Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0À hora de publicação desta notícia, Enzo Fernández ainda é jogador do Benfica. Contudo, ao que tudo indica, o médio vai mesmo rumar ao Chelsea, com os blues a pagarem qualquer coisa como 130 milhões de euros. Em Inglaterra, o argentino tem à espera um salário a rondar os 7 milhões de euros limpos, ou seja, 14 milhões de euros brutos.
Mas, vamos por partes.
O ‘mistério’ da cláusula negociada
Várias informações foram chegando durante a manhã de segunda-feira, dia 30 de janeiro, de que a cláusula de rescisão de Enzo Fernández tinha sido exercida pelo Chelsea.
A proposta era de 120 milhões de euros, mas pagos ao longo de cinco temporadas, uma vez que o clube inglês já gastou mais de 500 milhões de euros neste mercado de transferências e está perto de ter problemas com o fairplay financeiro da UEFA, o que faz com que a proposta apenas possa ser feita em pagamentos faseados.
A vontade de Enzo Fernández
Durante o dia, segundo múltiplas fontes, Enzo Fernández viveu um autêntico carrossel de emoções e vontades, uma vez que ora queria ficar no Benfica, ora queria sair para o Chelsea e até forçou a sua saída.
Ao final do dia, surgiram, de Inglaterra (e do jornal ‘Record’), informações que indicavam que o camisola 13 teria faltado ao treino dessa manhã para forçar a sua saída para o clube inglês.
Do outro lado da 'barricada', o jornal ‘A Bola’ (Saiba mais AQUI), citando uma fonte próxima do Clube encarnado, revelou que o craque do Benfica esteve presente no treino, mas apenas fez trabalho de fisioterapia.
A conferência de Roger Schmidt
Na antevisão da deslocação a Arouca, Roger Schmidt falou sobre Enzo e não teve papas na língua (Saiba mais AQUI). Após as declarações do técnico alemão, nas redes sociais, alguns Benfiquistas temeram o pior.
A posição de Rui Costa
Tudo o que possa ser dito sobre esta novela do craque argentino remete sempre para a mesma frase: Ou pagam a cláusula como um todo ou Enzo não vai a lado nenhum. Esta foi sempre a posição de Rui Costa.
Esta temporada, de águia ao peito, Enzo Fernández – avaliado em 55 milhões de euros – conta com 29 jogos (2.476 minutos), quatro golos e seis assistências.
Lembrar que Enzo chegou ao Benfica no início da presente época, oriundo do Rivel Plate , tendo custado cerca de 17 milhões de euros por 75% do passe aos cofres da Luz.
Fisiologista analisou as idas à Argentina do capitão dos encarnados, assim como de Ángel Di María, que também passou o Natal fora de Lisboa
|
0As viagens de Ángel Di María e Nicolás Otamendi à Argentina, antes do dérbi com o Sporting, estão a dar que falar. No entanto, o especialista Pedro Lisboa, em conversa com o jornal Record, garantiu que Bruno Lage não tem motivos de preocupação, uma vez que a dupla "dispõe de condições bastante privilegiadas".
"As viagens de longa duração e com diferenças significativas de fuso horário podem afetar o rendimento de um atleta de alta performance sobretudo devido ao "jet lag". Este desequilíbrio do ritmo circadiano interfere na qualidade do sono, no restabelecimento dos níveis de energia e na recuperação muscular", começou por mencionar o Sport Scientist na empresa Catapult Sports.
Pedro Lisboa - Dispõem de condições bastante privilegiadas
"Além disso, a permanência prolongada em assentos, mesmo em viagens confortáveis, pode gerar algum inchaço e desidratação. No entanto, jogadores de elite como Otamendi e Di María dispõem de condições de voo bastante privilegiadas, que lhes permitem descansar melhor e atenuar grande parte dos efeitos negativos destas deslocações", atirou o fisiologista.
"O tempo para recuperar plenamente depende do número de horas de diferença de fuso horário e da capacidade individual de cada atleta, mas costuma-se apontar para cerca de um dia de recuperação por cada hora de diferença. Entre Portugal e Argentina, a diferença ronda as 3-4 horas, pelo que dois a três dias de adaptação são, em geral, suficientes para a maioria dos jogadores regressar a um nível de performance muito próximo do ideal. Nesta fase, torna-se essencial o controlo rigoroso da recuperação – desde a hidratação, à alimentação, à gestão de sono e aos exercícios regenerativos –, para garantir que o corpo retoma o seu ciclo circadiano normal o mais rapidamente possível", disse.
"Otamendi e Di María, ambos com 36 anos, viajaram dia 24, regressaram dia 26 e têm jogo marcado para dia 29. Embora o intervalo seja curto, são atletas de topo e altamente habituados a este tipo de deslocações, possuindo vasta experiência em minimizar os efeitos do jet lag e em acelerar a recuperação. Além disso, contam com equipas multidisciplinares (nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores físicos) e viajam em condições bastante vantajosas, o que torna o processo de adaptação mais célere. Embora a idade possa diminuir ligeiramente a margem de erro na recuperação, a verdade é que, graças aos recursos de alto nível disponíveis e ao facto de não ser a primeira vez que fazem esta rota, é bastante provável que estejam em boas condições para competir já no próximo jogo", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – tem sido um dos pilares mais fortes e marcou presença em 20 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.715 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Já Ángel Di María, esta temporada, com a camisola do Benfica – avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 22 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.511 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 11 golos e fez seis assistências.
Camisola 4 do Clube da Luz tem sido associado a uma mudança já no próximo mercado de transferências
|
0A saída de António Silva do Benfica volta estar na ordem do dia e muito se deve a Jorge Mendes, empresário do camisola 4 do Glorioso que deixou um aviso aos responsáveis encarnados sobre a vontade de o internacional português rumar à Juventus.
Jorge Mendes - António Silva quer a Juventus e a Juventus quer António Silva
"António Silva quer a Juventus e a Juventus quer António Silva. Agora cabe ao Benfica decidir. Temos de ser pacientes e esperar alguns dias. Isto são coisas que podem mudar em cinco minutos durante o mercado de transferências, que está fechado por agora", começou por dizer o agente em conversa com a Sky Sports.
"É um jogador importante, teve vários clubes interessados nele, vamos ver o que o Benfica decide, que é quem tem a última palavra", acrescentou ainda Jorge Mendes sobre a possível transferência do camisola 4 para o emblema transalpino.
Vale recordar que nos últimos dias foi noticiado que a Juventus preparava a primeira oferta para convencer o Benfica a libertar António Silva. Segundo essas informações, o emblema transalpino estava disposto a avançar com cinco milhões pelo empréstimo do camisola 4 da turma de Bruno Lage, sendo que após seis em Itália, a vecchia signora pagaria mais 30 para acionar a compra obrigatória. Contudo, Rui Costa já afirmou que apenas liberta o central em janeiro pela cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 38 milhões de euros - marcou presença em 13 duelos: três na Liga dos Campeões, sete no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.085 minutos disputados dentro das quatro linhas, o central já soma um golo e uma assistência.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 107 partidas, onde fez gosto ao pé por oito ocasiões, assistindo os colegas numa ocasião. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira, tendo feito grande parte da formação no Seixal.
Futebolista de Bruno Lage pode estar mais perto da saída do Clube da Luz, estando apontado a uma transferência já em janeiro
|
0Depois de ter sido noticiado que o RB Leipzig estaria de olho em Niklas Beste para o próximo mercado de inverno, eis que há um novo desenvolvimento na 'novela', com o reforço de verão a estar mais perto da saída do Benfica.
De acordo com informações avançadas, esta sexta-feira, 27 de dezembro, pelo jornalista Florian Plettenberg, o Leipzig terá já iniciado contactos para garantir a ida do defesa germânico, no entanto, os alemães não pretendem abrir os cordões à bolsa.
Segundo adianta a mesma fonte, o emblema da Bundesliga estará a estudar uma proposta de empréstimo, querendo garantir os serviços de Beste através de uma cedência do Benfica.
Importa recordar que, tal como avançou o nosso Jornal, em exclusivo, Rui Costa apenas sondará o mercado por um novo lateral-esquerdo, caso Niklas Beste abandone o Benfica no defeso de janeiro. Assim, a vinda de um reforço está dependente da saída do alemão.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Jan-Niklas Beste – atualmente avaliado em 14 milhões de euros –marcou presença em 19 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 789 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o alemão marcou dois golos (Pevidém) e fez duas assistência (Atlético Madrid e Estoril).
Jan-Niklas Beste, recorde-se, chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de verão, oriundo do Heidenheim, emblema da Bundesliga. Os encarnados pagaram qualquer coisa como 8 milhões de euros pelo ala alemão, que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.
Confira aqui a publicação que dá conta do interesse do Leipzig em Niklas Beste: