Tozé Santos e Sá
Biografiado Autor

21 Fev 2025 | 06:00

Icon Comentário 0
Tozé Santos e Sá

O Benfica é superior a tudo e todos. Atrevo-me, até porque não é a minha área, a dizer que teria enviado um comunicado com algo do género


Américo de Sá era o Presidente. Pinto da Costa o seu director do departamento de futebol. Após ser excluído da lista de Américo de Sá para a renovação do mandato presidencial, Pinto da Costa, Pedroto e 14 jogadores que se recusaram treinar, iniciaram uma rebelião no que veio a ser conhecido como o “Verão Quente“.


Américo de Sá sai de cena, Pinto da Costa torna-se presidente.


Assim começou no futebol, assim continuou com ou inúmeros casos, trapalhadas, ódios, fugas para Vigo, uma dinastia de pintos (Adriano, de Sousa, Lourenço) e de outros (Oliveirinhas, Gomes, bem seguida de Proenças) etc , Aveiro conection, escutas e e-mails… Prévio ao futebol, e enquanto gerente de empresas de eletrodomésticos, faliu empesas, deixou dívidas, ficou inibido de cheques, tudo resolvido e pago com a presidência.

O País evoluiu muito, os portugueses não.

O CV de Pinto da Costa fez escola no futebol português e perdura até hoje, infestando até o Benfica e as diversas instituições desportivas.

Uma vida de beligerância, impunidade e luta pela divisão do País entre o norte e o depois da ponte. Dividir para reinar sempre veio nos livros. E conseguiu-o.

No final, ironia das ironias, foram aqueles a quem deu tudo os primeiros a condenar, algumas, das suas práticas, demasiado tarde é certo. Só 20% o apoiaram embora agora pareçam ser mais.

E, mesmo no epílogo da vida, não se coibiu do seu ajuste de contas final. Ao seu estilo. E nisso reconhece-se valor.

A morte não branqueia o que se fez em vida, embora tal seja tipicamente português.

O Benfica é superior a tudo e todos. Atrevo-me, até porque não é a minha área, a dizer que teria enviado um comunicado com algo do género:

Condolências a instituição FCP e família, na esperança de que, agora, possam estar reunidas as condições para a retoma das relações institucionais e a paz entre os clubes e os adeptos.

É preciso perceber o que os alimentou e o que os alimenta há décadas. Pinto da Costa sabia, confecionou esse alimento. Usou e abusou do ódio contra Lisboa e contra o Benfica e o Sul, para arrebanhar as suas gentes.

O lobo com pele de cordeiro, proscrito e impedido de ir ao funeral pelo falecido, já cavalgou a onda.

Esse que afirma, legitimamente e sem hipócrisia, que quer que o Benfica perca nas provas europeias, vem clamar por uma palavra do Benfica, talvez indignado por RC e LFV terem sido autorizados a ir ao funeral e ele não.

Comprova-se a dependência do Benfica. Por isso se dizer que não vivem sem o Benfica.

Iniciar uma revolta, voltar a incutir e a reavivar rivalidades, por pretender obrigar e exigir que aquele que elegem como inimigo, por quem destilaram ódio durante décadas, lhes dê um carinho é doentio.

Preocupa-me o futuro. E se fosse ao contrário ? Conhecendo-os, certamente fariam mais do que silêncio.

Este reacender do alimento do ódio imposto aos adeptos seguidistas, demorará décadas a mudar mentes já inquinadas.

Terão de aprender o que é não ganhar a todo o custo, o que é respeito pelo rival. O que é o futebol e o desporto.

Poucas esperanças tenho com o que se viu e ouviu no velório e nos últimos dias. São um mundo à parte. Acreditam que são um reino dentro de outro reino, onde quem faz as regras são eles e ninguém manda a não ser eles. Este é o legado. Foi lançado novo mote para o reforço da construção artificial do alvo a abater. Quem sofrerá é o adepto comum, que vai à bola.

Não percebo porque uma palavra de um inimigo, assim referido durante 42 anos, e assim escolhido e tratado, é tão importante.

Esperando que percebam que o País uno e indivisível é que o futebol é para ser apreciado, aos meus amigos portistas e aos meus amigos benfiquistas digo, ressalvando os dias de jogo, somos todos iguais, humanos e a vida é mais que futebol. Todos somos mais que ódio, interesseiro e manipulador de interesses pessoais de quem dirige.

Saudações Benfiquistas,

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

+ opinião
Tozé Santos e Sá
Nuno Campilho

19 Fev 2025 | 11:10

Icon Comentário0

Um bem maior

O Benfica confirmou a sua superioridade futebolística e a consequente e justa passagem à próxima fase da Liga dos Campeões

+ opinião
João Diogo Manteigas
João Diogo Manteigas

Corte a ... Direito: Assumam a responsabilidade

Ontem foi um dia triste para o Sport Lisboa e Benfica. Uma verdadeira tragédia em 4 atos. Começou logo pela manhã com uma capa e notícia do Correio da Manhã

25 Fev 2025 | 08:44

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento - Vermelho e Branco - O silêncio é um luxo

O Benfica é superior a tudo e todos. Atrevo-me, até porque não é a minha área, a dizer que teria enviado um comunicado com algo do género

21 Fev 2025 | 06:00

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Um bem maior

O Benfica confirmou a sua superioridade futebolística e a consequente e justa passagem à próxima fase da Liga dos Campeões

19 Fev 2025 | 11:10

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER