
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Humberto Coelho celebra este domingo, 20 de abril, o seu 75.º aniversário. De modo a assinalar a data, o Benfica acabou por partilhar, através dos seus oficiais, um artigo onde recorda algum dos momentos que marcaram a carreira do antigo capitão vermelho e branco.
"Antigo capitão e voz de comando do Benfica, Humberto Coelho nasceu em 20 de abril de 1950, em Cedofeita (Porto). Marcou e honrou o Manto Sagrado em 14 épocas. Exemplo da Mística do Glorioso, completa neste domingo 75 anos e, para assinalar a data especial, apresentamos aqui 75 factos relevantes da vida desta grande figura do Clube e da seleção nacional portuguesa", começou por referir o Clube da Luz este domingo, de modo a assinalar o aniversário do internacional português.
Além do artigo, onde constam 75 curiosidades sobre Humberto Coelho, o Benfica emitiu uma entrevista, exclusiva à BTV, com a duração de 17 minutos, onde o nome histórico do Clube da Luz recorda a sua passagem pelos vermelhos e brancos, onde no qual se destacou passando ainda pelos cargos de treinador e dirigente.
"Orgulho pela carreira, pela longa viagem. Orgulho pelo sonho de um miúdo que chega aos 75 anos carregado de boas recordações e memórias, que fez aquilo que gostou, e fez bem", revelou Humberto Coelho num dos excertos da entrevista.
Humberto Coelho, recorde-se, foi um dos capitães que mais se destacou pelo Benfica. Ao serviço do Clube da Luz, disputou 672 jogos e marcou 113 golos, números notáveis para um defesa, conquistando oito Campeonatos Nacionais, seis Taças de Portugal, uma Supertaça e sete Taças de Honra, além de um Campeonato Nacional de Juniores, troféus esses que o tornam numa das mais altas figuras da história dos vermelhos e brancos.
Treinador setubalense teve de recuar nas suas declarações, dando versões diferentes sobre decisão tomada na partida em Guimarães
|
Bronca: Bruno Lage parece ter dado duas versões diferentes para a situação do cartão amarelo mostrado a Florentino Luís. Num primeiro momento, ainda na flash-interview, o treinador do Benfica deu a entender que tinha sido uma decisão estratégica. No entanto, na conferência, recuou nesta versão e deu uma nova, garantindo que não falou em estratégia com o médio.
"Não. Estava a dizer precisamente o contrário: “Está ganho e vais ser o melhor em campo", afirmou Bruno Lage aos jornalistas, revelando o teor da conversa partilhada com o médio do Benfica, que motivou, então, a sanção de Gustavo Correia contra Florentino. Vale a pena destacar que, de facto, o camisola 61 das águias foi considerado o Homem do Jogo, no final da noite em Guimarães.
Bruno Lage: Estava a dizer precisamente o contrário: “Está ganho e vais ser o melhor em campo"
Além de Florentino, Bruno Lage não poderá contar com Ángel Di María. À semelhança do companheiro de equipa, o extremo argentino viu o quinto cartão amarelo da época, por protestos, já depois de ter sido assistido quando sofreu uma queixa na coxa direita, falhando, assim, a receção ao AVS, como Florentino Luís.
Recorde-se que, o Benfica ao vencer o Vitória de Guimarães, por três bolas a zero, com um bis de Vangelis Pavlidis e uma 'bomba' de Álvaro Carreras, volta a estar em igualdade pontual com o Sporting. Com 72 pontos, e no segundo lugar da classificação da Primeira Liga, a turma de Bruno Lage mantém viva a luta pelo 39.º título nacional na história do Clube da Luz.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 38 embates: 23 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.976 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência.
Camisola 14, recorde-se, fez um bis, o seu terceiro de águia ao peito, frente ao Vitória de Guimarães, no sábado, 19 de abril
|
No sábado, no D. Afonso Henriques, Pavlidis fez um bis, o seu terceiro de águia ao peito, e ajudou o Benfica a triunfar sobre o Vitória de Guimarães. Estes dois golos colocam o internacional grego cada vez mais perto de superar grandes nomes da história encarnada, sendo que já é um dos melhores avançados na época de estreia do século XXI na Luz.
O reforço de verão tornou-se numa das figuras mais impactantes do plantel de Bruno Lage, apesar do seu início não ter sido dos melhores. Já com 27 golos registados ao serviço do Benfica, Vangelis Pavlidis ameaça ultrapassar os números somados por Lima e Jonas, nas respetivas épocas de estreia de águia ao peito. Aliás, o camisola 14 dos encarnados tem fortes possibilidades de assumir o primeiro lugar dessa lista restrita.
Na primeira época enquanto jogador do Benfica, em 2012/13, Lima foi aposta em 49 jogos, tendo rapidamente mostrado capacidades para fazer história no Glorioso. Ao todo, conseguiu somar 30 golos, festejando-os de águia ao peito. No entanto, dois anos depois, Jonas conseguiu bater o compatriota. Aliás, o goleador brasileiro marcou mais tentos que Lima e em menos encontros disputados.
O antigo camisola 10, que deixa muitas saudades na Luz, chegou em 2014/15, proveniente do Valencia. À data orientado por Jorge Jesus, Jonas alinhou em 35 partidas e alcançou a marca dos 31 golos, mais um remate certeiro do que Lima. Pois bem, Pavlidis soma, até ao momento, 27 tentos. Com mais quatro jogos até ao final de 24/25, o grego ainda poderá superar Lima ou até mesmo Jonas. Importa referir que, nesta lista, ainda se acrescentam os nomes de Mitroglou, compatriota do atual camisola 14 das águias, com 25 golos, e Vinícius com 24 remates certeiros.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 47 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 25 golos, somando ainda nove assistências, nos 3.050 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Bruno Lage já sofre novas dores de cabeça com o camisola 11 dos encarnados a ser a 'causa', perante as novidades que surgem
|
Ángel Di María vai desfalcar o plantel do Benfica já no próximo encontro com o AVS para o Campeonato. Ainda sem se conhecer se o extremo sofreu uma lesão grave ou não, depois de ter saído mais cedo da partida com o Vitória de Guimarães, sabe-se que, de qualquer das formas, não será opção na receção ao adversário, visto que viu o seu quinto cartão amarelo.
O camisola 11 do Benfica era um dos atletas que estava em risco de falhar o próximo duelo caso visse a cartolina amarela e esse cenário acabou mesmo por se verificar. Já depois de ter sido assistido no relvado e se ter deslocado para fora das quatro linhas, Di María foi castigado com o cartão amarelo por protestos e, como foi o quinto nesta época, falha a receção ao AVS.
Importa referir que, o extremo argentino sentiu um problema na coxa direita ao minuto 53, tendo-se deitado logo no relvado a pedir assistência. Depois de ter sido visto pela equipa médica, pediu substituição, vendo Andreas Schjelderup entrar para o seu lugar. Agora, aguarda-se por informações oficiais do Benfica para ficar a conhecer mais detalhes sobre os novos problemas físicos do compatriota de Otamendi.
Ainda assim, o cenário não parece ser favorável para Di María. Face à idade do craque e aos constantes problemas musculares que tem sofrido esta temporada, fala-se da possibilidade do argentino ter concretizado o seu último jogo frente ao Vitória de Guimarães, colocando um ponto final na longa carreira no futebol.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 37 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.442 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez oito assistências.