Nuno Campilho
Biografiado Autor

02 Abr 2025 | 06:00

Icon Comentário 0
Nuno Campilho

Quanto ao Benfica e àquilo que verdadeiramente interessa, foco, concentração e capacidade de decisão. Só isso nos poderá levar à conquista


A propósito do dia 1 de abril, popularizado como o Dia das Mentiras (eu sei, o ser humano inventa com cada coisa para se entreter), só me ocorre ser enganado com verdades.


Para isso, recordo o muito bem conseguido encontro frente ao Gil Vicente, que correspondeu a um acerto de calendário que se fará em duas fases, e que terá a sua derradeira, na próxima 4ª feira, frente ao Farense.


É, assim, verdade, que temos um plantel equilibrado e com designadas “segundas linhas” que não fazem a equipa, nem perder qualidade, nem perder consistência; assim como também é verdade que é possível fazer uma gestão inteligente da condição física e exibicional dos jogadores nucleares da equipa; e a maior verdade de todas, é que o Aursnes, de “gestor”, não tem nada, é, mesmo, trolha… pronto para qualquer serviço. Já não há palavras… este não engana ninguém, nem com a verdade, nem com a mentira.

Já não é tão verdade que o Gil Vicente se se tenha posto a jeito para levar “pancada”. Estou a recuperar uma expressão partilhada, há dias, por dois pseudo-comentadores, que se referiam ao próximo jogo, a disputar com a equipa da “capital” algarvia, como que antecipando que o Farense vai à Luz para levar pancada. É só estúpido e uma enorme falta de consideração para com os profissionais desse histórico clube, mas, como agora, qualquer disparate pode ser proferido, mesmo em prime time, quem sou eu.

Até parece que o Gil Vicente não jogou e, convenhamos, as declarações do seu treinador também não ajudaram a dissipar essa assunção. Eu vi os jogadores de Barcelos a ocuparem todo o campo e a tentar contrariar as transições ofensivas e defensivas do Benfica, mas sem sucesso, e não é que não se tenham esforçado, como parece que foi o que algumas mentes “brilhantes” retiraram do jogo. Os jogadores do Glorioso é que estiveram francamente bem na forma como conseguiam progredir no terreno, até encontrar forma de criar perigo e concretizar, assim como estiveram na reação à perda da bola. Não foi fácil para os minhotos, como não seria fácil para qualquer outra equipa que enfrentasse o Benfica nestas condições. É o que é e é uma grande verdade.

Os “outros” é que são, sempre, os maiores… mesmo jogando a espaços (FC Porto), ou nos espaços (Gyokeres). Os treinadores dos nossos rivais, ou não se entendem, ou não se querem fazer entender... ou vivem enrolados numa mentira e ainda ninguém os esclareceu sobre isso. Anselmi insiste num modelo disruptivo, que não tem dado grandes resultados, mas não desarma. Que continue a não desarmar e a dar os mesmos resultados… pelo menos durante mais 15 dias. Borges também tem um modelo e também não queria desarmar, mas não tem qualquer hipótese. Ou joga em função do ‘abono de família’, ou acaba a treinar na Turquia, num qualquer clube de topo europeu… (irony alert).

Em complemento, temos o “baile armado” entre o atual e o anterior Presidente da FPF. Onde é que está a verdade e onde é que está a mentira? Não percam as cenas dos próximos capítulos… de mais uma triste novela do degradado futebol português!

Quanto ao Benfica e àquilo que verdadeiramente interessa, foco, concentração e capacidade de decisão. Só isso nos poderá levar à “conquista” do Santo Graal, que, como saberão – seja durante o Cristianismo na figura do cálice da Última Ceia, seja durante a Idade Média, na busca do Rei Arthur e dos seus Cavaleiros da Távora Redonda – é símbolo de Vida e Prosperidade… que é o mesmo que ser Campeão!! Podem-me enganar com esta verdade, que eu não me importo nadinha…

+ opinião
Nuno Campilho
Nuno Campilho

16 Abr 2025 | 06:00

Icon Comentário0

Nobre Vagabundo

Eu não embarco na teoria da premeditação, mas lá que esta decisão comporta todos os ingredientes para tal, lá isso comporta

+ opinião
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento - Vermelho e Branco - Comunicados por falta de tempo

RC não dá a cara para defender o Benfica, como não da quando lances são analisados com camaras fora do estádio etc, etc, etc, não tem tempo…

18 Abr 2025 | 06:00

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Nobre Vagabundo

Eu não embarco na teoria da premeditação, mas lá que esta decisão comporta todos os ingredientes para tal, lá isso comporta

16 Abr 2025 | 06:00

Icon Comentário0
João Diogo Manteigas
João Diogo Manteigas

Corte a ... Direito: Saber Comunicar (no Desporto)

A comunicação do Sport Lisboa e Benfica é um dos principais alvos a mudar urgentemente. Não há estratégia que aguente com comunicados tardios

15 Abr 2025 | 06:00

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER