Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Nem dupla do Benfica salva Turquia: Kokçu e Akturkoglu entram com pé esquerdo na Liga das Nações

Seleção turca foi a jogo com os atletas encarnados, esta sexta-feira, para a Liga das Nações e empatou diante do País de Gales

Glorioso 1904
Glorioso 1904

07 Set 2024 | 09:32 |

Icon Comentário0

Nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a seleção da Turquia disputou a primeira ronda da fase de grupos da Liga B da Liga das Nações. O rival foi o País de Gales, mas, mesmo com Orkun Kokçu a titular e com Kerem Akturkoglu a suplente, os dois jogadores do Benfica na seleção, os turcos não conseguiram somar vitória. O jogo acabou sem qualquer golo por parte de ambas as equipas.


 A partida teve início às 19h45 e teve lugar em Cardiff, capital do País de Gales. Surpresa não foi ver o nome do médio do Benfica no onze inicial. O mesmo não se pode dizer do reforço das águias neste último defeso, Akturkoglu, que apesar de ter sido convocado por Vicenzo Montella, selecionador da Turquia, começou o jogo no banco, entrando, depois, aos 77 minutos. Kokçu foi substituído minutos antes, aos 62’.


Mesmo com a dupla do Benfica em campo, a vitória acabou por escapar à Turquia, que entrou com o pé esquerdo na primeira jornada da Liga das Nações. 


Na temporada 24/245, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – foi opção de Roger Schmidt em três embates, tendo feito, nos 160 minutos totalizados, o gosto ao pé e assistido os colegas numa ocasião. Em 2023/24 o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.

Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.


Já o compatriota, Kerem Akturkoglu, avaliado em 15 milhões de euros, na temporada passada, foi escolha do técnico em 54 partidas, tendo somado uns impressionantes 15 tiros certeiros e servindo os colegas de equipa em oito ocasiões. No total, pelo Galatasaray o craque contabilizou 179 jogos, 46 tentos e ainda 33 assistências, tendo passado também pelo 24 Erzincanspor, Karacabey Belediyespor, Basaksehir e Bodrumspor. O jogador foi anunciado, como o último reforço do Benfica neste mercado de transferências.


Futebol

Jorge Jesus recorda passagem pelo Benfica e afirma: "Abriu portas para..."

Convidado a fazer uma retrospectiva da sua carreira, técnico de 70 anos falou do tempo em que comandou destinos do emblema vermelho e branco

Presente no Portugal Football Summit, Jorge Jesus falou da sua carreira como treinador e recordou a sua passagem pelo Benfica
Presente no Portugal Football Summit, Jorge Jesus falou da sua carreira como treinador e recordou a sua passagem pelo Benfica

10 Out 2025 | 12:58 |

Icon Comentário0

Jorge Jesus não é um nome que gere total unamidade entre os Benfiquistas, contudo, ninguém pode negar que o português é o técnico do Benfica com mais sucesso dos últimos anos. Recentemente, o atual timoneiro do Al Nassr recorda como as águias foram importantes para a sua carreira.


Jorge Jesus: "O Benfica não jogava, voava"


Presente no Portugal Football Summit, onde colocou a hipótese de regressar a casa, o técnico foi convidado a recordar a sua carreira: "Quando entrei no Benfica. Em 2009/10, o primeiro de 6 anos consecutivos no Benfica [na primeira passagem]. Nesse primeiro ano o Benfica foi logo campeão".


De seguida, recordou como as águias eram demolidoras, afirmando que o seu sucesso no Estádio da Luz, ao lado dos encarnados, permitiu que fosse conhecido além fronteiras: "O Benfica não jogava, voava. Tinha uma equipa super e começaram a abrir portas para o estrangeiro".

Jorge Jesus: "Foi o Benfica que me abriu as portas para o mundo, nao tenho dúvida nenhuma"


Agora, com uma carreira internacional, Jorge Jesus deu o devido mérito ao emblema vermelho e branco: "Nessa altura nunca me passou pela cabeça que ia sair de Portugal e agora já passei por outros países. Foi o Benfica que me abriu as portas para o mundo, nao tenho dúvida nenhuma".

"Não, um pai não. Os meus jogadores sabem. Agora fui para o Al Nassr, o desafio mais difícil da minha carreira de treinador. Eu disse-lhes 'não sou vosso pai, sou vosso treinador'. Eu não sou amigo dos meus filhos, sou pai dos meus filhos. Ah pois é...", referiu Jorge Jesus, ao explicar a sua relação com os jogadores.


Futebol

Iluestre dos Países Baixos aprova escolha de Martim Mayer: "Tornar o Benfica..."

Presente no evento de apresentação da candidatura, nome de peso do futebol mundial deixou rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito até à data

No dia em que oficializou a sua candidatura, ilustre do futebol dos Países Baixos aprovou escolha de Martim Mayer para o Benfica. Fotografia: Redes Sociais
No dia em que oficializou a sua candidatura, ilustre do futebol dos Países Baixos aprovou escolha de Martim Mayer para o Benfica. Fotografia: Redes Sociais

10 Out 2025 | 12:22 |

Icon Comentário0

A concorrer à Presidência do Benfica, Martim Mayer anunciou, nos últimos dias, que escolheu Andries Jonker para desempenhar funções como Diretor Geral. Face à decisão feita pelo candidato, Louis van Gaal, nome ilustre do futebol neerlandês, aprovou a associação do compatriota ao projeto.


Louis van Gaal: "Ele é extremamente adequado para um clube como o Benfica"


Presente na cerimónia de apresentação da candidatura de Martim Mayer - que pretende revolucionar o Clube da Luz - o antigo treinador neerlandês deixou rasgados elogios a Andries Jonler: "Foi um excelente assistente meu. De outra forma, não teria sido meu assistente. Ele desempenhou todas as funções no clube. Não conseguem imaginar quantas funções ele fez! Não apenas como meu assistente".


"Ele esteve no Bayern Munique, como também no Arsenal e na federação holandesa. Ele é extremamente adequado para um clube como o Benfica", acrescentou Louis van Gaal, assumindo que o compatriota é a escolha acertada para a função em questão.

Louis van Gaal: "Andries Jonker e José Mourinho são pessoas adultas e irão ouvir-se um ao outro para tomar as melhores decisões"


Acompanhado de António Simões, o antigo técnico, que liderou equipas comoo Bayern Munique ou Manchester United, acredita que Jonker é ideal para reerguer o Glorioso: "O Benfica é como o Ajax. Penso que é especialista na educação, mas não só. Pode ajudar a tornar o Benfica grande de novo".

Por fim, Louis van Gaal deixou uma certeza sobre o compatriota e o atual técnico das águias: "Andries Jonker e José Mourinho são pessoas adultas e irão ouvir-se um ao outro para tomar as melhores decisões. Eles foram os dois meus assistentes. São ambos muito bons".


Futebol

Jorge Jesus de vola a Portugal? Ex Benfica revela: "Não se sabe o dia seguinte"

Presente no Portugal Football Summit, técnico do Al NAssr ainda comentou atual momento do campeonato português, destacando alguns aspectos

Atualmente a treinar o Al Nassr, Jorge Jesus foi questionado se tenciona regressar a Portugal e o ex-técnico do Benfica fez uma revelação
Atualmente a treinar o Al Nassr, Jorge Jesus foi questionado se tenciona regressar a Portugal e o ex-técnico do Benfica fez uma revelação

10 Out 2025 | 11:41 |

Icon Comentário0

Jorge Jesus encontra-se em Portugal, mas está apenas de passagem, onde está a marcar presença no Portugal Football Summit. Numa entrevista concedida no evento, o antigo treinador do Benfica falou sobre o campeonato nacional, a sua passagem pelo Brasil e esclareceu se um regresso a casa está nos seus planos para o futuro.


Jorge Jesus: "Gostava, claro que gostava [de regressar]"


Numa entrevista - onde também falou sobre o seu trabalho ao lado de Cristiano Ronaldo - o técnico português afirmou ter desejo de voltar, só que não sabe quando é que isso irá acontecer: "Gostava, claro que gostava [de regressar]".


Perante a questão, o técnico que passou duas vezes pelo Benfica, admitiu que ainda tem um objetivo para cumprir em terras lusitanas: "Tenho uma chance de chegar a 1.º com mais jogos na Liga Portuguesa, mas para isso tenho de fazer uma época em Portugal ainda".

Jorge Jesus: "É uma profissão muito volátil. Não se sabe o dia seguinte, não é o mês seguinte"


No entanto, admitiu que um possível regresso a casa não é uma decisão fácil, face à natureza da profissão que desempenha: "É uma profissão muito volátil. Não se sabe o dia seguinte, não é o mês seguinte. Muda com muita facilidade, só consegues sobreviver com a vitória".

Por fim, revelou que ainda acompanhar de perto o que acontece no campeonato nacional, deixando alguns elogios: "Continuo e olho positivamente. Sempre tivemos uma qualidade muito grande, sermos muito criadores. Alem de jogadores e treinadores, também os dirigentes


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Costa responde a Varandas! Presidente do Benfica 'rasga' mapeamento da FPF: "Grave"
Futebol

Rui Costa responde a Varandas! Presidente do Benfica 'rasga' mapeamento da FPF: "Grave"

10 Out 2025 | 11:16

Icon Comentário0
Ex Benfica mostra-se rendido a Cristiano Ronaldo e atira: "Fora do normal"
Futebol

Ex Benfica mostra-se rendido a Cristiano Ronaldo e atira: "Fora do normal"

10 Out 2025 | 10:51

Icon Comentário0
Em estreia no Benfica, Dedic escorrega com a Bósnia mas sonho ainda está vivo
Futebol

Em estreia no Benfica, Dedic escorrega com a Bósnia mas sonho ainda está vivo

10 Out 2025 | 10:24

Icon Comentário0