
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No último sábado, 17 de maio, deu-se o encerramento oficial da edição 2024/2025 da Liga Portugal Betclic, onde o Benfica não conseguiu assegurar a conquista do 39.º Campeonato Nacional. Porém, a equipa de Bruno Lage conta com um registo que o deixa na liderança, bastante mais destacado que os seus rivais, nomeadamente o Sporting de Rui Borges.
Não é segredo que o Clube da Luz atrai multidões para os estádios, nomeadamente no seu próprio reduto, onde regista de forma regular uma enorme adesão aos encontros. Feitas as contas, o Benfica apresenta o melhor registo de assistência de todas as 18 equipas que competiram na presente edição da Liga Portugal Betclic.
Ao todo, foram 17 as jornadas em que o Estádio da Luz abriu as portas aos Benfiquistas. Ao longo desses 17 encontros, a taxa de ocupação dos encarnados foi superior a 90%, registando uma marca de 91,4%. Um valor bem mais alto do que o Sporting (84,95%) e Porto (81,16%), que surgem nas posições abaixo do Glorioso.
Relativamente à última jornada que cada equipa disputou em ‘casa’, o Benfica volta a ser o ‘rei das assistência’, registando a maior afluência ao Estádio da Luz. Vale recordar que, na 33.ª ronda, quando recebeu o Sporting (1-1), os encarnados contaram com 63.478 espectadores nas bancadas. Quase mais 15.000 adeptos do que o Sporting - Vitória de Guimarães, que registou 49.155 pessoas. Os dragões, por sua vez, na receção ao Nacional, na 34.ª jornada, apenas contaram com 34.674 adeptos nas bancadas.
Contudo, o domínio do Glorioso não fica por aqui, quanto ao somatório total de assistência das 17 jornadas realizadas em casa, o Benfica por pouco não atingiu a marca do 1 milhão de espectadores. Ao todo, nos 17 encontros que foram disputados no Estádio da Luz, nesta edição da Liga Portugal Betclic, as águias contaram com a presença de cerca de 998.680 pessoas. Quase mais de 280.000 espectadores que o Sporting registou (722.987 adeptos). Por outro lado, os portistas nem chegaram aos 700.000, registando uma assistência total de 690.356 adeptos.
Confira aqui os números:
No último domingo, a equipa do antigo treinador dos vermelhos e brancos foi a joga, mas apesar dos três pontos, disse ‘adeus’ ao título
|
Já está encontrado o novo campeão turco, neste caso, o tricampeão, uma vez que o Galatasaray conquistou a prova de regularidade pelo terceiro ano seguido. No último domingo, os dois candidatos ao título foram a jogo e o líder levou a melhor sobre o Fenerbahçe. Apesar da equipa do ex Benfica ter vencido a sua partida (2-1), o rival também somou três pontos, colocando um ponto final na corrida ao troféu.
A jogar em casa, os pupilos de José Mourinho, para continuarem a sonhar com o campeonato, tinham de vencer o seu encontro e esperar por um deslize do adversário. Apesar do seu favoritismo, até foi o Eyupspor que entrou melhor, ao marcar primeiro, contudo o golo viria a ser anulado. Antes do intervalo, a equipa do Special One abriu oficialmente a vantagem, por intermédio de En Nesyri, aos 32 minutos.
Na etapa complementar, os forasteiros voltaram a gelar o reduto do Fenerbahçe, mas o golo voltou a ser anulado pela arbitragem. Perante um novo susto, os atletas de José Mourinho voltaram a reagir e o ex Benfiquista festejou o segundo tento, apontado por Dzeko, à passagem do minuto 84. À terceira é que foi de vez e o Eyupspor conseguiu marcar. Aos 90+4, Meras reduziu a desvantagem da equipa visitante.
No entanto, a felicidade pelo triunfo rapidamente se desvaneceu, ao se saber do resultado do Galatasaray, que tinha vencido o Kayserispor, por três bolas a zero, fruto dos golos de Victor Osimhen, Burak Yilmaz e de Fernando Muslera.
Feitas as contas, o Fenerbahçe deu a corrida pelo campeonato como terminada, vendo o rival da cidade fazer a festa do tricampeonato. Ao fim de 34 rondas, o Galatasaray reforçou a liderança da prova, com 89 pontos, mais nove pontos do que a equipa de José Mourinho, que terminou no 2.º posto, com 81 pontos. Para cumprir calendário, o Fenerbahçe vai defrontar nas duas últimas jornadas o Hatayspor e o Konyaspor.
Presidente do Clube da Luz não pretendente abdicar de futebolista dos encarnados, contando com o atleta para a próxima temporada
|
Está decidido: Zeki Amdouni é para manter no plantel do Benfica na próxima temporada. Numa altura em que está afastado devido a lesão, a imprensa internacional revela que Rui Costa não abdica do camisola 7, estando mesmo a contar com o avançado no plantel de Bruno Lage em 25/26.
Depois de ter surgido no radar do Monaco, o portal SFM Fotball dá conta da intenção do Presidente do Clube da Luz em relação ao reforço do último verão. Segundo a mesma fonte, o plano de Rui Costa passa por fazer convencer o Burnley a libertar Zeki Amdouni no próximo mercado, de modo a prolongar a sua estadia no Benfica.
Ora esta nova informação acaba por surgir numa altura em que Zeki Amdouni, que tem estado ausente devido a lesão, foi apontado ao Monaco. De acordo com a informação partilhada pelo portal acima mencionado, os monegascos já enviaram a primeira proposta, de forma a convencer o Burnley a libertar o camisola 7 do Benfica.
Recorde-se que esta possível continuidade de Zeki Amdouni no Benfica já tinha sido avançada, em exclusivo, pelo Glorioso 1904. De acordo com a informação recolhida pelo nosso Jornal o camisola 7, que chegou ao Clube da Liz no último verão, convenceu Rui Costa, sendo que o Presidente das águias planeia ficar com o internacional helvético na temporada 25/26.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta de Bruno Lage em 43 encontros: 11 na Liga dos Campeões, 24 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.
Informação foi avançada esta segunda-feira, onde revela que futebolistas do Clube da Luz não vão poder marcar presença nos treinos
|
Com a temporada do futebol feminino praticamente no fim, terminou com a realização da Taça de Portugal, as jogadoras estão agora disponíveis para representar as respectivas seleções nacionais. Portugal não é exceção e anunciou hoje a convocatória, que vai contar com a presença de quatro jogadoras do Benfica.
Durante o início da tarde de hoje, Francisco Neto, responsável pela equipa feminina das quinas, revelou a lista com os 25 nomes que irão representar Portugal na Liga das Nações, onde vão medir forças com as congéneres da Inglaterra e da Bélgica.
Entre o plantel das navegadores, constam o nomes de quatro inspiradoras, as defesas Catarina Amado, que renovou recentemente o seu contrato com o Glorioso, e a capitã do Benfica, Carole Costa. Às duas portuguesas, juntam-se as compatriotas Andreia Faria e Andreia Norton, habituais peças do meio-campo da equipa de Filipa Patão.
Numa lista onde constam várias jogadoras do Sporting, incluindo um alvo das águias, Diana Silva, mas o destaque vai para a chamada inédita de Carolina Correia e de Samara Lino, jogadoras do Torreense, que no último sábado, 17 de maio, venceram a Taça de Portugal, frente ao Clube da Luz.
Por outro lado, ficou notada a ausência de Kika Nazareth da convocatória de Portugal. Vale recordar que a antiga jogadora do Glorioso se encontra a recuperar de uma lesão, o que a deixou de fora dos relvados desde o final do mês de fevereiro. precisamente após o encontro com a seleção inglesa. As Navegadoras vão medir forças primeiro com a Inglaterra, 30 de maio, no Estádio Wembley e, mais tarde, a 3 de junho, recebe a Bélgica no Estádio dos Barreiros, no Funchal.