Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa quer internacional espanhol, mas Benfica tem concorrência
20 Nov 2025 | 12:39
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
26 Nov 2025 | 10:19 |
Mikita Vailupau está muito perto de deixar o andebol do Benfica e rumar ao Vardar, da Macedónia do Norte. De acordo com informações avançadas pelo site ‘RT Handball’, o ponta-direita dos encarnados, que está impedido de voltar a Portugal prepara-se para ser reforço do emblema que já venceu a Liga dos Campeões em duas ocasiões.
Mikita Vailupau foi um dos grandes reforços do andebol do Benfica para a presente temporada e o seu arranque confirmou todas as expectativas. Porém, questões burocráticas, com o visto, travaram a sua afirmação no Clube da Luz, o que gerou muitas críticas do atleta aos encarnados.
“Razão pela qual continuo na Sérvia? A direção do Benfica não tratou do meu visto de trabalho para estar em Portugal. Para poder viajar, utilizei o visto que tinha na Hungria e quando regressei, alguns dias depois, percebi que estava expirado. Enquanto estive em Portugal durante três meses, falei desta situação aos dirigentes do clube, mas não tenho nenhum documento legalizado para representar o Benfica”, afirmou Mikita Vailupau.
Ao longo da sua já longa carreira, Mikita Vailupau conta com passagens pelo Minsk (Bielorrússia), Meshkov Brest (Bielorrússia) e Veszprém (Hungria). O ponta-direita regista, entre outros dados impressionantes, 336 golos nos 90 encontros que realizou na Liga dos Campeões, demonstrando toda a sua qualidade.
Esta temporada, ao serviço do andebol do Benfica, Mikita Vailupau realizou 10 encontros: oito no Campeonato Nacional e dois na EHF European League. Nos jogos em que foi opção de Jota González, o ponta-direita marcou uns impressionantes 73 golos, apresentando uma média de 7,3 finalizações certeiras por partida.
Focados na qualificação para mais uma fase final da competição, formação encarnada esteve em ação esta terça-feira, 25 de novembro
25 Nov 2025 | 21:48 |
Na tarde desta terça-feira, 25 de novembro, a formação de andebol do Benfica esteve em ação, ao visitar o reduto do Ferencváros, em Budapeste, em mais uma partida da fase de grupos da EHF European League. Apesar do favoritismo e de ter vencido no primeiro encontro, as águias perderam por 33-31, mas seguem para o Main Round.
Apesar do equilíbrio que se sentia entre as duas equipas, as águias entraram melhor na partida – possivelmente embaladas pela vitória no Restelo, frente ao Belenenses – e assumiram as rédeas do encontro, realizando uma primeira parte de bom nível.
A equipa de Jota González, ao consumar uma entrada mais eficaz nos 30 minutos iniciais da partida, permitiu que o Clube da Luz fosse para o intervalo na liderança do marcador, a vencer por 14-13, mas no segundo tempo as coisas iriam mudar e não da forma que o Benfica pretendia.
A formação húngara, que ainda sonhava com a qualificação, precisava de vencer a partida desta tarde por uma diferença superior a 12 golos, não atirou a toalha ao chão e foi à luta. O esforço acabou por compensar e o Ferencváros saiu triunfante por 33-31.
Apesar da derrota na Hungria, a equipa de Jota González não falhou a qualificação para o Main Round, fase principal da EHF European League. No outro duelo do grupo, os alemães do Melsungen, onde atua o ex-benfiquista Alexandre Cavalcante, venceram o Karlskrona por 35-34. A próxima partida será frente ao conjunto germânico, a 2 de dezembro.
Formação vermelha e branca esteve em ação este sábado, 22 de novembro, em mais um encontro que visa a fase regular da competição nacional
22 Nov 2025 | 16:43 |
A equipa de andebol do Benfica esteve em ação ao início desta tarde de sábado, 22 de novembro, quando visitou o reduto do CF Os Belenenses, para a realização da 12.ª jornada da fase regular do campeonato nacional. Ao fim dos 60 minutos de jogo, o marcador registou um resultado de 30-29, a favor das águias.
A formação de Jota González entrou para a quadra motivada pelo triunfo que teve a meio da semana, para a EHF Europeean League. Na receção ao Karlskrona, a formação vermelha e branca sorriu com um resultado de 36-33. Esta tarde, no embate com os azuis do Restelo, o técnico espanhol avançou com a seguinte equipa inicial: Rangel da Rosa, Christopher Hedberg, Miguel Sánchez, Alejandro Barbeito, Aldo Pagliotta, Ander Izquierdo e Reinier Taboada.
A jogar no recinto da formação do Restelo, a partida entre os dois clubes lisboetas ficou sempre pautado pelo equilíbrio de ambas as partes, com nenhuma das equipas a querer ficar atrasada no marcador. O Benfica foi para o descanso a vencer pela margem mínima, com o marcador a registar 15-14.
No segundo tempo, as águias ainda apanharam um susto, com o Belenenses a conseguir empatar o jogo em várias ocasiões, uma situação que se verificou até ao apito final. Numa luta acesa por cada bola, a equipa de Jota González acabou por sair mais forte e no fim, triunfou por 30-29.
Com este resultado, a equipa do Benfica dá assim continuidade ao bom momento que tem tido, regressando aos triunfos depois do empate que teve frente ao Porto. Com mais três pontos somados, a formação encarnada assumiu, de forma provisória, a liderança do campeonato, com mais três pontos do que o Sporting, só que os leões têm duas partidas em atraso.
Ponta do andebol das águias é peça importante para o Clube da Luz, mas encarnados têm de lidar com alguns obstáculos no caminho
21 Nov 2025 | 13:27 |
Miguel Sánchez-Migallón é uma das prioridades do andebol do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a continuidade do internacional espanhol, que se sagrou Campeão Olímpico, é um dos objetivos dos encarnados, mas há forte concorrência na luta pelo ponta. Confira outro dos processos em causa.
Com contrato a terminar no final da presente temporada, o Benfica já começou as primeiras conversações com Miguel Sánchez-Migallón para o prolongar do vínculo. Porém, fruto de ser um jogador com bastante mercado, a tarefa das águias não será fácil e será necessário abrir os cordões à bolsa.
Miguel Sánchez-Migallón chegou ao Benfica em 2023, oriundo do Kielce, e, desde então, não tem gorado as expectativas. O ponta-esquerda de 30 anos é um dos jogadores mais experientes do andebol das águias, sendo especialista no processo defensivo, fator muito apreciado pelas equipas técnicas.
Um dos fatores que os responsáveis do Benfica estão a utilizar como trunfo é a eventual presença na Liga dos Campeões. É que, na edição do próximo ano, o número de participantes na prova milionária vai aumentar, e as águias, terminando no segundo posto do Placard Andebol 1, têm reais hipóteses de conseguir um lugar.
Nesta temporada, ao serviço do Benfica, Miguel Sánchez-Migallón leva 13 encontros: nove no Campeonato Nacional e quatro na Liga Europa. Ao todo, com o Manto Sagrado, o internacional espanhol em 60 ocasiões marcou 48 golos, apresentando uma média de 3,7 finalizações certeiras por partida.