Logotipo Glorioso 1904
Tiago Godinho
Biografiado Autor

2023 DO 38 º, O 39 º EM 2024!

31 Dez 2023 | 16:10

Icon Comentário0
Tiago Godinho

2023 DO 38 º, O 39 º EM 2024!

É a altura de fazermos o balanço de 2023 e perspetivar 2024

A horas de entrarmos em 2024, esta é a altura de fazermos o balanço de 2023 e perspetivar 2024, começando pelo balanço de 2023:

POSITIVO

A conquista do 38 º campeonato, título que não vencíamos desde 2019 e onde tive o privilégio de pela 1 ª vez ter conseguido estar presente nas 34 jornadas disputadas.


A conquista da Supertaça.

A prestação europeia da época 2022/23, onde percebemos que não são sonhadores aqueles que como eu, acreditam que é possível vencer a terceira Liga dos Campeões.


Os títulos nacionais conquistados no Voleibol (Tetracampeões pela 1 ª vez), Basquetebol (Bicampeões nacionais), Hóquei em Patins (depois da vergonha de 2017 em Alverca, onde seriamente deveríamos ter repensado a nossa continuidade na modalidade).

A consolidação do desporto feminino, concretizado com as conquistas do tricampeonato no futebol (e com as cada vez mais bem-sucedidas prestações europeias), o Deca no Hóquei em Patins, o Hexa no Futsal e o Bicampeonato do Andebol.

A garantia que o Sport Lisboa e Benfica vai estar presente no 1 º Mundial de clubes de futebol em 2025.

A modernização no interior do estádio do Sport Lisboa e Benfica.

NEGATIVO

O processo de revisão estatutária, envolto lamentavelmente em nebulosidade, com a direção do clube a desrespeitar uma comissão que criou para o efeito.

Uma proposta de revisão estatutária onde as alterações propostas nem justificadas foram, como exigem os estatutos do Sport Lisboa e Benfica.

Uma apresentação pífia de uma auditoria por um Vice-presidente, Sílvio Cervan, que é uma afronta para os Benfiquistas, e onde nem um documento foi apresentado aos associados para sua consulta.

As atas das reuniões de Assembleia Geral que estão para aprovar desde 2019, será que terão de ser os associados a convocar uma AGE para as fazer aprovar?

O aumento substancial dos valores em fornecimentos e serviços externos, que criam um desequilíbrio financeiro significativo nas contas do clube e da SAD, sem um racional evidente para esse aumento.

A falta de organização nas modalidades, onde apesar do investimento avultado continuamos sem conseguir beliscar o domínio dos nossos adversários no Andebol e Futsal masculino.

O apoio a Pedro Proença para a Liga, sem conseguirmos da direção uma posição clara sobre o modelo competitivo do futebol português, sobre a gestão da arbitragem ou sobre a centralização dos direitos televisivos.

A preparação da época 2023/24 do futebol profissional, não tendo sido capaz 60 milhões depois de substituir com qualidade os que saíram, nomeadamente Enzo Fernandez, Grimaldo e Gonçalo Ramos.

A trapalhada da transferência de Enzo Fernandez, começando pela aquisição do atleta onde até estivemos na disposição que só chegasse em Dezembro de 2022 ao clube à sua transferência em Janeiro sem conseguir atempadamente encontrar uma solução, comprometendo muito provável as aspirações europeias do Sport Lisboa e Benfica.

2024

O ano de 2024 será decisivo para o futuro do clube, vencer o campeonato permitirá ao Sport Lisboa e Benfica encarar a época 2024/25 com redobrada ambição sabendo desde já que irá estar presente no Mundial de clubes em 2025 onde é imperioso ter uma equipa que honre a história do clube, mas que é possível lutar pela vitória.

Um clube que apoie nas eleições para a Federação Portuguesa de Futebol e para a Liga, quem apresente um projeto de desenvolvimento sustentado para o futebol português, começando pela remodelação do quadro competitivo vigente e terminando com a independência da arbitragem da esfera das associações distritais de futebol.

Um clube que inicie um processo de revisão estatutário promovendo a participação dos seus associados, com assembleias gerais realizadas em dias não úteis, com a aceitação das diversas propostas dos associados para discussão e votação e com um processo final de votação que não utilize qualquer sistema eletrónico para o seu sufrágio.

Caso consigamos cumprir com as três premissas acima enunciadas, certamente que 2024 será um ano à Benfica, o Sport Lisboa e Benfica que 2024 comemora o 120 º aniversário é merecedor que isto seja uma realidade!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!


+ opinião
Tiago Godinho
Nuno Campilho

28 Fev 2024 | 08:00

Icon Comentário0

AI DESTINO, AI DESTINO...

Calma... Tony só há um, o Carreira e mais nenhum (embora o Herman José possa questionar esta minha certeza).

+ opinião
Nuno Campilho

AI DESTINO, AI DESTINO...

Calma... Tony só há um, o Carreira e mais nenhum (embora o Herman José possa questionar esta minha certeza).

28 Fev 2024 | 08:00

Icon Comentário0
Bernardo Alegra

DOZE DESEJOS PARA OS 120 (PARTE 1)

Hoje faz 120 anos da primeira pedra do Sport Lisboa e Benfica.

28 Fev 2024 | 06:15

Icon Comentário0
Nuno Campilho

DEUS DÁ NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES...

... e o poder de assobiar a quem não tem mentes!

21 Fev 2024 | 07:55

Icon Comentário0

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER