Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Miguel Sousa Tavares opina sobre adiamento do Nacional – Benfica: "Mandaria a justiça que…"

Conhecido adepto do Porto comentou a não realização do embate entre o Clube da Luz e o emblema madeirense, relativo à oitava jornada da Liga Portugal Betclic

Glorioso 1904
Glorioso 1904

09 Out 2024 | 07:12 |

Icon Comentário0

Miguel Sousa Tavares considera inaceitáveis os constantes adiamentos dos jogos realizados na Choupana. Num artigo de opinião no jornal ‘Record’, o conhecido adepto do Porto comentou a não realização do Nacional – Benfica, considerando que os encarnados foram os grandes prejudicados. De resto, a remarcação da partida continua a dar que falar.


Miguel Sousa Tavares: "Mandaria a justiça que fosse o Nacional a ter de responder pelas despesas extraordinárias"


“Muito gostaria de saber como é que o Nacional foi construir o seu estádio da Choupana a 600 metros de altitude no clima da Madeira sem que nenhum projetista, engenheiro, arquiteto, dirigente do clube ou entidade licenciadora tivesse previsto a inevitabilidade de o local ficar coberto de nevoeiro várias vezes por ano. Mas fê-lo e, tendo-o feito, é apenas o Nacional que deve pagar as consequências disso e não os outros clubes que têm de lá jogar”, começa por referir Miguel Sousa Tavares.


No mínimo, mandaria a justiça que fosse o Nacional a ter de responder pelas despesas extraordinárias que esses outros clubes fazem, com estadia acrescida ou nova deslocação, quando os jogos ali não são completados ou são adiados. E quando, como na época passada, os madeirenses andam pela segunda divisão, essas despesas acrescidas devem pesar e bem no orçamento dos pequenos clubes do continente chamados a pagar pelo nevoeiro na Choupana”, afirma Miguel Sousa Tavares.

Miguel Sousa Tavares: "Desta vez e por enquanto, a vítima foi o Benfica"


“Mas haveria outra medida ainda mais eficaz: digamos que quatro a seis horas antes da hora prevista para o jogo, o clube apresentaria à Liga e ao adversário uma previsão do IPMA sobre a possibilidade de nevoeiro à hora do jogo. E, sendo essa possibilidade elevada, teria de deslocar a partida para um estádio alternativo, que era obrigado a ter de reserva, sob pena de derrota por falta de comparência. Agora, assim, como as coisas continuam, mesmo ao fim de 17 adiamentos por força do nevoeiro neste século, sem que a Liga tenha dado um passo para encarar este problema surreal, é insustentável”, argumenta Miguel Sousa Tavares.

Desta vez e por enquanto, a vítima foi o Benfica, como na época passada foi o Porto, obrigado a deslocar-se outra vez para cumprir o que restava do jogo contra o Santa Clara para os quartos-de-final da Taça – num estádio dos Açores onde não é o nevoeiro, mas a chuva, ali abundante, que num instante transforma o relvado numa piscina. No final dessa época, tive até ocasião de lamentar aqui que, a par da despromoção do Portimonense, dono de um dos melhores relvados do campeonato, a primeira divisão recebesse de volta o Nacional e o Santa Clara – não pelo mérito dos clubes, obviamente, mas pelas condições e condicionantes dos campos em que jogam e recebem”, considera Miguel Sousa Tavares.

“Mesmo para os interesses do futebol português, é inadmissível que o Benfica, muito bem lançado na Champions, tenha sido obrigado a inventar uma data num já saturado calendário, para voltar a testar o nevoeiro da Choupana. E se a cena se repete a 19 de Dezembro?”, finaliza Miguel Sousa Tavares.

Recorde o nevoeiro que obrigou o adiamento do Nacional - Benfica:


Futebol

Enzo Barrenechea vive momento delicado no Benfica

Depois de ter sido uma das figuras mais utilizadas na primeira metade da temporada, médio passa agora por uma situação diferente na Luz

Enzo Barrenechea, que vinha a ser presença habitual no onze, perdeu espaço nas escolhas e viu o caminho para a titularidade do Benfica ficar mais estreito
Enzo Barrenechea, que vinha a ser presença habitual no onze, perdeu espaço nas escolhas e viu o caminho para a titularidade do Benfica ficar mais estreito

11 Fev 2026 | 16:10 |

Icon Comentário0

A lesão sofrida no início de janeiro, aliada ao regresso de Fredrik Aursnes ao meio-campo e à boa ligação do norueguês com Leandro Barreiro, complicou a situação de Enzo Barrenechea no Benfica. O médio argentino, que vinha a ser presença habitual no onze, perdeu espaço nas escolhas e viu o caminho para a titularidade ficar mais estreito nas últimas semanas.


Depois de ter sido uma das figuras mais utilizadas na primeira metade da temporada, o atleta passou a ter um papel mais secundário, surgindo apenas de forma pontual na equipa de José Mourinho. A mudança de contexto competitivo acabou por empurrá-lo para o banco, mas o futebolista está determinado em mudar o seu atual estatuto.


O jogador chegou à Luz por empréstimo do Aston Villa, com uma taxa de três milhões de euros, num negócio que contempla uma opção de compra fixada nos 12 milhões, dependente do cumprimento de determinados objetivos que o argentino estará perto de alcançar.


O cenário poderá tornar-se ainda mais exigente com o regresso iminente de Richard Ríos. O colombiano, que recupera de uma lesão no ombro contraída frente ao Porto na Taça de Portugal, deve voltar à competição dentro de semana e meia, podendo estar disponível para o jogo com o AVS ou para a deslocação a Madrid.

Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — realizou 33 partidas oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.450 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou um golo e uma assistência.



Futebol

Thomas Frank foi despedido do Tottenham e há um ex Benfica apontado ao clube da Premier League

Uma derrota caseira por 2-1 frente ao Newcastle deixou o clube londrino apenas cinco pontos acima da zona de despromoção

Tottenham anunciou a saída do treinador Thomas Frank, após uma série de resultados negativos na Premier League; Ex Benfica apontado ao cargo
Tottenham anunciou a saída do treinador Thomas Frank, após uma série de resultados negativos na Premier League; Ex Benfica apontado ao cargo

11 Fev 2026 | 15:47 |

Icon Comentário0

O Tottenham anunciou a saída de Thomas Frank, após uma série de resultados negativos na Premier League, incluindo uma derrota caseira por 2-1 que deixou o clube apenas cinco pontos acima da zona de despromoção. Ruben Amorim é um dos nomes apontados ao cargo.


Os spurs iniciaram um processo de procura por um novo treinador, tanto para um nome permanente como para possíveis soluções interinas. Neste contexto, várias opções estão à consideração, com destaque para nomes experimentados e também para candidatos com perfil internacional.


Entre os treinadores apontados como possibilidades surge, além do ex Benfica, também o de Marco Silva. Ruben Amorim, recentemente despedido do Manchester United, aparece entre os nomes referenciados por casas de apostas e observadores de mercado como uma opção, apesar de não ser apontado como principal favorito.


Já o atual treinador do Fulham também figura entre os possíveis alvos dos londrinos. O seu nome tem circulado nas listas de candidatos, numa altura em que o Tottenham pretende trazer um técnico que consiga dar novo rumo ao clube e evitar ainda mais problemas na classificação.

Apesar das opções estarem a ganhar algum destaque na imprensa inglesa e nos mercados de odds, o Tottenham ainda não fez qualquer confirmação oficial sobre contactos concretos ou negociações por Ruben Amorim - que também é apontado ao Benfica -, Marco Silva ou qualquer outro treinador. A decisão final deve surgir nas próximas semanas.



Futebol

Imprensa estrangeira diz que Ruben Amorim pode rumar ao Benfica

Treinador português, que recentemente deixou o Manchester United, estará na lista de opções para assumir o projeto desportivo das águias

Nome de Ruben Amorim tem sido apontado como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica
Nome de Ruben Amorim tem sido apontado como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica

11 Fev 2026 | 14:44 |

Icon Comentário0

O nome de Ruben Amorim tem sido apontado como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, caso o atual treinador encarnado venha a sair no final da temporada. A especulação surge no contexto de rumores sobre uma possível saída do atual técnico das águias para assumir o cargo de selecionador nacional depois do Mundial.


Segundo informações avançadas pela ESPN, a Federação Portuguesa de Futebol poderá oferecer ao treinador dos encarnados o posto assim que a competição terminar, independentemente de Portugal vencer ou não o torneio. José Mourinho tem contrato com o Benfica até 2027, mas existe uma cláusula que permite a rescisão de compromisso no final da época mediante o pagamento de uma compensação.


Caso abandone a Luz, a Direção encarnada, liderada por Rui Costa, estaria a considerar a contratação de Ruben Amorim para ocupar o lugar deixado vago. O treinador, que recentemente deixou o Manchester United, estaria na lista de opções para assumir o projeto desportivo do Glorioso.


A experiência em Old Trafford prejudicou a reputação de Ruben Amorim como um dos melhores jovens treinadores da Europa, mas em Portugal continua a gozar de grande prestígio. O técnico passou nove anos no Clube da Luz como jogador e mantém forte apoio entre os dirigentes encarnados.

A escolha de Ruben Amorim é sustentada pelo conhecimento profundo do futebol português e pelo sucesso alcançado ao serviço do Sporting, onde conquistou três campeonatos nacionais em seis temporadas. O facto de o treinador ter representado as águias também é um fator ponderado pela estrutura.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


José Mourinho continua a ser apontado à saída do Benfica
Futebol

José Mourinho continua a ser apontado à saída do Benfica

11 Fev 2026 | 12:47

Icon Comentário0
Anísio Cabral tem brilhado, mas lenda do Benfica avisa: "Isto não vai suceder sempre assim"
Futebol

Anísio Cabral tem brilhado, mas lenda do Benfica avisa: "Isto não vai suceder sempre assim"

11 Fev 2026 | 12:14

Icon Comentário0
PSG pode avançar com oferta de 50M por suplente do Benfica
Futebol

PSG pode avançar com oferta de 50M por suplente do Benfica

11 Fev 2026 | 13:26

Icon Comentário0