
Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Fredrik Aursnes faz soar os alarmes no Benfica
15 Out 2025 | 12:43
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Out 2025 | 13:40 |
Samuel Dahl já não tem selecionador nacional, numa notícia que foi confirmada recentemente. A Seleção da Suécia decidiu despedir Jon Dahl Tomasson, treinador dinamarquês, numa decisão que surge no seguimento da derrota contra o Kosovo, na qualificação para o Campeonato do Mundo.
Jon Dahl Tomasson não resistiu a uma série péssima de resultados, que culminou com uma derrota contra a seleção do Kosovo, no último dia 13 de outubro. A Suécia não ganha há quatro partidas, tendo somado já três desaires na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
O treinador dinamarquês deixa, assim, a Seleção, numa altura em que a Suécia tem a vida muito complicada para garantir presença no play-off, que ainda deixaria sonhar com a chegada ao Mundial. Para isso, têm de ganhar os dois jogos que faltam disputar, e esperar que o Kosovo não volte a pontuar no par de partidas que restam.
Relembrar que Samuel Dahl vinha sendo aposta regular de Jon Dahl Tomasson - apesar de não ter sido convocado para o último estágio. O defesa do Benfica estreou-se na Seleção em janeiro de 2024, e o treinador dinamarquês chegou ao cargo dois meses depois, tendo incluindo o lateral encarnado no seu lote de habituais.
A notícia chegou através da Federação Sueca, que publicou um comunicado nos seus canais oficiais: "Temos um grupo de jogadores em quem acreditamos muito e queremos criar novas oportunidades. Acreditamos que esta equipa pode chegar ao Campeonato do Mundo se houver uma hipótese de chegar ao play-off em março".
Craque encarnado tem tido dificuldades em somar minutos, ao serviço das águias e da sua equipa nacional, mas foi titular e brilhou em casa
15 Out 2025 | 13:36 |
A Seleção da Noruega empatou, a uma bola, frente à Nova Zelândia, na noite da última terça-feira, dia 14 de outubro. Andreas Schjelderup foi lançado a titular pelo técnico norueguês, e foi uma das figuras de destaque na sua equipa nacional. Rafael Obrador também foi titular pela Espanha.
Schjelderup foi o único elemento do Benfica, e do futebol português, a marcar presença no encontro entre as equipas da Europa e da Oceânia. O extremo encarnado tinha ficado no banco no encontro contra Israel, o último disputado pela Noruega, mas desta feita foi mesmo lançado de início.
Quanto à partida, apesar do favoritismo e superioridade da Noruega, foi a Nova Zelândia a a chegar primeiro ao golo, quando, já para além do minuto 45, o defesa Surman conseguiu fazer o primeiro da partida, no seguimento de uma bola parada bem trabalho pelos neozelandeses.
No segundo tempo, a Noruega foi atrás do prejuízo, e à procura de reestabelecer alguma justiça no marcador. Andreas Schjelderup esteve muito perto de o fazer, numa grande jogada individual aos 61', que quase terminou com golo. Passados apenas alguns minutos, o extremo do Benfica foi mesmo decisivo, ao fazer a assistência para Nusa, que permitiu empatar a partida para os noruegueses.
O jogador do Benfica acabaria por ser substituído do encontro aos 81', quando o jogo estava 1-1 - resultado com que a partida iria terminar. Relembrar que a Noruega está muito bem colocada para conseguir o apuramento para o Mundial, com seis vitórias noutros tantos jogos, somando, neste momento, mais três pontos que a Itália no respetivo grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo.
Confira, aqui, o lance individual de Schjelderup, que resultou em grande defesa do guardião contrário:
Tem alinhado pela equipa B das águias, mas foi chamado à sua Seleção, onde não desiludiu, e deixou rival dos leões sentado durante toda a partida
15 Out 2025 | 12:58 |
O Selecionador nacional da equipa sub-21 da Espanha lançou Rafael Obrador a titular, na partida que iria resultado em vitória, por 2-1, contra a congénere da Finlândia. O jogo não começou bem para 'nuestros hermanos', mas terminou com reviravolta bem perto do final.
Começar por destacar a presença de Rafael Obrador a titular na Seleção de Espanha sub-21. O jogador do Benfica foi o único representante do campeonato português no relvado, sendo que foi escolhido à frente de Ivan Fresneda, por exemplo, que não saiu do banco de suplentes.
Quanto à partida, começou com a Espanha por cima, mas com a Finlândia a conseguir equilibrar as operações, batendo-se sempre de igual para igual com a equipa de Rafael Obrador. O intervalo chegou sem golos a assinalar, sendo que o primeiro do jogo só chegaria aos 65', num auto-golo apontado por Gasiorowski que dava vantagem à Finlândia.
A reação da Seleção de Espanha começou nessa altura. Rafael Obrador, que demonstrou grande solidez defensiva durante a partida, foi substituído aos 88', e assistiu do banco aos golos de Mayenda (90'), e Gonzalo Garcia (90+3'), que confirmaram a reviravolta espanhola, já em tempo de compensação.
A Seleção espanhola, onde alinha Rafael Obrador do Benfica fica, assim, tal como acontece com Portugal, em boa posição para se apurar para o Campeonato da Europa sub-21. Os espanhóis estão em primeiro lugar do grupo A, com três vitórias noutros tantos jogos.
Confira, aqui, o vídeo do segundo golo da Espanha:
Defesa-central formado no Clube encarnado foi convocado, recentemente, para os trabalhos da Seleção nacional, pelo treinador Roberto Martínez
15 Out 2025 | 12:48 |
Roberto Martínez não deu qualquer minuto de ação a António Silva, nos dois jogos disputados pela Seleção nacional, no estágio de outubro, com vista à qualificação para o Campeonato do Mundo 2026. O defesa do Benfica tem tido papel de destaque no Clube da Luz, mas continua sem se conseguir assumir na equipa das quinas.
Foram apenas três os jogadores que não somaram qualquer minuto durante a dupla jornada disputada pela Seleção nacional, que culminou com o Portugal - Hungria da última terça-feira, dia 14 de outubro: António Silva, Matheus Nunes e Pedro Gonçalves.
A juntar-se a esse trio, estão ainda os dois guarda-redes suplentes da Seleção nacional, Rui Silva e José Sá. De resto, Roberto Martínez deu minutos em campo a todos os presentes no estágio da Seleção, grupo restrito que tem ganho a confiança do selecionador ao longo do tempo.
As notícias são, no entanto, otimistas para os adeptos do Benfica. Apesar de não terem visto o seu defesa-central somar minutos no Portugal - Hungria, ou no Irlanda - Portugal, a verdade é que António Silva vai chegar sem qualquer desgaste acumulado aos trabalhos de Benfica de José Mourinho.
Quanto à Seleção, empatou, ontem, 2-2 no Portugal - Hungria, com golo adversário ao cair do pano, a impedir desde já a festa portuguesa que chegaria com a confirmação do apuramento para o Mundial. A equipa das quinas vai ter de esperar até à próxima partida para tentar essa qualificação de novo.
Relembre, aqui, as palavras de Bruno Lage sobre António Silva:
Exclusivo Glorioso 1904 - Fredrik Aursnes faz soar os alarmes no Benfica
15 Out 2025 | 12:43
Tudo o que disse Martim Mayer na entrevista à Benfica TV: "Gostaria de fazer dois mandatos"
15 Out 2025 | 11:09
Tudo o que disse Cristóvão Carvalho na entrevista à Benfica TV: "Almejar a uma Liga dos Campeões"
15 Out 2025 | 10:54