João Antunes
Biografiado Autor

30 Jan 2023 | 14:26

Icon Comentário 0
João Antunes

Cabe ao Presidente, como figura máxima do Clube, através do seu exemplo e com ações inequívocas e sistemáticas, preservar em primeiro lugar os interesses do Benfica.

Sei que parece um “cliché”, mas tantas e tantas vezes somos tentados a hipervalorizar; jogadores, treinadores, dirigentes, esquecendo-nos que é no todo que as somas das partes alcançam uma dimensão superior.


Neste particular, apesar de não ter acompanhado ao vivo a nossa maior glória desportiva, o atleta e sobretudo o homem “Eusébio da Silva Ferreira” foi GLORIOSO, com a noção exata que era um fora de série, mas que o seu BENFICA, era mais importante que ele.

Felizmente na história do Benfica, existem muitos exemplos de extraordinários, atletas, jogadores e dirigentes, que perceberam a importância do clube que representavam, independentemente da sua valia individual.


É verdade que os tempos de hoje são completamente diferentes de todos os que conhecemos anteriormente. Atualmente regemo-nos por uma filosofia cada vez mais individual, numa era em que o individuo através de mecanismos de informação se globalizou, tornando-se muitas vezes num fenómeno de reconhecimento a nível mundial, muito por força das redes sociais.

Em função desta nova forma de viver, a importância das lideranças é determinante para que todos os atores do clube, sejam capazes de ter a humildade de perceber que o clube é o mais importante; O Presidente, através da sua liderança, nos membros da sua direção e treinador, a liderança do treinador nos seus jogadores e os capitães de equipa, nos restantes colegas.


Nesta pirâmide de liderança, cabe ao Presidente como figura máxima do clube, através do seu exemplo e com ações inequívocas e sistemáticas de preservar em primeiro lugar os interesses do Benfica, a preservação e importância do lema “E PLURIBUS UNUM”.

Trago este tema quase no fecho de mercado de inverno e com a convicção que este ano iremos ter muitos sucessos desportivos, sendo natural que os nossos treinadores e atletas, irão ser cobiçados por inúmeros clubes para mudar de camisola, pagando-lhes valores monetários com os quais ainda não podemos competir.

Fica aqui o pedido, para o presidente do Benfica, através da sua liderança, mostrar a todos, que os interesses do Benfica e as decisões de gestão, têm sempre o selo que “NINGUÉM É MAIS IMPORTANTE QUE O BENFICA” e que as nossas equipas honram em cada campo o lema “E PLURIBUS UNUM”.

+ opinião
+ opinião
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Quando o Benfica falha no dia em que o destino abre a porta

Empate diante do Tondela continua a criar repercussões no universo encarnado, que clama por outra exigência depois de um resultado histórico na Europa

04 Fev 2026 | 16:02

Icon Comentário0
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

Da competência à displicência em apenas 4 dias!

Águias, depois de um encontro histórico na Liga dos Campeões, apresentam uma exibição muito aquém das expectativas diante do Tondela

01 Fev 2026 | 22:55

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

APONTAMENTO – Vermelho e Branco: PARA TI EUSÉBIO!

Noite histórica frente a um dos maiores clubes do planeta; contudo, resultado não apaga percurso tumultuoso que tem sido esta temporada

30 Jan 2026 | 03:00

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER