
Futebol
José Mourinho ganha na Turquia e lembra o Benfica: "Podíamos ter marcado quatro ou cinco"
24 Ago 2025 | 12:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Ago 2025 | 11:14 |
O Benfica chegou, na partida frente ao Tondela, às nove horas de jogo sem sofrer qualquer golo, uma marca que atira Bruno Lage e o resto do conjunto encarnado para a história do Clube: nunca o conjunto encarnado tinha conseguido um registo defensivo tão positivo no arranque de uma temporada.
Após a vitória por 3-0 frente ao Tondela, o Benfica chegou às seis partidas completas sem sofrer golos em 2025/26. O registo começou na Supertaça Cândido de Oliveira (1-0), e continuou na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Nice (0-2 e 2-0).
Depois de assegurado o play-off da Liga dos Campeões, seguiu-se a vitória com o Estrela da Amadora na estreia na Liga Portugal Betclic (1-0). O empate em Istambul (0-0) continuou a série, que se estendeu ainda mais depois do triunfo esclarecedor frente ao Tondela (3-0).
São, então, seis jogos, cinco vitórias e zero golos sofridos até ao momento em 2025/26. A última vez que tinha estado tanto tempo sem sofrer tinha sido em 2020/21, sendo que o melhor registo remonta a 1985/86, quando não concedeu durante 11 jogos. No entanto, o Benfica nunca arrancou tão bem a época nos seus 121 anos de história.
Trubin e Bruno Lage são, talvez, as figuras chave para este feito, mas há outros nomes a apontar: a consistência oferecida por Richard Ríos e Enzo Barrenechea (que somaram nove recuperações frente ao Tondela) tem sido um dos fatores importantes. Otamendi é outro nome importante na equação: contra o Tondela somou três interceções, fez 13 alívios, bloqueou um remate e ganhou todos os duelos áereos disputados.
Confira este grande momento defensivo da equipa encarnada:
Extremo argentino é uma das grandes figuras da história encarnada, e depois da sua passagem pelo Clube da Luz, mantém toda a sua qualidade
24 Ago 2025 | 12:51 |
Ángel Di María continua a ser decisivo, depois de deixar o Benfica este verão. O extremo argentino, um dos nomes grandes da história recente das águias, esteve em destaque no Rosario - Newells Old Boys, jogo que terminou com vitória por 1-0 a favor da equipa da casa. Relembrar que substituir o craque albiceleste não está a ser tarefa fácil na Luz.
A partida entre Rosario e Newells Old Boys contou para a sexta jornada do torneio de encarramento da Liga Argentina, onde a equipa de Di María ocupa o terceiro lugar do grupo B. O extremo argentino foi o único ex Benfica em campo, e demonstrou-se decisivo para o triunfo da sua equipa.
O jogo começou com domínio do Rosario. A primeira parte foi praticamente de sentido único, com a equipa de Di María a ter muito mais posse de bola, e a realizar oito remates, sendo que só permitiram um ao conjunto adversário. No entanto, nenhum dos emblemas conseguiu o golo inaugural e o jogo seguiu para o descanso com igualdade a zero.
Na etapa complementar, a tendência acentuou-se. O Rosario foi provando o seu favoritismo, mas o golo tardava a chegar. Aos 82', um momento de magia, pelo suspeito do costume: Ángel Di María bateu um livre direto muito longe da baliza, que entrou diretamente no ângulo, e que atirou a sua equipa para a frente do marcador. Sem mais golos até ao fim, este lance confirmou o triunfo para o conjunto do ex Benfica.
Relembrar que Ángel Di María passou, ao todo, cinco épocas no Benfica, divididas por duas passagens. No total, realizou 217 jogos, nos quais marcou 51 golos e fez 47 assistências. Ao serviço do Clube da Luz, venceu uma Liga Portuguesa (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023), e três Taças da Liga (2009, 2010, 2025).
Confira, aqui, o golo de Di María:
Apesar do pouco tempo que têm junto do restante grupo, jogadores mostraram serviço na vitória por 3-0 contra o conjunto beirão
24 Ago 2025 | 12:33 |
Franjo Ivanovic, Amar Dedic, Rafael Obrador e Richard Ríos foram figuras em destaque na partida frente ao Tondela. Os reforços de Bruno Lage para a nova temporada do Benfica brilharam e contribuíram para o triunfo caseiro do emblema encarnado frente ao conjunto orientado por Ivo Vieira, por 3-0.
Franjo Ivanovic voltou a fazer o gosto ao pé. O novo ‘camisola 9’ das águias foi o autor do primeiro golo do encontro, formado dupla com Evangelis Pavlidis na frente de ataque do Clube da Luz. Para além do tiro certeiro o antigo avançado dos belgas do Union St. Gilloise ainda registou mais três remates enquadrados.
Outra figura em destaque foi Amar Dedic. O defesa direito internacional pela seleção da Bósnia e Herzegovina foi o autor da assistência para o primeiro golo do Benfica, tendo somado ainda outros três passes para finalização. No final do encontro, o lateral contratado ao Salzburgo foi considerado como o homem do jogo.
Rafael Obrador fez o seu primeiro jogo no plantel principal dos encarnados e logo na condição de titular. Depois de completar um jogo na equipa B das águias, o lateral espanhol registou outros três passes para finalização e três tentativas de drible na sua estreia ao serviço de Bruno Lage.
Richard Ríos também foi outro dos reforços em destaque. Com o número 20 nas costas, o colombiano ex-Palmeiras registou quatro tentativas de drible, todas elas bem conseguidas, obtendo assim uma percentagem de 100% de eficácia. O médio centro foi também autor de dois alívios.
Internacional turco foi suplente utilizado no partida do último sábado, quando os encarnados venceram o conjunto beirão por 3-0
24 Ago 2025 | 12:32 |
Está explicado o momento de frustração de Kerem Akturkoglu no final do jogo contra o Tondela. Após o apito final do árbitro que selou a vitória por 3-0 da turma encarnada sobre o conjunto beirão, o internacional turco foi visto a pontapear uma bola para longe. O avançado foi chamado a jogo na condição de suplente.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a insatisfação do ‘camisola 7’ das águias parte de uma exibição menos conseguida a nível individual. O extremo esquerdo ficou perto de marcar por vários lances, mas nenhuma das ocasiões acabou por ter o resultado desejado.
Vendo a frustração do seu colega de equipa no final do encontro, foram vários os jogadores do Benfica que tentaram consolar Kerem Akturkoglu no seu momento de insatisfação. De seguida, foi aí que o internacional pela seleção da Turquia chutou uma bola que se encontrava no grande círculo.
Esta ação acabou por constatar a imagem que o jogador deixou quando entrou em campo. Depois de ser lançado na partida, por Bruno Lage, aos 67 minutos, o extremo esquerdo foi captado pela realização do encontro com um sorriso no rosto, ao Rafael Obrador e Andreas Schjeldrup.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências. No início desta nova temporada, o turco ainda não somou qualquer contribuição para golo.
Reveja, aqui, a entrada em campo de Kerem Akturkoglu no Benfica - Tondela:
José Mourinho ganha na Turquia e lembra o Benfica: "Podíamos ter marcado quatro ou cinco"
24 Ago 2025 | 12:26
Contratação de peso do Benfica já se submeteu a operação: "Focar na recuperação"
24 Ago 2025 | 12:02
Sudakov a caminho do Benfica? Médio deixa mensagem nas redes: "Confio no plano..."
24 Ago 2025 | 11:41