Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

Neemias Queta volta a brilhar, mas ex Benfica não evita derrota dos Celtics

Depois de um triunfo frente aos Bucks, os campeões nacionais caíram frente aos Grizzlies

Antigo atleta do Benfica foi utilizado durante 17 minutos, mas os Celtics perderam a partida
Antigo atleta do Benfica foi utilizado durante 17 minutos, mas os Celtics perderam a partida

  |

Icon Comentário0

Na madrugada de sábado para domingo, de 7 para 8 de dezembro, os campeões em título somaram a quinta derrota da fase regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA). Apesar de terem contado com Neemias Queta durante 17 minutos, os Boston Celtics não conseguiram superar a formação dos Memphis Grizzlies, o conjunto de Boston perdeu por uma diferença de apenas seis pontos, com o resultado final a registar 127-121.


O antigo poste do Benfica começou a partida no banco de suplentes, frente ao conjunto da conferência oeste. Queta foi utilizado durante 17 minutos, mais cinco minutos do que no duelo anterior [frente aos Bucks] e recompensou a confiança de Joe Mazzulla, treinador dos Celtics, com um registo de cinco pontos, sete ressaltos e uma assistência. Frente aos Milwaukke Buck, o português tinha somado apenas dois pontos e dois ressaltos.


Já Morant foi eleito o MVP do encontro. O camisola 12 da formação de Memphis conduziu os Grizzlies à vitória, depois de registar 32 pontos, nove ressaltos e nove assistências, nos quatro períodos da partida e contou com o auxílio de Jaren Jackson Jr (27p, 9r, 1a). Jrue Holliday foi o mais inconformado do conjunto do antigo atleta do Glorioso, o norte-americano registou 23 pontos, quatro ressaltos e três assistências, números insuficientes para evitar a derrota dos campeões americanos.


A cumprir a quarta temporada na NBA, Neemias Queta ficou na História como o primeiro português a chegar à liga americana de basquetebol e na última época, fez novamente história, passando a ser o primeiro atleta luso a ganhar um anel de campeão. O sucesso do antigo basquetebolista encarnado tem sido acompanhado de perto em Portugal e o selecionador nacional, Mário Gomes, afirma que Queta está num bom caminho para atingir grandes feitos na carreira.

Feitas as contas, os Boston Celtics continuam em segundo lugar na conferência este, com 19 vitórias e cinco derrotas, ao fim de 24 encontros. Com este desaire, os Celtics ficaram um pouco mais distantes dos Cavaliers, que seguem no primeiro lugar com 21 vitórias e três derrotas. Os Grizzlies, por outro lado, ocupam o segundo lugar da conferência oposta, com 16 triunfos e oito derrotas.




Modalidades

Liderança já cá canta! Benfica não vacila e estaciona no primeiro lugar

Encarnados voltaram a somar um triunfo no Campeonato Nacional, numa partida bem disputada em casa do adversário

Benfica arrumou o adversário com mais uma grande vitória
Benfica arrumou o adversário com mais uma grande vitória

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 7 de dezembro, o Ovarense. Os encarnados acabaram por vencer, por 98-77, em jogo da 7.ª jornada da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 23-17 | 52-38 | 74-58 e 98-77.


O técnico das águias, Norberto Alves, apostou em Betinho Gomes, José Barbosa, Trey Drechsel, José Silva e Nico Carvacho na formação inicial. Makram Ben Romdhane, Raivo Butirins, Ahmaad Rorie, Daniel Relvão, Eduardo Francisco e Tyler Stone foram os suplentes eleitos pelo timoneiro luso.


Já o adversário foi a jogo com Nuno Morais, Ivan Pavicevic, Lua Rahama, Alexander Thompson e Antonio Woods. O duelo foi disputado na Arena de Ovar, casa da formação oponente de hoje. 


A equipa do Benfica entrou com tudo na jornada do Campeonato Nacional, no entanto, o primeiro quarto foi muito bem disputado (23-17). Depois desse parcial mais renhido, a turma de Norberto Alves colocou o pé no acelerador e voou até mais uma vitória, com uma maior vantagem. O Benfica chegou ao intervalo a vencer por 52-38. 

Os encarnados regressaram para a segunda parte do encontro e voltaram a mostrar todo o seu poderio diante do adversário, voltando a triunfar no terceiro quarto por 74-58. No derradeiro período, as águias de Norberto Alves continuaram com o pé no acelerador e acabaram por triunfar por 98-77 e seguir invictos no Campeonato Nacional, líderes na competição.


Depois do encontro desta noite, o Benfica volta a jogo para medir forças com o ICL Manresa, em jogo a valer para a Liga dos Campeões. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, 10 de dezembro, às 20h30, em casa das águias.


Modalidades

Com Queta a dar cartas na NBA, há quem aponte ex Benfica à seleção: “Merece…”

Selecionador nacional de basquetebol não está surpreendido com o sucesso que o português tem tido em 'terras do Tio Sam'

Selecionador de Portugal elogiou o trabalho que Queta tem tido ao serviço dos Boston Celtics
Selecionador de Portugal elogiou o trabalho que Queta tem tido ao serviço dos Boston Celtics

  |

Icon Comentário0

Quando se fala de basquetebol em Portugal é agora inevitável não mencionar o mais recente ‘fenómeno’, Neemias Queta. O poste, que já defendeu as cores do Benfica no court, é o primeiro português do basquetebol nacional a ser profissional na NBA e também o primeiro atleta luso a alcançar o tão cobiçado anel de campeão da liga norte-americana. O destaque do atleta foi analisado por Mário Gomes. 


Contudo, o sucesso de Queta é seguido com atenção em terras lusitanas, entre os olhares atentos no português, está o timoneiro da seleção nacional de basquetebol que, neste momento se encontra muito próximo de assegurar uma presença inédita no europeu da modalidade, a acontecer em 2025. Caso Portugal carimbe o passaporte, o treinador das quinas espera vir a contar com a presença de Queta na prova.


Em entrevista ao jornal Record, Mário Gomes aceitou falar sobre o camisola 88 dos Boston Celtics. O técnico português começou por relembrar a primeira vez que conheceu o jovem Neemias Queta. “Falei a primeira vez com ele, numa Festa do Basquetebol, quando ele tinha 14 anos e fiquei impressionado com a conversa porque não era normal naquela altura, nem hoje, para um miúdo daquela idade", começou por contar. “Chegou a dizer-me, por exemplo, que não sabia se podia ir para o Centro de Treino, porque durante o dia era ele quem tomava conta da casa e das irmãs, porque os pais trabalhavam”, recordou o treinador.


Mário Gomes – Merece que lhe aconteça tudo de bom, chegará onde quer. Para além do jogador que é… é um ser humano espetacular

Mário Gomes falou também do caráter do poste luso e afirmou que a força mental do atleta dos Celtics tem sido a grande resposta para o sucesso de Queta: “Sempre pensou pela cabeça dele e foi muito determinado. Para além do talento que tem… também tem cabeça. Não vai avariar como sucede com outros, por estar no meio onde está e do sucesso que está a ter”. 


Além disso, Mário Gomes acrescentou que o atleta sabe bem o que quer para a carreira: “Sabe bem onde quer chegar e qual o caminho que tem de fazer, mas nunca se esquece de onde é que veio”.


Modalidades

Queta continua em grande! Ex Benfica volta a ser importante em novo triunfo

Poste português atuou durante 12 minutos e foi essencial para que os Celtics vencerem os Bucks

Queta saiu do Banco e ajudou os Celtics em nova vitória
Queta saiu do Banco e ajudou os Celtics em nova vitória

  |

Icon Comentário0

Na madrugada deste sábado, dia 7 de dezembro, em Boston, a equipa da casa, onde atua o português Neemias Queta, que conta com passagem pelo Benfica, recebeu no TD Garden os Milwaukee Bucks, e derrotou os forasteiros por por 111-105, sem ter de recorrer ao tempo extra. A formação dos irlandeses contou com o poste luso durante 12 minutos, dividido nos quatro períodos de jogo.


Neemias Queta, que começou no banco de suplentes, alcançou o registo de 2 pontos e 2 ressaltos, que foram uma ajuda adicional para que os Celtics arrancassem um triunfo difícil em casa. Jason Tatum foi o MVP do encontro depois de concretizar um duplo-duplo de 34 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências. Do lado adversário, Damian Lillard (31p, 5r, e 4a) e Giannis Antetokounmpo (30p, 11r e 1a), foram os mais inconformados com a derrota.


O duelo entre os atuais campeões da NBA e ao antigos vencedores da liga norte-americana de basquetebol foi duro e renhido. No primeiro período, os Celtics levaram a melhor, num parcial que registava 29 – 27 a favor do conjunto da casa. Os Bucks responderam bem à desvantagem no marcador e venceram o segundo período por 30 – 24 e foram para o intervalo da partida com uma vantagem de 4 pontos (57-54).


O terceiro período o encontro foi bastante equilibrado e ambos os conjuntos terminaram em igualdade pontual de 25 pontos, porém, a formação de Milwaukee continua com os 4 pontos de vantagem, obtidos antes do intervalo e o ativo no TD Garden registava 82-78 a favor do Bucks. No quarto e último período da partida, os campeões puxaram dos galões e deram a volta ao encontro. No último quarto a equipa da casa registou um parcial favorável de 33-23 e a diferença de 10 pontos conseguiu inverter a vantagem a favor da equipa do antigo Benfiquista que, terminou o encontro com uma vantagem de 6 pontos e o resultado final ficou em 111 – 105.

Com este triunfo, os Boston Celtis somam agora na fase regular 19 vitórias e 4 derrotas, no segundo lugar da classificação e dentro da zona de qualificação para os playoffs. Além disso, encurtaram a distância para os Cleveland Cavaliers que estão na liderança da conferência este, com 20 vitórias e 3 derrotas. Na mesma conferência, os Bucks caíram para o sétimo lugar e registam até ao momento 11 triunfos e 11 desaires.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo - Rui Costa prepara 'prenda' para Tyler Stone no Benfica
Modalidades

Exclusivo - Rui Costa prepara 'prenda' para Tyler Stone no Benfica

 

Icon Comentário0
Exclusivo - Craque que convenceu no Benfica tem proposta em cima da mesa
Modalidades

Exclusivo - Craque que convenceu no Benfica tem proposta em cima da mesa

 

Icon Comentário0
Benfica não perdoa e salta para a liderança do Campeonato
Modalidades

Benfica não perdoa e salta para a liderança do Campeonato

 

Icon Comentário0