Futebol
Benfica e Sporting entram na 'luta' por joia que Mourinho pode descartar do Real Madrid
23 Jun 2026 | 17:10
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Mar 2024 | 18:56 |
A equipa de futebol feminino do Benfica visitou o Lyon, em partida a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. A desvantagem por 2-1 oriunda do primeiro jogo ainda fez as águias sonhar, mas as gaulesas acabaram por vencer novamente, desta vez por 4-1, tendo o golo encarnado sido apontado por Marie Alidou.
Apesar do ímpeto inicial da equipa da casa, o Benfica conseguiu reagir e, ao minuto 27, é penalizado com uma grande penalidade não assinalada a seu favor, após um lance em que a guardiã das francesas atinge Chandra Davidson na cabeça dentro da área gaulesa, mas Cheryl Foster, árbitra da partida, entendeu não haver motivo para penalty.
Acabou mesmo por ser o Lyon a chegar à vantagem por intermédio de Delphine Cascarino, ao minuto 43, mas as encarnadas responderam em seguida por Marie Alidou, levando o empate para os balneários, fazendo acreditar no apuramento para as meias-finais da prova.
Nos segundos 45 minutos, o Lyon mostrou a razão de ser uma das melhores equipas da Europa e oito vezes vencedora da Liga dos Campeões, com Cascarino a 'bisar' aos 51 minutos, sendo que os outros dois golos das francesas vieram já nos acréscimos, por Mbock e Becho, tornando o resultado demasiado 'gordo' para a personalidade apresentada pelas águias.
Depois deste resultado, o Benfica fica, desta forma, fora da Liga dos Campeões 2023/2024. As águias caíram nos quartos de final, sendo este o melhor resultado de sempre do Clube da Luz na prova, assim como de todo o futebol português.
A equipa treinada por Filipa Patão volta a entrar em campo no próximo dia 31 de março, no domingo, para defrontar o Sporting, num encontro das meias-finais da Taça de Portugal, que tem arranque marcado para as 18h15, no Seixal.
Reveja aqui o momento mais polémico da partida:
Sul-americanos venceram o Congo e uma simples divisão de pontos pode definir o primeiro lugar do Grupo K do Mundial, à frente da Seleção Nacional
24 Jun 2026 | 09:30 |
A Colômbia assegurou uma vitória justa sobre a RD Congo, por 1-0, e confirmou a qualificação para a fase seguinte da competição. A formação sul-americana entrou forte na partida, criando várias oportunidades, sobretudo através de remates de longa distância, mas acabou por perder intensidade à medida que o encontro avançava. Jogador do Benfica, Richard Ríos entrou no relvado apenas na segunda parte.
Apesar da quebra de ritmo, a RD Congo raramente conseguiu criar perigo junto da baliza colombiana. Do outro lado, o guarda-redes Mpasi-Nzau foi adiando o golo, que acabaria por surgir através de Daniel Muñoz. O lateral colombiano finalizou com o pé esquerdo, beneficiando ainda de um desvio em Kapuadi que traiu o guardião africano, garantindo os três pontos e a qualificação.
Mais cedo, Portugal goleou o Uzbequistão por 5-0 e chegou aos quatro pontos no grupo, ficando muito próximo de assegurar também a presença na próxima fase. No entanto, a equipa portuguesa mantém-se na segunda posição da classificação. Com uma jornada ainda por disputar, as contas do grupo permanecem em aberto.
Já apurada para a fase seguinte, a equipa de James Rodríguez entra na última jornada a depender apenas de si para terminar na liderança do grupo. Um empate diante de Portugal será suficiente para garantir o primeiro lugar.
A formação liderada por Cristiano Ronaldo precisa apenas de um empate frente à Colômbia para confirmar matematicamente o apuramento. No entanto, para terminar no topo da classificação, os portugueses terão de vencer. Mesmo em caso de derrota, Portugal poderá seguir em frente, desde que a RD Congo não consiga uma vitória expressiva frente ao Uzbequistão.
Os Leopardos ficaram numa posição delicada após a derrota diante da Colômbia. A seleção africana necessita de uma combinação favorável de resultados para continuar a sonhar com o apuramento entre os melhores terceiros classificados. Neste momento, a RD Congo ocupa a nona posição nesse ranking e enfrentará o Uzbequistão na derradeira jornada.
Apesar de ainda não ter somado qualquer ponto, a seleção asiática mantém hipóteses matemáticas de qualificação. Para isso, terá obrigatoriamente de vencer a RD Congo e esperar por resultados favoráveis nos restantes grupos, de forma a alcançar uma vaga entre os melhores terceiros classificados.
Médio argentino está no clube paulista desde 2025 e criativo sul-americano poderá ter estragado os planos aos encarnados
24 Jun 2026 | 09:28 |
Benfica contratou Gabriel Índio, mas esteve perto de adquirir outro jogador com o mesmo perfil. João Ananias, central do Santos, foi negociado pelo Clube da Luz, mas o defesa canhoto de 19 anos não veio para Portugal por causa de um negócio que envolve um ex atleta encarnado.
De acordo com uma publicação da UOL Esporte, o empresário do defesa, Marcelo Pettinatti, mediou as conversas entre os clubes. O Santos estava disponível para fechar a transferência por 7 milhões de euros, valor que o Benfica aceitou.
Porém, a estrutura liderada por Rui Costa quis reduzir o valor devido à dívida do Santos na transferência de Benjamín Rollheiser. O médio-ofensivo argentino, recorde-se, foi transferido do Benfica para o Santos em fevereiro de 2025 por 11 milhões de euros.
Neste negócio, as águias conseguiram reservar 15 por cento do passe do atleta de 26 anos. No entanto, o clube brasileiro ainda não salvou a dívida, fator que foi decisivo para o encerrar das conversas. Vale lembrar que o Botafogo também deve milhões ao Glorioso.
O Benfica, entretanto, chegou a acordo com o Athletic MG para a contratação de Gabriel Índio. O jovem irá integrar o plantel principal como quarta opção. A equipa de Marco Silva irá ainda contratar outro central para concorrer com Tomás Araújo e António Silva.
Jogador brasileiro irá chegar ao emblema da Luz como reforço para a temporada 2026/27 e encarnados já traçaram o seu caminho para o arranque
24 Jun 2026 | 03:00 |
Gabriel Índio vai iniciar a sua aventura no Benfica ao serviço da equipa B. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, os responsáveis encarnados já definiram o plano para o jovem brasileiro, que deverá integrar inicialmente o conjunto secundário das águias, numa estratégia que visa facilitar a adaptação ao futebol português e ao modelo de jogo implementado no Seixal.
Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura liderada por Rui Costa acredita que o defesa reúne condições para chegar à equipa principal no futuro, mas entende que o processo de crescimento deve ser realizado de forma gradual. Nesse sentido, a prioridade passa por permitir que Gabriel Índio ganhe rotinas competitivas na Liga Portugal Meu Super, num contexto considerado mais adequado para a sua integração inicial.
A contratação do jovem brasileiro gerou bastante entusiasmo nos bastidores da Luz. O defesa chega referenciado pelos relatórios do departamento de scouting e também pelos elogios recolhidos junto de treinadores que acompanharam a sua evolução. Em declarações recentes, Rui Duarte, treinador do Braga que conhece bem o futebolista chegou mesmo a descrevê-lo como "um bicho", destacando a capacidade física.
Apesar desse potencial reconhecido, Marco Silva e os responsáveis do futebol profissional entendem que não existe necessidade de acelerar etapas. O Benfica pretende acompanhar de perto a evolução do jogador durante os primeiros meses da temporada, avaliando posteriormente a possibilidade de uma integração mais regular nos trabalhos da equipa principal, caso a resposta competitiva corresponda às expectativas existentes.
Desta forma, Gabriel Índio prepara-se para dar os primeiros passos de águia ao peito na equipa B do Benfica. O plano está traçado e passa por uma adaptação progressiva ao futebol europeu, sem pressão imediata para chegar à formação principal. Ainda assim, dentro da Luz existe a convicção de que o brasileiro poderá vir a tornar-se uma opção relevante para Marco Silva nos próximos anos, caso confirme em campo as credenciais que motivaram a sua contratação.