![Após conquista da Allianz Cup, Benfica chega 'aos pés' de...](/storage/media-items/image/2024/03/aguia_20240323115653.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na entrevista concedida à BTV na última sexta-feira, dia 9 de fevereiro, Rui Costa falou sobre a contratação de Marcos Leonardo, afirmando que o Benfica só conseguiu assegurar os seus serviços devido à descida do Santos, ex-clube do número 36, tendo isto sido um elemento crucial para concluir o negócio com o emblema brasileiro.
"Muita gente pode pensar que devíamos ir buscar alguém com experiência e dinamismo, mas importa referir que não há qualquer clube que me venda um avançado com 20 golos em janeiro. Dentro da nossa política, encontrámos um jovem que se já distinguia, que pudesse acrescentar no imediato, olhando para o futuro", prosseguiu.
"Só foi possível porque o Santos desceu de divisão, caso contrário teríamos dificuldades em trazê-lo, e também graças às relações com o Santos e credibilidade com os clubes com que trabalhamos. Ainda por cima não custa dinheiro vivo agora, são contratações pagas a partir da próxima época. Levava perto de 50 golos já com 20 anos, dá-nos garantia para o presente e futuro. Tem mostrado o porquê da nossa vontade em trazê-lo já", rematou.
Marcos Leonardo - avaliado em 25 milhões de euros - regista três golos, em cinco jogos pelo Benfica. Ao serviço do Santos, o jovem apontou 49 jogos, 21 golos e quatro assistências, em 2023, numa temporada em que o clube sofreu a descida para a serie B do Brasileirão.
Importa recordar que o Clube da Luz volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 11 de fevereiro, na deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães. É um encontro a valer para a jornada 21 da Liga Portugal Betclic, que, atualmente, é liderada pelos encarnados, provisoriamente, e tem hora marcada para as 20h30.
Águias somaram mais um título para o seu palmarés e acabaram por conseguir empatar novamente o ranking, partilhando o primeiro lugar com rival conhecido
|
Na última noite, sábado, 11 de janeiro, o Benfica voltou a sentir o sabor da conquista, ao levantar o troféu da Taça da Liga, depois de derrotar o Sporting na lotaria das grandes penalidades (7-6), face ao empate a uma bola durante o tempo regulamentar. Ao adicionar a Allianz Cup ao museu do Clube, o Glorioso passa a somar 86 troféus e volta a igualar o registo do Porto.
O emblema da Luz tinha caído para o segundo lugar do ranking de troféus, depois dos dragões terem derrotado os leões no início da época, uma vez que, a 3 de agosto de 2024, os azuis e brancos conquistaram a Supertaça e isolaram-se, na altura, na liderança com 86 títulos. Este registo entretanto já foi igualado pelo Glorioso após a partida de ontem.
Com a conquista da oitava Taça da Liga, o primeiro troféu da prova levantado depois da goleada de seis bolas a duas contra o Marítimo, na longínqua época de 2015/2016, o Benfica voltou a igualar os 86 troféus dos portistas e ambos partilham a liderança da classificação. O Sporting, que é o campeão nacional em título, surge num distante terceiro lugar, com apenas 55 títulos no palmarés.
Feitas as contas e com 86 troféus no Museu Cosme Damião, o Clube da Luz passa a agora a apresentar duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (equivalente a duas Ligas dos Campeões), 38 campeonatos nacionais, 26 troféus alusivos à Taça de Portugal, oito Taças das Liga e três campeonatos de Portugal. Além disso, as águias contam também com a conquista de uma Taça Latina, troféu que nunca foi reconhecido pela FIFA.
Após igualar o rival na liderança da classificação de clubes com mais títulos em Portugal, o próximo objetivo do Benfica passa por conquistar mais provas, de forma a conseguir isolar-se no topo da tabela e arrecadar para si o título de clube mais titulado de Portugal.
Lateral-direito apontado ao Glorioso esteve em destaque na Turquia na goleada do Trabzonspor frente ao Antalyaspor, por 5-0
|
Pedro Malheiro, que chegou a estar com 'pé e meio' no Benfica, ganhou destaque na Turquia, com a camisola do Trabzonspor, ao marcar o primeiro hat-trick na carreira diante do Antalyaspor. A equipa do ex-alvo das águias goleou o adversário, por cinco bolas a zero.
Num jogo a contar para a 19.ª jornada do campeonato turco, o antigo lateral do Boavista teve motivos para sorrir, visto que fez história. No entanto, quem abriu o marcador foi Simon Banza, aos 21 minutos. Pedro Malheiro brilhou a partir do minuto 52, onde apontou o primeiro dos três golos que registou no encontro. Os restantes foram marcados à passagem dos minutos 64 e 87.
Além de ter feito o primeiro hat-trick da carreira, o lateral-direito cobiçado pelo Benfica fez o primeiro tento de cabeça e tornou-se o primeiro defesa a apontar três remates certeiros no campeonato da Turquia desde 2009. Vale a pena referir que Muhammed Cham também foi um dos autores dos cinco golos do Trabzonspor diante do Antalyaspor.
No que toca à ligação de Pedro Malheiro com o Benfica, é de recordar que, o lateral, quando ainda estava ligado ao Boavista, chegou a ser do interesse de Rui Costa, que procurava, já na altura, um concorrente para Alexander Bah, lateral titular indiscutível nas águias. O Boavista recusou algumas propostas e os encarnados acabaram por desistir da corrida.
Esta temporada, com a camisola do Trabzonspor, Pedro Malheiro - atualmente com um valor de mercado definido nos 4,8 milhões de euros - alinhou num total de 22 partidas: 17 no campeonato turco, uma na Taça da Turquia, três na Liga Europa e um na Conference League. Em 1.862 minutos, regista quatro golos e duas assistências.
Confira um dos golos de Pedro Malheiro:
Antigo capitão das águias e membro da estrutura encarnada, regressou ao Brasil há uns meses, mas não esqueceu o clube
|
A conquista da Allianz Cup da parte do Benfica tem sido um momento que tem sido levado com muita euforia por parte de toda a nação Benfiquista, uma vez que foi o primeiro troféu que as águias levantaram desde a Supertaça, no início da temporada 2023/2024. Ainda não se passaram 24 horas deste acontecimento e e o Glorioso tem sido alvo de inúmeras mensagens de felicitação.
Entre as inúmeras personalidades e rostos conhecidos da família Benfiquista, salientou-se a mensagem deixada por Luisão, incontornável defes brasileiro e eterno capitão do Glorioso. Depois de ‘pendurar a chuteiras’, o antigo jogador dos encarnados começou a desempenhar funções na estrutura do Benfica, na qualidade de Diretor Técnico. E, ontem à noite, fez questão de deixar uma mensagem à equipa de Bruno Lage.
Luisão – Orgulho mesmo de longe
Recorde-se que, Luisão deixou o cargo de Diretor Técnico do Clube da Luz há uns meses, para rumar ao Brasil, com o objetivo de abraçar um novo futuro profissional. O antigo camisola 4 das águias foi nomeado, no passado mês de Dezembro, para o cargo de CEO da empresa Criativity Produções Eventos e segundo o mesmo, cumprir o ‘sonho’ de implementar várias escolas do Benfica em terras de Vera Cruz.
Recorde-se, que Luisão fez praticamente toda a sua carreira profissional no Benfica e tal como Di María e Renato Sanches, sabe o que é vencer a Taça da Liga, com o antigo central brasileiro a fazer parte do plantel encarnado que, levantou o troféu em sete ocasiões distintas, desde a época de 2008/2009 até 2015/2016.