Nuno Campilho
Biografiado Autor

02 Abr 2025 | 06:00

Icon Comentário 0
Nuno Campilho

Quanto ao Benfica e àquilo que verdadeiramente interessa, foco, concentração e capacidade de decisão. Só isso nos poderá levar à conquista


A propósito do dia 1 de abril, popularizado como o Dia das Mentiras (eu sei, o ser humano inventa com cada coisa para se entreter), só me ocorre ser enganado com verdades.


Para isso, recordo o muito bem conseguido encontro frente ao Gil Vicente, que correspondeu a um acerto de calendário que se fará em duas fases, e que terá a sua derradeira, na próxima 4ª feira, frente ao Farense.


É, assim, verdade, que temos um plantel equilibrado e com designadas “segundas linhas” que não fazem a equipa, nem perder qualidade, nem perder consistência; assim como também é verdade que é possível fazer uma gestão inteligente da condição física e exibicional dos jogadores nucleares da equipa; e a maior verdade de todas, é que o Aursnes, de “gestor”, não tem nada, é, mesmo, trolha… pronto para qualquer serviço. Já não há palavras… este não engana ninguém, nem com a verdade, nem com a mentira.

Já não é tão verdade que o Gil Vicente se se tenha posto a jeito para levar “pancada”. Estou a recuperar uma expressão partilhada, há dias, por dois pseudo-comentadores, que se referiam ao próximo jogo, a disputar com a equipa da “capital” algarvia, como que antecipando que o Farense vai à Luz para levar pancada. É só estúpido e uma enorme falta de consideração para com os profissionais desse histórico clube, mas, como agora, qualquer disparate pode ser proferido, mesmo em prime time, quem sou eu.

Até parece que o Gil Vicente não jogou e, convenhamos, as declarações do seu treinador também não ajudaram a dissipar essa assunção. Eu vi os jogadores de Barcelos a ocuparem todo o campo e a tentar contrariar as transições ofensivas e defensivas do Benfica, mas sem sucesso, e não é que não se tenham esforçado, como parece que foi o que algumas mentes “brilhantes” retiraram do jogo. Os jogadores do Glorioso é que estiveram francamente bem na forma como conseguiam progredir no terreno, até encontrar forma de criar perigo e concretizar, assim como estiveram na reação à perda da bola. Não foi fácil para os minhotos, como não seria fácil para qualquer outra equipa que enfrentasse o Benfica nestas condições. É o que é e é uma grande verdade.

Os “outros” é que são, sempre, os maiores… mesmo jogando a espaços (FC Porto), ou nos espaços (Gyokeres). Os treinadores dos nossos rivais, ou não se entendem, ou não se querem fazer entender... ou vivem enrolados numa mentira e ainda ninguém os esclareceu sobre isso. Anselmi insiste num modelo disruptivo, que não tem dado grandes resultados, mas não desarma. Que continue a não desarmar e a dar os mesmos resultados… pelo menos durante mais 15 dias. Borges também tem um modelo e também não queria desarmar, mas não tem qualquer hipótese. Ou joga em função do ‘abono de família’, ou acaba a treinar na Turquia, num qualquer clube de topo europeu… (irony alert).

Em complemento, temos o “baile armado” entre o atual e o anterior Presidente da FPF. Onde é que está a verdade e onde é que está a mentira? Não percam as cenas dos próximos capítulos… de mais uma triste novela do degradado futebol português!

Quanto ao Benfica e àquilo que verdadeiramente interessa, foco, concentração e capacidade de decisão. Só isso nos poderá levar à “conquista” do Santo Graal, que, como saberão – seja durante o Cristianismo na figura do cálice da Última Ceia, seja durante a Idade Média, na busca do Rei Arthur e dos seus Cavaleiros da Távora Redonda – é símbolo de Vida e Prosperidade… que é o mesmo que ser Campeão!! Podem-me enganar com esta verdade, que eu não me importo nadinha…

+ opinião
Nuno Campilho
Bernardo Alegra

07 Nov 2025 | 07:26

Icon Comentário0

Que futuro, Benfica?

E para onde vai? Tenho poucas duvidas que não será nos próximos quatro anos que vamos ver o Benfica a reverter este ciclo negativo.

+ opinião
Bernardo Alegra
Bernardo Alegra

Que futuro, Benfica?

E para onde vai? Tenho poucas duvidas que não será nos próximos quatro anos que vamos ver o Benfica a reverter este ciclo negativo.

07 Nov 2025 | 07:26

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento Vermelho e Branco: Vitórias morais entram no Guinness?

Terei de pensar se votarei em segundas opções, mitos ou sebastiões falidos. Importante é que possa dizer que fiz parte do recorde do Guinness.

07 Nov 2025 | 03:00

Icon Comentário0
Jeremias Rodrigues
Jeremias Rodrigues

O futuro do Sport Lisboa e Benfica: construir sobre bases firmes

O Benfica precisa de uma liderança que compreenda o seu passado recente e reconheça a importância de manter uma linha coerente.

06 Nov 2025 | 17:35

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER