Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 15:30 |
Com as principais ligas já na segunda volta, no topo dos melhores marcadores seguem os suspeitos do costume, como Harry Kane, Erling Haaland ou Kylian Mbappé. Mas entre os mais produtivos avançados nos sete principais campeonatos europeus – aos chamados Big-5 juntam-se Portugal e a Holanda –, destacam-se o camisola 14 dos encarnados, Vangelis Pavlidis, e Luis Suárez do Sporting.
Segundo os dados revelados pela SportingPedia, no que toca ao nível dos golos esperados (xG), Pavlidis leva vantagem sobre Suárez (3.66 contra 1.63), sendo que o grego só fica atrás de Harry Kane, o surpreendente japonês Ayase Ueda (Feyenoord) e o kosovar Vedat Muriqi (Maiorca). Com dois jogadores nesta lista, Portugal só é batido por Premier League, La Liga e Bundesliga (três goleadores cada uma).
No que toca ao duo da frente na corrida à Bota de Ouro, existe uma diferença crucial: enquanto Haaland tem apenas uma diferença de 0.99 entre os golos marcados e os esperados – uma das mais baixas entre todos os jogadores em análise –, Kane regista a maior diferença (6.40), o que demonstra a excecional época do craque inglês do Bayern.
Vale a pena recordar que Vangelis Pavlidis é o melhor marcador do Benfica, com 24 golos no somatório de todas as competições, 17 deles na Liga — número que o torna o melhor goleador do campeonato. O internacional grego ganhou o prémio de melhor jogador do campeonato, correspondente ao mês de dezembro.
Nesta temporada ao serviço do Benfica, Vangelis Pavlidis - avaliado em 35 milhões de euros - soma 34 jogos: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.816 minutos em campo, marcou 24 golos e realizou três assistências.
À saída do processo Saco Azul, Presidente dos encarnados respondeu a várias questões relacionadas com a atualidade do emblema vermelho e branco
23 Jan 2026 | 15:24 |
Rui Costa descarta a ideia de que a contratação de Rafa Silva é um “prémio”. À margem das alegações finais do processo Saco Azul, que visa antigos dirigentes do Benfica, o Presidente das águias falou do regresso do internacional português e do futuro desportivo do Benfica na presente temporada.
Rafa poderá ser uma boa ajuda nesse sentido? "Contra o Real Madrid não porque não pode jogar ainda, como sabem. Mas é um jogador que é determinante, foi sempre determinante nos oito anos que representou o Benfica. Volta a casa com o mesmo espírito".
E este regresso é uma espécie de prémio? "Não é um prémio, é contratar um jogador que acreditamos que sirva para o Benfica, que conhece o Benfica, que tem a prontidão para chegar e jogar".
Depois de Lopes Cabral e Rafa, com o que é que os adeptos do Benfica podem contar? "Não posso prometer nada, mas vamos ver até final do mercado. Como sabem, já falámos sobre a parte desportiva. Não é um ano positivo. Iremos lutar até ao último segundo pelos nossos objetivos. Ainda há o campeonato para lutar".
Mas acredita num milagre na Liga dos Campeões ainda? "Não é uma questão de milagre, é uma questão de termos de fazer o nosso trabalho e ver depois o que pode resultar. A nossa obrigação é lutar até ao último segundo nessa competição como em todas as outras".
Direção do Clube da Luz tem estado a acompanhar as últimas atualizações do negócio, e Presidente das águias decidiu intervir no caso
23 Jan 2026 | 14:47 |
O Benfica não vai facilitar as negociações por Andreas Schjelderup. Pelo que foi apurado, a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, não se mostrou impressionada com a proposta apresentada pelo Club Brugge e terá feito chegar ao emblema belga o valor que pretende receber pelo extremo nórdico.
Segundo adiantou o jornal A Bola, com base nas notícias que têm surgido na Bélgica, o Benfica pretende encaixar cerca de 15 milhões de euros com a venda de Schjelderup, um valor bastante acima do que o Brugge teria apresentado inicialmente.
A mesma fonte explica que a SAD encarnada quer receber 15 milhões de euros pelo extremo, que procura somar mais minutos nesta segunda metade da temporada. Além disso, o diário desportivo assume que o Benfica também quer salvaguardar uma percentagem de uma eventual transferência do norueguês.
Vale a pena recordar que os rumores apontam que Schjelderup já terá chegado a um acordo verbal com o Brugge, no que diz respeito ao contrato. Sobre os valores da transferência, o emblema belga terá apresentado uma oferta de 8 milhões de euros, que poderia chegar aos 11/12 milhões de euros, consoante as variáveis.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 24 jogos: 12 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.116 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.
Futebolista está de regresso ao Clube da Luz, depois de ter sido oficializado na tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, contratado ao Besiktas
23 Jan 2026 | 14:22 |
Rafa Silva já corre a pensar no embate com o Estrela da Amadora. Pelo que foi apurado, o novo reforço do Benfica procura fazer a sua estreia diante dos tricolores, uma vez que a partida vai decorrer no Estádio da Luz. Contudo, o craque de 32 anos ainda está dependente de certos documentos.
Segundo noticiou o jornal A Bola, na tarde desta sexta-feira, 23 de janeiro, Rafa Silva, horas depois de ter sido oficializado, já foi inscrito pelo Benfica na Liga de Clubes. Contudo, para entrar nos convocados da partida contra os amadorenses, o internacional português terá de aguardar por um documento internacional que lhe dê luz verde.
Porém, o diário desportivo recorda que os documentos não serão o único entrave à provável estreia de Rafa Silva. José Mourinho, que pretendia contar com o atleta ainda esta semana, terá de avaliar a condição física do avançado, a fim de entender se o mesmo cumpre os requisitos necessários para entrar na convocatória.
A verdade é que, à entrada para o duelo com os tricolores, que já mereceu a atenção de João Nuno, técnico da equipa da Reboleira, José Mourinho tem dúvidas em torno da forma do jogador. Vale a pena recordar que Rafa Silva não joga, ou treina, em condições desde o mês de novembro, altura em que entrou em rota de colisão com o Besiktas.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.