
Futebol
Oficial! Rui Costa deixa fugir um dos atletas mais valiosos do plantel do Benfica
18 Jul 2025 | 12:25
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
08 Dez 2024 | 11:26 |
Na madrugada de sábado para domingo, de 7 para 8 de dezembro, os campeões em título somaram a quinta derrota da fase regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA). Apesar de terem contado com Neemias Queta durante 17 minutos, os Boston Celtics não conseguiram superar a formação dos Memphis Grizzlies, o conjunto de Boston perdeu por uma diferença de apenas seis pontos, com o resultado final a registar 127-121.
O antigo poste do Benfica começou a partida no banco de suplentes, frente ao conjunto da conferência oeste. Queta foi utilizado durante 17 minutos, mais cinco minutos do que no duelo anterior [frente aos Bucks] e recompensou a confiança de Joe Mazzulla, treinador dos Celtics, com um registo de cinco pontos, sete ressaltos e uma assistência. Frente aos Milwaukke Buck, o português tinha somado apenas dois pontos e dois ressaltos.
Já Morant foi eleito o MVP do encontro. O camisola 12 da formação de Memphis conduziu os Grizzlies à vitória, depois de registar 32 pontos, nove ressaltos e nove assistências, nos quatro períodos da partida e contou com o auxílio de Jaren Jackson Jr (27p, 9r, 1a). Jrue Holliday foi o mais inconformado do conjunto do antigo atleta do Glorioso, o norte-americano registou 23 pontos, quatro ressaltos e três assistências, números insuficientes para evitar a derrota dos campeões americanos.
A cumprir a quarta temporada na NBA, Neemias Queta ficou na História como o primeiro português a chegar à liga americana de basquetebol e na última época, fez novamente história, passando a ser o primeiro atleta luso a ganhar um anel de campeão. O sucesso do antigo basquetebolista encarnado tem sido acompanhado de perto em Portugal e o selecionador nacional, Mário Gomes, afirma que Queta está num bom caminho para atingir grandes feitos na carreira.
Feitas as contas, os Boston Celtics continuam em segundo lugar na conferência este, com 19 vitórias e cinco derrotas, ao fim de 24 encontros. Com este desaire, os Celtics ficaram um pouco mais distantes dos Cavaliers, que seguem no primeiro lugar com 21 vitórias e três derrotas. Os Grizzlies, por outro lado, ocupam o segundo lugar da conferência oposta, com 16 triunfos e oito derrotas.
Sorteio da competição realizou-se esta quarta-feira, 23 de julho, e encarnados sabem quem vão enfrentar na prova europeia
23 Jul 2025 | 17:07 |
A equipa feminina de basquetebol do Benfica já sabe quem vai defrontar na fase de grupos da EuroCup Women 2025/26. O sorteio da competição europeia realizou-se nesta quarta-feira, 23 de julho, em Munique, na Alemanha, e ditou que as bicampeãs alinhassem no grupo K da prova, que vai começar a 9 de outubro.
O Benfica vai defrontar o BAXI Ferrol (Espanha), o MB Zaglebie Sosnowiec (Polónia) e ainda a formação vencedora da eliminatória entre o SBS Ostrava (Chéquia) e o Troistorrents-Chablais (Suíça), que disputam uma vaga através da fase de qualificação. A equipa feminina de basquetebol garantiu a presença após vencer o campeonato nacional.
Em declarações aos meios do Clube, Sofia Ramalho, team manager da equipa feminina de basquetebol do Benfica, comentou o sorteio e a exigência que vai sobre cair sobre as águias: "O Ferrol foi finalista da última edição da EuroCup. Defrontámos esta equipa na última pré-época e pudemos observar como se trata de um adversário difícil".
"Espanha e Polónia são dois dos países que mais equipas colocam na EuroCup, e isso diz bem da qualidade destes adversários". Em relação à equipa polaca, o MB Zaglebie Sosnowiec, Sofia Ramalho não tem dúvidas: "Será bastante competitiva". Falta ainda descobrir quem será o terceiro adversário do grupo.
Apesar da "incógnita", seja qualquer um dos representantes, tanto os checos como os suíços são "equipas difíceis", que podem provocar "jogos competitivos", uma vez que, estando na EuroCup Women, tratam-se de equipas com bastante poderio de países com maior investimento na modalidade. "Agora vamos fazer o nosso trabalho de casa, para nos prepararmos da melhor forma", concluiu a team manager da equipa que, recentemente, perdeu mais uma das titulares.
Basquetebolista português que passou pelo Benfica, e brilha agora na NBA, ainda não se juntou aos trabalhos da seleção nacional
23 Jul 2025 | 13:36 |
A Seleção portuguesa de basquetebol iniciou na passada terça-feira, 22 de julho, os trabalhos de preparação para a fase final do EuroBasket 2025, que se realiza entre 27 de agosto e 14 de setembro. Apesar de já ter confirmado a presença no torneio, Neemias Queta, ex-jogador do Benfica, foi o grande desfalque nos primeiros treinos.
"O Neemias vem mais tarde e ainda não sabemos ao certo quando virá. Há um convénio entre a NBA e a FIBA para que os jogadores se juntem às seleções 28 dias antes do início da competição", explicou o selecionador nacional Mário Gomes, em declarações à agência Lusa. O poste dos Boston Celtics foi o único ausente no treino.
Desta forma, foram 14 os jogadores presentes na primeira sessão de trabalho do conjunto das 'quinas', realizado no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, num dia que começou, pela manhã, com os habituais exames médicos. Dos 15 pré-convocados, três terão de sair, pois a lista final só pode ter 12 elementos.
Além de Neemias Queta, Mário Gomes chamou para o EuroBasket os bases Anthony da Silva, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rafael Lisboa, os extremos Nuno Sá, Travante Williams e Vladyslav Voytso e os postes Cândido Sá, Daniel Relvão, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz e Ricardo Monteiro.
Até o arranque do EuroBasket, a Seleção Nacional terá seis jogos ou testes de preparação frente a várias seleções e até clubes. A formação das 'quinas', com a ajuda e contributo de Neemias Queta, vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos. Para conseguir o apuramento para a fase seguinte, terá de ficar num dos quatro primeiros lugares.
Conforme anunciado em nota oficial pelos encarnados, o Clube não conseguiu segurar atleta que foi imprescindível na última temporada
21 Jul 2025 | 16:13 |
É oficial: o Benfica anunciou, esta segunda-feira, 21 de julho, numa nota oficial publicada no site do Clube, que a atleta Evelyn Ovner, de 32 anos, vai deixar a Luz. A extremo titular da equipa principal de basquetebol feminino terminou a sua ligação com os encarnados, que agradeceram o contributo e serviço da sueca.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou ao final o vínculo entre o Clube e a basquetebolista Evelyn Ovner. A jogadora sueca ingressou no SL Benfica em 2024/25 e contribuiu para as conquistas de 1 Campeonato Nacional, 1 Supertaça e 1 Taça Vítor Hugo", começou por escrever o Clube, na nota oficial.
Esta foi a primeira e única passagem da atleta nos quadros do Benfica, após chegar proveniente do ACD Ferragudo, clube da primeira divisão nacional. Evelyn Ovner rapidamente se tornou numa das peças mais importantes da equipa e ajudou na conquista do bicampeonato. Com 32 anos, já jogou no Reino Unido, Alemanha, Itália, Suécia e Estados Unidos.
A equipa de basquetebol feminino do Benfica sagrou-se bicampeã após vencer o Esgueira numa final disputada à melhor de três. Nos play-offs da Liga Betclic, os encarnados perderam apenas um jogo nas meias-finais. Terminaram em segundo lugar da fase regular do campeonato, por isso, a conquista do troféu não foi tarefa fácil. Para o ano, segue-se o desafio de vencer o tri, mas já perderam algumas jogadoras importantes.
No final do boletim informativo, os encarnados deixaram uma mensagem de despedida à basquetebolista, onde agradeceu toda a sua dedicação ao Manto Sagrado: "O SL Benfica agradece todo o empenho, trabalho e profissionalismo de Evelyn Ovner, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro". O próximo passo da atleta é, ainda, desconhecido.
Oficial! Rui Costa deixa fugir um dos atletas mais valiosos do plantel do Benfica
18 Jul 2025 | 12:25
Oficial! Campeão pelo Benfica está de saída e já se despediu: "Nem sei por onde começar"
17 Jul 2025 | 12:03
Adjunto dos Boston Celtics deixa garantias sobre ex Benfica: "Neemias terá..."
16 Jul 2025 | 17:00