Um outro aspecto que pode surgir nesta mudança é a aposta em caras novas, nomeadamente oriundas da formação. A hipótese mais próxima de se concretizar seria a integração de José Neto no plantel principal, onde iria competir diretamente com Samuel Dahl pela posição de lateral-esquerdo. Agora, a partida frente ao Nápoles — quarta-feira, 10 de dezembro — é vista como um ponto de viragem.