Futebol
José Mourinho prestes a ter duas 'armas secretas' para o Benfica - Real Madrid
05 Fev 2026 | 16:36
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Fev 2025 | 14:30 |
Luís Lopes, também conhecido por Duk, que já representou o Benfica nos escalões de formação e na equipa B, trocou, no último dia do mercado de inverno, o Aberdeen da Escócia, pelos espanhóis do Leganés, equipa que milita na La Liga, principal divisão do futebol espanhol. Conforme avança o jornal A Bola, o negócio entre os dois clubes pode chegar aos 450 mil euros.
De acordo com a informação anunciada pelos dois emblemas, ambas as direções chegaram a acordo para um pagamento a pronto de 400 mil euros, aos quais, serão acrescentados cerca de 50 mil euros, caso o clube espanhol consiga alcançar a manutenção no principal escalão. Além disso, o equipa escocesa ainda salvaguardou 10% de uma futura venda do atleta encarnado, natural da ilha de Cabo Verde.
Agora como atleta do Leganés, o cabo-verdiano irá ajudar a equipa a tentar assegurar a manutenção na La Liga. O emblema castelhano ocupa atualmente a 15.ª posição da classificação, com 23 pontos, apenas mais dois d que o primeiro clube abaixo da linha de água, que é o Getafe, com 21 pontos. O antigo avançado do Benfica pode já fazer a sua estreia no próximo encontro, diante o Real Madrid, recorde-se, que o Leganés já derrotou o Atlético Madrid e o Barcelona nesta edição da prova de regularidade.
Antes de chegar ao Benfica, Duk contou com passagens por emblemas como Os Montelavarenses, Associação Desportiva de Oeiras e Belenenses. Em 2022 trocou o Clube da Luz, para rumar à Escócia, onde representou o Aberdeen, um dos principais clubes daquele país, onde participou em 112 jogos oficiais, contribuindo com 27 golos.
Antes da partida para terras escocesas, o artilheiro cabo-verdiano representou os calões de formação do Glorioso entre 2017 e 2022. Com a camisola da equipa B das águias, Duk alinhou num total de 42 partidas, onde apontou 11 golos e concretizou, ainda, uma assistência.
Confira alguns dos melhores momentos de Duk:
Ex atleta do Clube encarnado elogia jovens lançados por José Mourinho, mas deixa conselhos sobre profissionalismo e oportunidades na Luz
05 Fev 2026 | 17:56 |
O Benfica continua a ser uma fábrica de talento, mas nem todas as promessas conseguem cumprir o destino que muitos lhes traçam nos corredores do Seixal, como é o caso de Fábio Novo. O antigo avançado, já retirado dos relvados, deixa uma sugestão aos jovens Anísio Cabral e Daniel Banjaqui.
F. Novo: " Estar 100 por cento focado no futebol"
Fabio Novo dá o conselho. "Se eu estivesse hoje no Seixal, o meu foco era apenas um: ser o melhor profissional de futebol possível. Iria estar focado a 100 por cento no futebol para conseguir chegar onde sabia que tinha capacidade para chegar", disse, em entrevista ao jornal Record.
O extremo que representou as escolas do "Glorioso", entre os anos de 2009 e 2016, não tem dúvidas da qualidade de Banjaqui, lateral campeão do mundo sub- 17. "Gosto particularmente dele, é um portento físico, muito forte nos duelos", afirmou.
F. Novo: "É um ponta de lança diferente"
Já em relação a Anísio Cabral, Fábio Novo considera que o avançado tem um físico diferente dos demais. "O Anísio é um ponta-de-lança diferente, com uma enorme capacidade física. Creio que terá espaço a sério para mostrar as capacidades que tem", pode ler-se.
Os dois jovens atletas já tinham sido enaltecidos pelo técnico de juvenis do Clube encarnado, Pedro Faria, considerando que as estreias de ambos na equipa principal encarnada constituem um passo muito importante nas carreiras de ambos, a partir da geração "mais talentosa" com que trabalhou.
Jornalista destaca atleta do Clube da Luz como peça-chave da equipa, valorizando a sua importância no equilíbrio e no desempenho global dos encarnados
05 Fev 2026 | 17:54 |
O jornalista Rui Dias destaca a importância de Fredrik Aursnes, cuja influência vai muito além do que é imediatamente visível em campo. Sem necessidade de protagonismo, o médio - que anunciou o regresso à seleção da Noruega - assume um papel determinante no funcionamento coletivo.
R. Dias: "É uma figura preponderante"
"Aursnes não é o melhor em qualquer parâmetro de avaliação mas, por visão, inteligência tática, argumentos técnicos e capacidade para entender o jogo em toda a sua dimensão, constitui peça fundamental do conjunto que defende. É uma figura preponderante, silenciosa, marcante e presente onde, como e quando é preciso. Tem perfil de funcionário, mas depressa evolui para uma verdadeira fera competitiva", disse, na sua crónica no jornal 'Record'.
O redator também fez questão de afirmar que o atleta de 30 anos é o jogador mais versátil do campeonato português: "Por domínio do jogo e pela facilidade de adaptação a qualquer tarefa, Aursnes é o polivalente mais qualificado da Liga. Não é melhor do que os especialistas, mas os treinadores não passam sem a sua contribuição. Em quatro épocas na Luz foi lateral e ala (direito e esquerdo), apoio ao ponta-de-lança e elemento organizador da pressão alta. Só agora assinou uma sequência razoável de presenças na posição de origem".
R. Dias: "É a âncora da manobra coletiva"
Rui Dias considera ainda que o nórdico rende mais no meio-campo: "Na qualidade de médio centro, Aursnes é a âncora da manobra coletiva, suporte da articulação da equipa, com valências táticas e técnicas que fortalecem a produção. Domina todas as parcelas do campo e suas regras específicas", pode ler-se.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou o total de 39 jogos oficiais: 20 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.330 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.
Comentador entende abordagem de Rui Costa no mercado de inverno para garantir estabilidade no plantel encarnado para o que resta jogar em 2025/26
05 Fev 2026 | 17:26 |
Sérgio Krithinas, diretor executivo do jornal Record, revelou que o Benfica recebeu propostas avaliadas em mais de 100 milhões de euros por alguns atletas do Benfica, mas a direção liderada por Rui Costa negou - uma tomada de decisão elogiado pelo comentador.
S.Krithinas: "Benfica fez bem"
"Benfica fez bem, porque implicava a saída de quatro jogadores que são regulares titulares (Vangelis Pavlidis, Andreas Schjelderup, Tomás Araújo e Gianluca Prestianni) . O Benfica tem de lutar pelo 2.º lugar, o dinheiro da Liga dos Campeões é muito importante e estamos a falar de uma garantia de 50 milhões de euros líquidos", afirmou, em conversa no programa "Record na Hora", do Canal Now.
O comentador ainda deixou boas críticas ao mercado "silencioso" que as águias fizeram neste mercado de inverno. "O Benfica entrou no mercado quase como um leão, mas acabou por contratar só Sidny Cabral e Rafa Silva. Penso que fizeram um mercado muito bom, a estabilidade é o que o Benfica mais precisa, e deixa o plantel a pensar para o futuro".
De lembrar que nesta janela de transferências saiu José Melro, para o Marítimo, da Segunda Liga, e o jovem de 21 anos deixou uma mensagem de gratidão ao Clube da Luz. " Um obrigado não é suficiente para tudo o que este clube me proporcionou. Obrigado, Benfica".
Vale a pena recordar que os encarnados voltam a entrar em campo frente ao Alverca, no próximo domingo, 8 de fevereiro, às 20h30, no Estádio da Luz. O encontro diz respeito à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As águias estão no 3.º posto, com 46 pontos.