Logotipo Glorioso 1904
Nuno Campilho
Biografiado Autor

FOLLOW THE LEADER

08 Fev 2024 | 14:34

Icon Comentário0
Nuno Campilho

FOLLOW THE LEADER

No entanto, como diz o nosso treinador, o que interessa é terminar em primeiro, no final do campeonato e é nisso que temos de nos focar.

Pronto, lá vem este com a bazófia!

Não. Desenganem-se. Logo eu, que sou mais cauteloso que a canja de galinha e que nunca termino a vindima sem lavar os cestos.

Mas naturalmente que o título deste meu artigo de hoje remete para a posição, ainda que provisória, na liderança da tabela classificativa da Primeira Liga que é ocupada pelo Benfica.


E, sem prejuízo de tal ser provisório e o nosso mais direto adversário ter menos um jogo, não significa que não seja justo. Aliás, se houvesse justiça no futebol e a verdade desportivo que tantos apregoam, era assim que deveria ser... com caráter definitivo.

No entanto, como diz o nosso treinador, o que interessa é terminar em primeiro, no final do campeonato e é nisso que temos de nos focar. Para bazófia, já nos chega a do presidente do nosso eterno rival, que quer chegar à frente, com um jogo a menos (sabe-se lá onde, a não ser que meta bancos).


O Benfica foi sério e competente no último jogo realizado e o senhor faz-tudo demonstrou como se consegue ser versátil taticamente, com a mudança de apenas um jogador. Nada me move contra o João Mário, muito antes pelo contrário, e não embarco nas discorrências de má memória de alguns dos nossos companheiros benfiquistas, que parece que sabem sempre tudo e quando, invariavelmente, as coisas não correm, ou não são como dizem, lá vêm os problemas de memória.

Adiante... o Aursnes, para além daquilo que ele é e que todos já viram e reconhecem, tem uma inteligência tática e uma capacidade de interpretação do jogo, no momento, que está acima de muitos dos demais. A forma como ele se junta aos colegas no centro do meio-campo, transformando a tática do 4-2-3-1 habitual, num 4-3-3, em função daquilo que o jogo está a pedir, é notável. Vale a pena acompanhar os seus movimentos com aquelas câmaras que se fixam só num jogador. É um tratado de bem jogar futebol.

Depois, há outras inteligências, que também não são muito queridas, mas que começam na capacidade que Roger Schmidt está a demonstrar na gestão do plantel. Faz ressurgir Florentino numa fase de excelente forma; faz descansar João Mário e Kökçü numa fase crítica em que nos prepararmos para jogar três vezes por semana; faz reentrar Bah totalmente recuperado; apresenta-nos Carreras a espreitar a titularidade; e mostra-nos o ressurgimento de Neres; a confirmação da certeza Tiago Gouveia; e faz-nos crescer água na boca com Marcos Leonardo e Rollheiser.

Considero, portanto, que temos um plantel cada vez mais equilibrado e com a qualidade suficiente para poder ir rodando, sem que se perca essa mesma qualidade, dentro daquilo que é o modelo tradicional do treinador, juntado aqui a outra inteligência, que reside no presidente Rui Costa e nos restantes elementos da direção, que dão a entender estar a preparar de forma sábia e competente, não só a segunda metade da época, tão exigente ela se afigura, como também um futuro auspicioso para o futebol do nosso clube.

Dos outros vão rezando histórias de complexos inalienáveis de inferioridade, por entre bazófias, novos bancos e teorias conspirativas acéfalas; e de questões ainda mais graves, que metem guardas, pretorianos, violência e apropriação indevida de fundos, numa lógica trapaceira que, em bom rigor, não representa qualquer novidade.

Quinta-feira é dia de Taça e espero que não me causem os calafrios da outra, tão ingloriamente foi perdida a possibilidade de a conquistar. A entrada autoritária e não amorfa no jogo com o Gil Vicente, traz-me bons augúrios para o jogo em Vizela.

Que assim seja!


+ opinião
Nuno Campilho
Nuno Campilho

28 Fev 2024 | 08:00

Icon Comentário0

AI DESTINO, AI DESTINO...

Calma... Tony só há um, o Carreira e mais nenhum (embora o Herman José possa questionar esta minha certeza).

+ opinião
Nuno Campilho

AI DESTINO, AI DESTINO...

Calma... Tony só há um, o Carreira e mais nenhum (embora o Herman José possa questionar esta minha certeza).

28 Fev 2024 | 08:00

Icon Comentário0
Bernardo Alegra

DOZE DESEJOS PARA OS 120 (PARTE 1)

Hoje faz 120 anos da primeira pedra do Sport Lisboa e Benfica.

28 Fev 2024 | 06:15

Icon Comentário0
Nuno Campilho

DEUS DÁ NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES...

... e o poder de assobiar a quem não tem mentes!

21 Fev 2024 | 07:55

Icon Comentário0

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER