
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O analista da GoalPoint Hernáni Ribeiro, em informações prestadas ao jornal Record, referênciou cinco nomes para a lateral-direita do Benfica, que oxcilão entre preços e características. Os atletas destacados para suceder a Bah são: Ferdi Kadioglu, Daniel Muñoz, Sacha Boey, Matheuzinho e Valentin Gendry.
O especialista começa por analisar Ferdi Kadioglu: "É um lateral-direito extremamente ofensivo, que também é regularmente utilizado no corredor esquerdo, onde tira ainda maior partido da sua qualidade nas movimentações interiores e até da boa meia distância. Impressiona pela capacidade que tem para acelerar o jogo com a bola no pé - 161 metros de progressão com bola por 90 minutos - e pela inteligência com que se associa com os colegas do ataque em tabelas, definindo quase sempre bem quando chega a posições de cruzamento. Mas é bastante versátil e também tem qualidade a construir de uma forma mais pausada quando se encontra em zonas mais recuadas".
Continua sobre o atleta, de 24 anos: "A nível defensivo tem coisas a melhorar, sobretudo nos posicionamentos interiores se for utilizado numa linha de quatro. O valor de mercado, entre os 15 e 20 milhões de euros, é alto, mas seria um titular indiscutível com potencial de valorização".
Seguiu-se o colombiano David Muñoz, que atua ao serviço do Genk, da Bélgica: "É extremamente versátil e um regular da seleção colombiana. Apesar do Genk ter um ano de opção, o seu contrato termina em junho, o que poderia facilitar um negócio vantajoso".
"Impressiona pelo número de golos (8 em 2022/23 e 4 em 2023/24), que advém de ser um jogador extremamente forte nas bolas paradas ofensivas e ainda do facto de finalizar confortavelmente não só com a cabeça mas ainda com os dois pés. Pela versatilidade que tem, já foi utilizado como central à direita em linhas de 5 defesas, mas é como lateral que mais tira partido de todas as suas qualidades. É seguro com a bola nos pés e gosta de desequilibrar com passes progressivos – tem uma média de 7,3 por 90 minutos - pelo ar ou pelo chão, mas também chega à frente com frequência e combina bem com os elementos do ataque. Defensivamente é um jogador agressivo e fortíssimo na marcação, que conquista as bancadas pela forma com que encara cada lance, mas também é esse por vezes o seu maior handicap, quando não consegue moderar os impulsos", fundamenta.
Boey foi o próximo: "Formou-se no Rennes mas fez uma temporada interessante por empréstimo no Dijon, antes de ser contratado pelo Galatasaray quando tinha apenas 20 anos e, desde aí, tem valorizado exponencialmente. Tal como Kadioglu tem um valor de mercado já relativamente alto, mas o facto de o seu contrato terminar em junho de 2025 obriga o Galatasary a pensar seriamente num negócio em breve".
"É um lateral moderno e entusiasmante, que impressiona pela capacidade física, mas que está longe de ser incipiente tecnicamente, apesar de ainda poder melhorar a definição dos lances. Defensivamente é fortíssimo na marcação (tem apenas 33% de tentativas de desarme falhadas) e faz bom uso da velocidade para ganhar lances em antecipação ou em transição defensiva, além de ser extremamente forte no jogo aéreo", acrescentou sobre o francês.
A analise continua com Matheuzinho, que Hernáni considera semelhante a Grimaldo: "O facto de ter perdido o lugar faz com que o seu passe esteja provavelmente subvalorizado neste momento. E um negócio poderia ser interessante ao nível do potencial de valorização, até pela atual escassez de opções da seleção brasileira para a lateral-direita. A nível de características, não é um jogador de grandes correrias com a bola no pé, mas sobressai pela capacidade associativa (79% de passes certos no último terço), pela qualidade técnica, sobretudo na receção e drible em espaços curtos, e pela inteligência na movimentação. Os seus cruzamentos são tipicamente tensos e perigosos e até na finalização mostra qualidade, fazendo lembrar por tudo isto as qualidades que Grimaldo oferecia a Schmidt no flanco contrário. No entanto, em relação ao espanhol, mostra-se até mais competente a nível defensivo do que o espanhol quando chegou à Luz".
Termina sobre Gendrey: "Foi lançado pelo Amiens na Ligue 2 francesa, saltou para a Série B italiana onde subiu de divisão com o Lecce e por lá está há duas temporadas e meia sempre como titular indiscutível. As boas exibições valeram-lhe uma chamada recente à selecção sub-21 francesa, com a qual esteve no verão no Europeu. Os números ofensivos ainda não são esmagadores, como é natural jogando no Lecce, mas as 6 assistências em época e meia deixam antever o que pode fazer numa equipa de maior volume. De resto, é um lateral rápido e potente, com grande resistência física como Schmidt parece gostar, e que é muito eficaz a defender sem necessitar de ser particularmente agressivo, como se nota pelo escasso número de cartões (10 em dois anos e meio) e faltas cometidas (0,6 por 90 minutos)".
Rui Costa sondou o mercado de transferências e surpreendeu tudo e todos com o novo alvo dos encarnados para este defeso de verão
|
O negócio está fechado! Fabrizio Romano garantiu, esta segunda-feira, que Amar Dedić já está em Lisboa para assinar pelo Benfica. O jornalista especialista em questões de mercado assegura que o lateral-direito, que vai reforçar as águias em 2025/26, tem mesmo os exames médicos agendados para a tarde/noite de hoje.
No entanto, as novidades não ficam por aqui. O jornalista italiano, que tem acompanhado de perto a 'novela', desvendou que, se tudo correr dentro dos conformes, a oficialização do negócio poderá ser feita ainda durante esta segunda-feira. No máximo, amanhã, o defesa deverá ser oficial no Benfica.
Relativamente aos milhões investidos pelo Clube da Luz no defesa nascido na Bósnia e Herzegovina, Fabrizio Romano havia adiantado que as águias iriam abrir mão de 10 milhões de euros. No entanto, existe agora outro especialista a assegurar que o negócio por Dedić vai custar mais que o valor acima mencionado.
Com contrato até 2030 em cima da mesa, Amar Dedić foi um dos muitos laterais-direitos apontados ao Benfica. No entanto, depois de muitos nomes terem surgido no radar dos encarnados, Rui Costa surpreendeu tudo e todos ao fechar o defesa do RB Salzburg, que ainda não havia sido apontado ao Clube da Luz neste mercado de transferências, tratando-se de uma 'novela' relâmpago.
Em 2024/2025, com a camisola do RB Salzburg, Amar Dedić - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 35 embates: 12 na Liga Austríaca, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça da Áustria. Nos 1.924 minutos somados, concretizou seis assistências. O próximo reforço do Benfica ainda participou em 10 encontros pelo Marselha, onde cumpriu empréstimo até ao final da época, registando, também, uma assistência.
Confira aqui a publicação de Fabrizio Romano, que dá conta dos negócio do Benfica por Amar Dedić:
Lateral-direito tem sido dado como fechado no Clube da Luz, no entanto, há novos valores para o negócio pelo futebolista do RB Salzburg
|
Amar Dedić está fechado no Benfica para 2025/26, mas Nicolò Schira, especialista em questões de mercado, traz agora mais novidades relativamente ao negócio pelo lateral do RB Salzburg. Pois bem, com o acordo praticamente fechado, sabe-se agora quanto é que as águias de Rui Costa vão investir no defesa: 12 milhões de euros.
Apesar da venda ter sido apontada para os 10 milhões de euros, de acordo com informações avançadas pelo jornalista italiano, que desvendou tudo através da rede social X (antigo Twitter), o lateral-direito vai implicar um investimento ligeiramente maior. Nicolò Schira assegura que Dedić vai chegar à Catedral do Benfica a troco dos tais 12 milhões de euros.
No entanto, os detalhes na 'novela' pelo defesa não ficam por aqui. Durante a tarde do passado domingo, o especialista revelou, ainda, que o Benfica tem à espera um contrato válido até 2030. Assim sendo, com Alexander Bah na enfermaria, o lateral-direito vai envergar o Manto Sagrado durante cinco temporadas.
Importa destacar que, reforçar a asa direita do plantel de Bruno Lage foi, desde cedo, uma prioridade para os dirigentes do Benfica. Alexander Bah, que se lesionou gravemente durante a presente época, é o único lateral destro de raiz na equipa, com Tomás Araújo a ter assumido a vaga. Agora, Amar Dedić promete dar luta pela titularidade ao defesa dinamarquês.
Em 2024/2025, com a camisola do RB Salzburg, Amar Dedić - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 35 embates: 12 na Liga Austríaca, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça da Áustria. Nos 1.924 minutos somados, concretizou seis assistências. O próximo reforço do Benfica ainda participou em 10 encontros pelo Marselha, onde cumpriu empréstimo até ao final da época, registando, também, uma assistência.
Confira aqui a publicação de Nicolò Schira, que dá conta dos milhões gastos pelo Benfica em Amar Dedic:
Empresário norte-americano reagiu ao interesse do Clube da Luz no craque, que tem sido apontado ao Glorioso neste mercado de transferências de verão
|
Thiago Almada foi recentemente apontado ao Benfica e há já desenvolvimentos na 'novela'. Depois de ter sido noticiado que John Textor pretendia vender o craque a troco de 40 milhões de euros, eis que agora se sabe que afinal o empresário norte-americano tem a porta de saída fechada para o alvo do Glorioso.
John Textor: "Falei com eles [Benfica], mas até foi mais por respeito"
Em declarações ao jornal A Bola, nesta segunda-feira, 23 de junho, o dono do Lyon confirmou o interesse do Benfica, assegurando que falou mesmo com os dirgentes encarnados nos últimos dias. John Textor deixou, contudo, claro que não vai vender Thiago Almada nesta janela de junho.
"Falei com eles [Benfica], mas até foi mais por respeito, pela boa relação que tenho com o Benfica. Como sabe, estivemos em negociações recentemente, por causa do Arthur Cabral. A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada", começou por mencionar o dirigente.
John Textor garantiu, por fim, que não pretende abrir mão de Thiago Almada neste mercado de transferências de verão: "Não sei se o Benfica ainda estará interessado. Mas eu não pedi nenhum valor. Não o queremos vender. Transferimos o Rayan Cherki e planeamos que o Thiago seja o nosso médio ofensivo".
John Textor: "A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada"
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.