Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Basquetebol

Norberto Alves reconhece exibição fraca do Benfica, mas lembra: "O mais importante era..."

Clube encarnado está na ronda final da qualificação para a Liga dos Campeões que se joga no próximo sábado, 21 de setembro

Glorioso 1904
Glorioso 1904

20 Set 2024 | 16:26 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol masculina do Benfica venceu na última quinta-feira, 19 de setembro, na Turquia, o Rilski Sportlist (89-88) e garantiu o apuramento para a ronda final de qualificação para a Liga dos Campeões. Norberto Alves, treinador do Glorioso, analisou a prestação da equipa e admitiu que houve dificuldades para vencer os búlgaros.


"O mais importante era ganhar"


"O mais importante era ganhar, e conseguimo-lo fazer, mas ofensiva e defensivamente jogámos com muitos altos e baixos. Defensivamente, penso que fomos melhorando, mas ofensivamente não encontrámos muitas vezes o ritmo certo para jogar o jogo. Na parte final criámos os nossos próprios problemas. Tínhamos o jogo ganho. Eles precisavam de posses de bola, e nós não percebemos que tínhamos era de cuidar da bola, não cometer turnovers", disse Norberto Alves.


"A nossa equipa reagiu bem quando estivemos a perder na segunda parte, quando eles mudaram o jogo. Não nos deixámos ir abaixo, digamos assim, mentalmente. Conseguimos virar o jogo e, realmente, na parte final podíamos ter ganhado com alguma tranquilidade", finalizou o técnico salientando a atitude dos jogadores quando estavam atrás no resultado.

O Benfica vai defrontar neste sábado, 21 de setembro, os suíços do Fribourg Olympic pelas 16h00 da tarde.  Depois deste jogo, o Benfica vai defrontar o Porto. O Clássico está agendado para o próximo dia 28 de setembro, sábado, e vai contar para a final da Supertaça Mário Saldanha. O apito inicial está marcado para as 19h00, no Pavilhão Multiusos de Sines.


Vale relembrar que o Benfica é Tricampeão Nacional e é com larga distância o Clube com mais Campeonatos conquistados (30).  Na temporada passada a equipa esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões mas acabou por ficar em quarto lugar com sete pontos num grupo com Hapoel Jerusálem, PAOK e Galatasaray.

Confira aqui o momento: 


Modalidades

Norberto Alves despede-se do Benfica e explica motivo: “Senti que era…” (vídeo)

Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações

Norberto Alves despede-se do Benfica após sua segunda passagem como treinador da equipa de Basquetebol
Norberto Alves despede-se do Benfica após sua segunda passagem como treinador da equipa de Basquetebol

23 Jun 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.


Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."


“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.


O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.

Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.


Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.

Veja as declarações de Norberto Alves:


Modalidades

Oficial! Benfica confirma saída de treinador após perder título com o Porto

Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época

Benfica confirma a saída de Norberto Alves da equipa de basquetebol das águias após derrota para o Porto nas finais do campeonato
Benfica confirma a saída de Norberto Alves da equipa de basquetebol das águias após derrota para o Porto nas finais do campeonato

23 Jun 2026 | 12:26 |

Icon Comentário0

O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.


Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.


Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.


A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.

Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.



Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa não perdoa época do Benfica; título do Porto acelera mudanças

Final do Campeonato Nacional com o triunfo dos dragões faz com que a estrutura encarnada exija rápidas e drásticas alterações no plantel

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa está incomodado com o desempenho do basquetebol do Benfica na época após derrota frente ao Porto no Campeonato Nacional
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa está incomodado com o desempenho do basquetebol do Benfica na época após derrota frente ao Porto no Campeonato Nacional

18 Jun 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O facto de o Benfica ter perdido o Campeonato Nacional de basquetebol frente ao Porto caiu muito mal na estrutura encarnada. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, Rui Costa ficou particularmente desagradado com a forma como a temporada terminou na modalidade, vendo o rival azul e branco celebrar a conquista do título nacional pela primeira vez em 10 anos, fechando a final com um agregado de 3-1.


Ao que o nosso Jornal apurou, a insatisfação do Presidente do Benfica não está relacionada apenas com a perda do campeonato. A época das águias ficou bastante aquém das expectativas traçadas no início da temporada, sobretudo tendo em conta o investimento realizado e a ambição assumida pela estrutura. Apesar da conquista da Supertaça, os encarnados acabaram por ver os restantes troféus nacionais escaparem para os principais rivais, cenário que aumentou o descontentamento dentro da Luz.


A Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos acabaram nas mãos do Sporting, enquanto o Porto recuperou o estatuto de campeão nacional. Este panorama deixou os responsáveis benfiquistas preocupados com o rumo da modalidade, uma vez que o objetivo passava por manter o domínio interno e continuar a afirmar o Benfica como principal referência do basquetebol português.


Nesse sentido, Rui Costa já terá dado indicações para que seja realizada uma avaliação profunda à estrutura da modalidade. Segundo conseguiu apurar o Glorioso 1904, as mudanças não deverão limitar-se ao plantel, estando também em cima da mesa alterações nas equipas técnicas e em alguns cargos ligados ao funcionamento do basquetebol encarnado.

As primeiras decisões começam, inclusive, a ser preparadas nos bastidores. A continuidade de vários elementos encontra-se sob avaliação e os próximos dias prometem trazer desenvolvimentos importantes relativamente ao futuro da secção. Certo é que a derrota frente ao Porto aumentou a pressão sobre os responsáveis da modalidade e acelerou um processo de reflexão que poderá resultar numa verdadeira revolução no basquetebol do Benfica para 2026/27.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"
Modalidades

Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"

16 Jun 2026 | 10:33

Icon Comentário0
Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”
Modalidades

Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”

15 Jun 2026 | 10:52

Icon Comentário0
Benfica perde título para o Porto e adeptos ficam furiosos: "Que vergonha. Não jogam nada"
Modalidades

Benfica perde título para o Porto e adeptos ficam furiosos: "Que vergonha. Não jogam nada"

15 Jun 2026 | 10:34

Icon Comentário0