Futebol
Confiante no regresso ao Benfica, ex companheiro de Rafa deixa elogio: "Na minha opinião..."
23 Jan 2026 | 12:24
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 14:22 |
Rafa Silva já corre a pensar no embate com o Estrela da Amadora. Pelo que foi apurado, o novo reforço do Benfica procura fazer a sua estreia diante dos tricolores, uma vez que a partida vai decorrer no Estádio da Luz. Contudo, o craque de 32 anos ainda está dependente de certos documentos.
Segundo noticiou o jornal A Bola, na tarde desta sexta-feira, 23 de janeiro, Rafa Silva, horas depois de ter sido oficializado, já foi inscrito pelo Benfica na Liga de Clubes. Contudo, para entrar nos convocados da partida contra os amadorenses, o internacional português terá de aguardar por um documento internacional que lhe dê luz verde.
Porém, o diário desportivo recorda que os documentos não serão o único entrave à provável estreia de Rafa Silva. José Mourinho, que pretendia contar com o atleta ainda esta semana, terá de avaliar a condição física do avançado, a fim de entender se o mesmo cumpre os requisitos necessários para entrar na convocatória.
A verdade é que, à entrada para o duelo com os tricolores, que já mereceu a atenção de João Nuno, técnico da equipa da Reboleira, José Mourinho tem dúvidas em torno da forma do jogador. Vale a pena recordar que Rafa Silva não joga, ou treina, em condições desde o mês de novembro, altura em que entrou em rota de colisão com o Besiktas.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Antigo treinador dos encarnados, destaca médio português que antes pisou o Estádio da Luz, devido a recentes impressionantes exibições
23 Jan 2026 | 13:55 |
Aos 28 anos, João Carvalho está a realizar a melhor época da sua carreira ao serviço do Estoril. Em 20 jogos, o médio regista cinco golos e sete assistências, totalizando, desta forma, 12 participações em golo. Hélder Cristóvão, que orientou o médio no Benfica B, entre 2014 e 2018, segue sem esquecer os tempos em que trabalhou com o futebolista no Seixal, onde este chamava a atenção devido à sua qualidade técnica.
"A sua qualidade técnica era admirada"
"Como pessoa, excelente. Muito bem formado, educado, tímido e muito acarinhado por todos. Tinha o respeito e era muito popular entre os colegas e todos tínhamos um ponto em comum: admirávamos a sua qualidade técnica. A partir daí foi desenvolver o jogador. Sempre teve uma qualidade acima da média, com grandes recortes técnicos", começou por dizer ao jornal Record.
Cristóvão, antigo central do Benfica - que vê ex jogador a brilhar em França - e Estoril, hoje com 54 anos, acredita que o clique goleador 'deu-se' com o empréstimo do médio ao V. Setúbal, na segunda metade da temporada de 2016/17: "O clique dá-se na altura em que o José Couceiro veio buscá-lo para o V. Setúbal. Falámos um pouco sobre o João e sobre aquilo que eu achava que ele devia melhorar para estar num clube de Primeira Liga, que tinha de olhar mais para a baliza no último momento."
"Toda a gente olha para ele com qualidade"
"Tudo o resto estava perfeito, mas faltava esse pormenor: fazer golos para se tornar num jogador mais completo. A passagem pelo V. Setúbal fez-lhe muito bem, fora da bolha do Benfica, foi um ponto de partida. O percurso dele mostra que toda a gente olha para ele com qualidade, Olympiacos, Nottingham Forest…Encontrou, agora, no Estoril o espaço e um treinador que permite ser ele mesmo, a criar, a estar dentro do jogo com muito bola, mas também sacrifica-se muito pela equipa", afirmou o técnico.
Hélder, que passou ainda por clubes como PSG, Newcastle ou Deportivo enquanto jogador, acredita que, aos 28 anos, João Carvalho está pronto para dar o salto: "Diria até que há poucos jogadores portugueses com essa tomada de decisão no último terço. Está com 28 anos, no seu máximo de carreira, e acho que ainda vai a tempo de conseguir dar o salto para outro lado, mas acho que está muito feliz no Estoril."
Segundo foi apurado pela imprensa nacional, Direção encarnada deu luz verde ao negócio que leva o atleta a rumar para outra cidade do país
23 Jan 2026 | 13:43 |
Leandro Santos está de saída, confirmado pelo Benfica. Depois de duas tentativas falhadas, com o Alverca e com o Vitória de Guimarães, o lateral do Glorioso prepara-se para ser o reforço de inverno do Moreirense. Ao que tudo indica, o atleta já não se encontra nas instalações encarnadas.
Segundo adiantou o jornal A Bola, na edição desta sexta-feira, 23 de janeiro, o Clube da Luz deu luz verde para a transferência em definitivo do futebolista, que tem jogado no plantel secundário dos encarnados. Pelo que foi possível apurar, o futebolista de 20 anos já se encontra em Moreira de Cónegos.
A mesma fonte adianta que o Benfica e o Moreirense acordaram numa transferência em definitivo, com o emblema nortenho a pagar cerca de 800 mil euros ao Glorioso. Além disso, o diário desportivo revela que o Clube da Luz fica com uma cláusula de compra para recuperar o jogador. Leandro Santos vai assinar um contrato válido até 2030 e deve ser apresentado ainda esta sexta-feira, 23 de janeiro.
Confirmada a saída do futebolista de 20 anos, a equipa de Nélson Veríssimo fica com uma vaga por suprimir no lado direito da defesa. O nome colocado em cima da mesa será o de Daniel Banjaqui, admirador de Manu Silva. O campeão do Mundo de sub-17 terá a oportunidade de evoluir, tal como José Mourinho pretendia.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Leandro Santos — avaliado em 1 milhão de euros — realizou 13 jogos: nove na Segunda Liga e quatro na Elite League U20. Nos 893 minutos em que esteve em campo, o defesa marcou um golo e fez uma assistência, dando boas indicações.
Antecipando o duelo com os encarnados, que se irá realizar no domingo, figura importante dos tricolores deixa apontamentos fundamentais
23 Jan 2026 | 13:00 |
O técnico do Estrela da Amadora, João Nuno - que enfrenta problemas antes do encontro na Luz -, presente na recente Gala Tricolor, salientou a capacidade do adversário que estes terão pela frente, afastando a possibilidade de encontrar um Benfica afetado pela recente derrota europeia frente à Juventus, lembrando que se encontra ainda invicto na Liga na presente época, prevendo uma partida altamente exigente na Luz.
João Nuno: Será um jogo extremamente difícil"
"O Benfica vem de uma derrota, mas, estivemos a analisar e acho que até faz um bom jogo, mas há uma parte do jogo em que a Juventus faz os golos. Esperamos um Benfica como tem sido no campeonato, ainda não perdeu, nas competições internas só na Taça de Portugal e na Taça da Liga e na Liga não tem nenhuma derrota, portanto será um jogo extremamente difícil, mas vamos tentar disputar e jogar para ganhar", antecipou.
Jovane Cabral, que no decurso da Gala foi distinguido como Futebolista do Ano, assinalou a "atitude e pensamento" que os tricolores têm apresentado, garantindo que tal não será diferente ante os encarnados.
Jovane Cabral: "Benfica é um dos mais fortes de Portugal"
"O Benfica é sempre um adversário a considerar. É um dos mais fortes em Portugal mas nós vamos fazer tudo para conquistar os três pontos, este ano estamos com outra atitude e pensamento e acho que o clube está com vontade de crescer ainda mais. Vamos dar tudo para conseguir esses três pontos, mesmo sendo fora de casa, jogamos sempre para ganhar e acredito que o Estrela vai fazer um bom resultado", atirou o avançado cabo-verdiano.
Recorde-se que, que os encarnados voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de janeiro, pelas 18h00, no Estádio da Luz, onde defrontarão o Estrela da Amadora. O encontro contará para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e já é conhecido o árbitro.