
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Florentino Luís tem vindo a ganhar espaço no onze titular do Benfica, mediante a lesão de Orkun Kokçu, e deverá continuar como opção inicial de Roger Schmidt frente ao Moreirense, no próximo domingo, dia 3 de novembro, permitindo que o médio turco recupere totalmente de lesão.
O treinador do Benfica deseja que o camisola 10 das águias recupere totalmente a forma física, tendo em conta a lesão contraída ao serviço da seleção da Turquia, durante uma sessão de treino. O atleta tem realizado um regresso calmo à competição.
É de recordar que, Orkun Kokçu custou 25 milhões de euros aos cofres do Estádio da Luz, sendo um recorde de transferências na Liga Portugal Betclic. O médio ex-Feyenoord foi um pedido expresso de Roger Schmidt, tendo em vista substituir Enzo Fernández.
Florentino Luís - avaliado em 20 milhões de euros - tem sido a alternativa de Roger Schmidt a Orkun Kokçu, no meio-campo, dada a lesão do internacional turco, fazendo dupla com João Neves. Na presente temporada, regista 14 jogos. Já, no ano passado, alinhou em 54 encontros, onde realizou três assistências.
Esta temporada, Orkun Kokçu - avaliado em 35 milhões de euros - já participou em 12 encontros dos comandados de Roger Schmidt, tendo apontado um golo e duas assistências, conquistando ainda a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto, assistindo Di Maria.
Capitão das águias abordou o futuro, em recentes declarações, onde demonstrou que o foco, atualmente, está no Mundial de Clubes
|
Nicolás Otamendi está em processo de negociações com Rui Costa para renovar contrato pelo Benfica, mas o capitão, recentemente, não escondeu nada e revelou ter rejeitado ofertas milionárias...da Arábia Saudita. As confissões do central acabam por aproximá-lo mais de um cenário de continuidade na Luz.
"Na minha cabeça, só penso em continuar a competir e não deixar de estar no radar da seleção. Tive ofertas da Arábia Saudita, mas descartei-as. Hoje estou focado no Mundial de Clubes e depois se verá", afirmou Otamendi, em declarações à rádio Red, mostrando que o foco, atualmente, está apenas no Benfica.
Nicolás Otamendi: "Tive ofertas da Arábia Saudita, mas descartei-as"
Ainda assim, o capitão da turma de Bruno Lage revelou a vontade em querer participar no Mundial de 2026 pela Argentina: "Sou muito agradecido porque pude viver o melhor e o pior pela seleção da Argentina. Quero continuar na seleção. Sempre o disse, que competindo e mantendo um bom nível terei hipóteses de ir à seleção, mas ainda falta para o Mundial".
"Sempre disse que um objetivo era continuar a jogar, temporada após temporada, agora falta esta e a seguinte, fazer as coisas bem, para poder ter hipóteses de estar no Mundial", completou Otamendi, capitão do Benfica, em declarações à rádio mencionada acima.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 53 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e três no Mundial de Clubes. Nos 4.715 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou oito golos e fez quatro assistências.
Numa conversa com o nosso Jornal, conhecido dirigente das águias analisou as incidências do encontro com os bávaros, partilhando a sua visão do resultado
|
O Benfica quebrou finalmente a maldição, depois de conquistar a primeira vitória diante o Bayern Munique, ao vencer os bávaros por uma bola a zero, na terceira jornada do Grupo C do Mundial de Clubes. No rescaldo da partida, José Gaspar Ramos, antigo vice-presidente dos encarnados, em entrevista exclusiva com o Glorioso 1904, analisou a importância do triunfo, com destaque para Trubin, mas, também, deu a sua opinião quanto ao facto de Kokçu não ter sido titular.
José Gaspar Ramos: “Esta vitória foi muito positiva”
Importância e 'estrelas' da vitória histórica do Benfica
Em conversa com o nosso Jornal, o conhecido dirigente começa por salientar que se tratou de um triunfo histórico: “Antes que mais, esta vitória foi muito positiva, tendo o significado, a primeira vitória sobre o Bayern”. No entanto, frisa que o mais importante foi a passagem às eliminatórias: “Foi mais importante o resultado, que ajudou para o apuramento para os oitavos de final, isso é que é preciso salientar”.
Contudo, Gaspar Ramos acredita que a exibição foi idêntica à que tem marcado a presente época: “Foi um jogo, digamos que, não muito entusiasmante, só porque, realmente fizeram um jogo muito à imagem daquilo que foram os jogos, grande parte dos jogos do Campeonato Nacional e o próprio jogo da final da Taça de Portugal, em que acabaram por levar à derrota nas duas provas”.
José Gaspar Ramos: “Foi um jogo, digamos que, não muito entusiasmante”
Além de Andreas Schjelderup, autor do golo do triunfo, a grande figura do encontro foi Anatoliy Trubin. Ao Glorioso 1904, Gaspar Ramos reconheceu que o internacional ucraniano tem evoluído: “É um guarda-redes de qualidade, que tem ultrapassado as dificuldades que tinha, que eram sobretudo sair dos postes para segurar as bolas. Tem já uma maior maturidade e está bastante melhor. É neste momento um guarda-redes que dá confiança à sua equipa. Ele certamente atingiu um nível de qualidade que dificilmente vai baixar muito".
José Gaspar Ramos sobre Trubin: “É neste momento um guarda-redes que dá confiança à sua equipa”
Ausência de Kokçu no onze é castigo para o turco?
Outro aspeto que foi notado foi a ausência de Orkun Kokçu do onze inicial. Ao ser questionado sobre este detalhe, o antigo n.º 2 de Manuel Damásio na direção do Clube defende que a ausência não foi um castigo. Na sua opinião, Gaspar Ramos considera que foi uma solução para assimilar o que aconteceu. “Foi mau, sobretudo para o Benfica. Foi mau para o jogador e para o próprio treinador, foi um caso muito mau, não devia ter acontecido. O facto de ele não ter sido titular foi talvez uma marca para assimilar a situação que se passou e não se devia ter passado”, afirma o ex-dirigente.
José Gaspar Ramos sobre o caso Kokçu: “Foi mau, sobretudo para o Benfica”
Benfica - Chelsea nos 'oitavos' do Mundial de Clubes
Por fim, já a pensar no próximo duelo, frente ao conjunto de Enzo Maresca, José Gaspar Ramos, em exclusivo ao Glorioso 1904, assume que o Benfica vai precisar de alguma sorte à mistura. “O que se pode esperar do jogo é na medida o que tem acontecido, em que a equipa vai jogar muito fechada para poder explorar rapidamente o ataque rápido e daí, se tivermos um pouco de sorte, podemos ganhar o jogo, tal como aconteceu com o Bayern”, perspetivou Gaspar Ramos.
Camisola 61 dos encarnados já falhou dois duelos na fase de grupos do Mundial de Clubes - os alemães da Baviera e Auckland
|
Bruno Lage não tem descanso e, desta vez, o culpado é Florentino. O camisola 61 continua a recuperar da lesão no ombro direito e nem marcou presença na ficha de jogo do Benfica - Bayern Munique. Depois do possível problema físico de Renato Sanches, o técnico fica sem 'trinco', caso Florentino não recupere a tempo.
Bruno Lage lançou várias novidades para enfrentar o Bayern Munique e apostou em Renato Sanches para ser o "trinco" da equipa. O camisola 85 tinha surgido como opção após a lesão do titular da posição frente ao Boca Juniors, ainda na primeira jornada, porém, sua condição física indica que o técnico terá de arranjar outra solução para os seus problemas.
Florentino Luís não esteve sequer no banco na partida contra os alemães e a recuperação para a próxima fase é incerta. Dentro do plantel do Benfica, já não existem mais jogadores inscritos na competição que executam esta função de "6", além do médio de 25 e de Renato Sanches, que não está na sua posição de origem.
Bruno Lage já tinha falado sobre a lesão sofrida pelo médio e não garantiu a sua presença na última jornada. Recorde-se que o Benfica tem sofrido muito com lesões nesta época, onde até mesmo o concorrente do camisola 61, Manu Silva, foi uma das vítimas da posição, estando de fora há vários meses.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 43 embates: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um no Mundial de Clubes. Nos 3.487 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos uma assistência.