Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Deixando recentemente a sua camisola 87, o Benfica não esquece a história de João Neves. Começando desde petiz na bola, foi acolhido pela Casa do Benfica de Tavira, passando, logo depois, para o Centro de Formação e Treino em Faro, no qual ficou quatro épocas. Mesmo com a mudança para o Seixal, na temporada de 2016/17, o jogador não largou os encarnados.
O jovem atleta que mais dá que falar participou na campanha dos juniores para a conquista da Youth League, apesar de não ter jogado a final decisiva, na época de 2021/22 e pisou o relvado 90 minutos na vitória sobre o Peñarol, na Taça Intercontinental sub-20, em agosto de 2022. A tão ansiada estreia na equipa principal deu-se a 11 de dezembro de 2022, num jogo particular com o Sevilha, no Estádio Algarve, e com o Portimonense, a 30 de agosto, em jogo oficial.
Contribuiu, decisivamente, para a conquista do título de campeão de 2022/2023. Tem ainda a Supertaça de 2023/2024 no currículo. Deixa o Benfica com um sabor agridoce na boca e com os seus 75 jogos e quatro golos na equipa principal.
De não esquecer que na temporada 2023/24, ao serviço da Luz, João Neves – atualmente avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Ao todo, nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.
Antes de rumar ao PSG, o antigo camisola 87 do Glorioso deixou uma mensagem de despedida aos adeptos, pedindo que mantenham o apoio – “Não sei se vão perceber, ou não, mas espero que eles continuem a apoiar-me como têm vindo a fazer, porque, não estando no campo, agora sou eu que estou com eles, estou no mesmo lado da moeda, estou a ver o Benfica de fora e a festejar os golos com o mesmo entusiasmo", disse o jovem craque.
Pupilos de Bruno Lage vão medir forças com os leões de Rui Borges este domingo, 29 de dezembro. O pontapé de saída está agendado para as 20h30
|
0Já cheira a dérbi na cidade de Lisboa e não faltam muitas horas para que as emoções fiquem ao rubro e à flor da pele. As portas de Alvalade estão prestes a abrir, para deixar entrar o mar de pessoas, que irá assistir à partida entre o Sporting e Benfica. O apito inicial é só às 20h30 da noite, mas há quem se divirta a enumerar as parecenças e, neste caso, as diferenças entre os dois rivais.
António Henriques, escreveu na sua crónica, publicado pelo jornal A Bola, um texto onde dá incidência às rotinas defensivas muito diferentes o Benfica e Sporting apresentam. O cronista começa por dizer que uma boa equipa constrói-se a partir de trás, afirmando que é necessário haver uma boa base defensiva. “Uma equipa de futebol constrói-se de trás para a frente, dizem os especialistas. Ou seja, a partir de uma defesa bem montada pode-se então começar a compor o esqueleto de um onze”, referiu.
António Henriques – Apresentam registos muito distintos no que respeita à composição, consistência, utilização e conhecimento mútuo dos respetivos setores recuados
Uma das diferenças apontadas na crónica, foi as escolhas apresentada por ambos treinadores. No caso do Benfica, Bruno Lage não foge à regra e tem apostado no mesmo quinteto: "Se do lado dos encarnados a constituição da defesa para o jogo de Alvalade, salvo contingências de última hora, é a mais vezes utilizada por Bruno Lage, ou seja, Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi e Álvaro Carreras”. No caso do Sporting, António Henriques aponta para muitas dúvidas. “Já no reino do leão, e ainda por cima com a chegada de Rui Borges há apenas três dias, as incertezas são muitas”, vincou.
No fim, António Henriques atirou, que a principal diferença entre os rivais é mesmo o tempo de utilização dos atletas mais recuados: “As grandes diferenças, isso sim, surgem na utilização das peças que compõem os setores recuados”. O cronista avançou que o timoneiro das águias é mais consistente na utilização, ou seja, o quinteto mais recuado é praticamente totalista em todos os jogos. No caso dos leões a rotação dos guarda-redes e dos três centrais que completam a linha defensiva, tem sido muito evidente ao longo desta temporada.
Recentemente foi noticiado que as águias de Rui Costa estariam atentas a um novo defesa-central, porém há novos desenvolvimentos na 'novela'
|
0Depois de ter sido noticiado que Cleiton Santana estaria na mira do Benfica para uma vinda no próximo defeso de verão, eis que a imprensa nacional garante que os dirigentes do Clube da Luz não estão interessados no central do Flamengo.
De acordo com informações avançadas, pelo jornal desportivo Record, o defesa brasileiro de 21 anos de idade estará fora dos planos dos encarnados, apesar de estar em final de contrato com o mengão. "Cleiton, defesa-central do Flamengo, está fora dos planos do Benfica", pode ler-se no diário mencionado anteriormente, que desmente a a notícia do jornalista Venê Casagrande.
Recorde-se que, o Flamengo não pretende deixar sair Cleiton Santa a custo zero. José Boto, novo diretor-desportivo dos canarinhos, tem em vista uma renovação de contrato, algo que poderia complicar a vinda do jovem defesa para a Luz, caso o Benfica estivesse realmente interessado.
Recorde-se que o futebolista brasileiro poderia ser visto como um substituto de António Silva, uma vez que Jorge Mendes garantiu que o camisola 4 estaria interessado em rumar à Juventus.
Na temporada de 2024, com a camisola do Flamengo, Cleiton Santana - atualmente avaliado em 600 mil euros - marcou presença em cinco embates: quatro na Série A e ainda um no Campeonato Carioca. O defesa central acabou por somar 112 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência.
No que respeita à época passada, o jovem atleta de 21 anos, que enverga agora a camisola 33 do mengão, foi aposta em 27 encontros, registados entre a equipa principal e a de sub-20. Cleiton somou ainda três tiros certeiros. De destacar que, o defesa canarinho passou pelo Desportivo Brasil e pelo Canaã, antes de chegar ao Flamengo.
Médio norueguês foi a maior dúvida, ao longo desta semana, na equipa orientada pelo treinador das águias, parece que o jogador vai conseguir ir a jogo
|
0O Benfica está a aproveitar a manhã deste domingo, dia 29 de novembro, para finalizar pormenores e limar as arestas das táticas para a partida desta noite, diante o Sporting, a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A equipa do Clube da Luz , que se reuniu no Benfica Campus, no Seixal, para realizar um treino ligeiro, partilhou imagens da sessão de trabalhos, com Aursnes em destaque.
Segundo o que foi avançado pela comunicação social e, mais tarde, confirmado pelo Glorioso, Bruno Lage contou com uma ótima notícia, horas antes da partida para Alvalade. Durante a manhã de ontem, 28 de dezembro, os encarnados realizaram o último treino de preparação, antes do duelo escaldante com a equipa leonina e contaram com a presença de Fredrik Aursnes, o médio estava em dúvida para o encontro.
O Benfica assinalou o treino em questão ao partilhar, nas redes sociais do clube, várias imagens, com o grande destaque a recair sobre o camisola 8 do Clube da Luz. Na descrição da publicação, as águias deixaram a seguinte mensagem, “A preparação para o #SCPSLB #LigaPortugalBetclic”, texto deixado aos seguidores e internautas da rede social X.
De facto, é uma excelente notícia para o timoneiro do Glorioso, visto que se trata de uma das peças fundamentais do plantel dos encarnados e que, segundo João Alves, tem qualidades que mais nenhum jogador do Benfica tem. Para a antiga glória do emblema da Luz, Aursnes é imprescindível no sistema tático de Lage, tanto nas manobras defensivas, como nas situações ofensivas da equipa.
Face a estas notícias, é seguro avançar, caso não se registe nenhum contratempo até à hora do jogo, que o box-to-box das águias irá presente na convocatória e, mais tarde, alinhar no onze inicial lançado frente aos verdes e brancos.
Confira aqui as imagens do treino: