Futebol
Alerta, Benfica! Já se conhece o motivo para ausência de Dedic contra o Tondela
03 Fev 2026 | 12:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2025 | 16:34 |
A derrota do Benfica frente ao Qarabag na noite da passada terça-feira, dia 16 de setembro, foi determinante para o despedimento de Bruno Lage, decisão anunciada por Rui Costa horas depois do desaire. Sérgio Krithinas, diretor-executivo do jornal Record, revelou os detalhes do negócio de Rui Costa com José Mourinho, que está a ser apontado como o sucessor de Lage nas águias.
Sérgio Krithinas: "José Mourinho está muito perto de voltar ao Benfica"
"25 anos depois, José Mourinho está muito perto de voltar ao Benfica. O treinador português, que deixou o Fenerbahçe há poucas semanas é o preferido e o escolhido por Rui Costa para substituir Bruno Lage depois da derrota com o Qarabag", começou por dizer Sérgio Krithinas.
De seguida, o jornalista desportivo confirmou que já existem negociações em curso e que o anúncio estará para breve: "José Mourinho já começou a negociar com o Benfica, há contactos e conversas, mas ainda não há acordo fechado. É muito provável que isso aconteça nas próximas horas ou, mais tardar, na quinta ou sexta-feira. Rui Costa anunciou que quer ter um novo treinador no banco frente ao AVS SAD, o novo treinador que Rui Costa tem na cabeça é José Mourinho e, portanto, as negociações vão avançar seguramente nas próximas horas".
Sérgio Krithinas: "Falta definir ainda os termos do contrato, nomeadamente a sua duração"
No que falta às condições do contrato de José Mourinho, Sérgio Krithinas confessa que ainda existem detalhes a definir: "Falta definir ainda os termos do contrato, nomeadamente a sua duração. Falta saber se será um contrato até ao final desta temporada com algum tipo de opção, ou um contrato mais longo que isso. Também resta saber se há algum tipo de cláusula de saída que permita a José Mourinho ou ao Benfica desafazer o contrato caso haja outro presidente depois das eleições que estão marcadas para 25 de outubro".
Por fim, o também comentador desportivo traçou um paralelismo com a primeira passagem de Mourinho pela Luz: "Curiosamente, a primeira vez que José Mourinho treinou o Benfica, também encontrou o Clube num momento pré-eleitoral. Foi contratado por Vale e Azevedo, que perderia as eleições cerca de um mês e meio depois de contratar José Mourinho. Isso fez com que o treinador tivesse que trabalhar com o eleito Manuel Vilarinho e essa coabitação durou apenas cerca de um mês e meio, dois meses, quando José Mourinho sai depois de uma vitória sob o Sporting por 3-0, exigindo a Manuel Vilarinho a renovação do seu contrato. Vamos ver se a história se repete, existem muitos dados comuns".
Futebolista de 24 anos era um dos nomes que estava na lista de dispensas dos encarnados; contudo, fim do defeso obrigou a uma mudança de estratégia
03 Fev 2026 | 13:27 |
Henrique Araújo vai permanecer até ao final da temporada. Pelo que foi apurado, o avançado de 24 anos, que não deixou o Benfica durante este defeso, prefere continuar de águia ao peito até ao verão e, nessa altura, avaliar qual será o melhor passo na sua carreira.
Segundo deu conta o jornal Record, o camisola 39 era um dos nomes que estavam em cima da mesa do Benfica no que às saídas dizia respeito. Contudo, a mesma fonte explica que o português, antigo capitão da seleção sub-21, entendeu que não seria a melhor altura para tomar uma decisão tão importante.
Apesar de ter tido algumas sondagens no mercado português, como foi o caso do Estoril, e de alguns clubes estrangeiros, Henrique Araújo prefere esperar até ao verão para deixar o Benfica. Até lá, o atacante vai continuar à sombra de Vangelis Pavlidis e de Franjo Ivanovic, tendo também perdido o seu espaço para Anísio Cabral.
Ao que a mesma fonte conseguiu perceber, Henrique Araújo não gostou da ideia de ser novamente emprestado e, com isso em mente, recusou as propostas que tinha. No entanto, o diário desportivo explica que nada está perdido para o Benfica. O facto de alguns mercados, como o turco (que só fecha no dia 6 de fevereiro), permanecerem abertos é visto como uma solução para as águias.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 11 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Portugal. Nos 135 minutos em que esteve em campo, o avançado não registou qualquer golo ou assistência.
Professor de economia ficou desiludido com a pouca qualidade de concretização das oportunidades das águias frente ao Tondela
03 Fev 2026 | 12:49 |
O empate do Benfica diante do Tondela (0-0), no passado domingo, a contar para a 20ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi marcado pelo desperdício da equipa orientada por José Mourinho. Esta questão não escapou ao professor de Economia, Pedro Brinca.
P.Brinca: "Alergia à baliza adversária"
"A equipa tem mostrado uma evolução muito boa nos últimos jogos mas onde continua na mesma é na definição final dos lances. Ou porque o último passe é defeituoso, ou porque a meia distância acerta a grande distância da baliza. Com exceção de Pavlidis, os jogadores do Benfica mostram uma inusitada alergia à baliza adversária", confessou, na sua crónica ao jornal Record.
O adepto do "Glorioso" acredita que a pouca eficácia na frente da baliza adversária é um desafio para o "Special One", apesar dos poucos objetivos que o Benfica tem por lutar. "O segundo melhor marcador da equipa em jogos da Liga é Sudakov, com quatro golos. Conseguir melhorar a eficácia e o critério no último passe é o desafio ainda por superar para Mourinho. Pena que seja numa fase tão adiantada da época em que pouco há ainda por lutar.
P.Brinca: "Construção ofensiva desequilibrou"
" A equipa fez um dos melhores jogos em termos de qualidade coletiva ofensiva que vi esta época. A equipa do Benfica funcionou enquanto tal. A construção ofensiva desiquilibrou, não à custa das individualidades, mas precisamente devido à força do coletivo. Foram muitas as situações de vantagem numérica criada no último terço que proporcionaram várias situações de finalização. Que, infelizmente, a equipa desperdiçou", disse.
As águias voltam a entrar campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo frente ao Alverca, no Estádio da Luz, às 20h30. Após o empate, o Benfica continua no terceiro lugar, com 46 pontos, ficando mais longe do segundo classificado.
Treinador português tomou uma decisão no final da partida contra Tondela, e tema em questão tem suscitado algum burburinho na imprensa
03 Fev 2026 | 12:47 |
A equipa do Benfica teve direito, durante o dia de ontem, a uma folga, na sequência do jogo com o Tondela. Pelo que foi apurado, apesar do empate na Beira Alta, José Mourinho concedeu algum tempo de descanso aos encarnados, antes das águias virarem as suas atenções para o embate seguinte.
Segundo revelou o jornal A Bola, na edição desta manhã, o Benfica não treinou na última segunda-feira, 2 de fevereiro, depois de ter regressado do norte do país. A seu entender, José Mourinho concedeu algum período de descanso às águias depois de mais uma semana de enorme desgaste.
No entanto, a mesma fonte explica que a preparação para a partida frente ao Alverca — clube do qual Vangelis Pavlidis ainda não faturou — ainda não tem data marcada, ficando a questão no ar se os encarnados regressam aos trabalhos esta terça-feira ou apenas amanhã, quarta-feira, 4 de fevereiro.
Por outro lado, com o mercado fechado a entradas, apenas podem sair atletas, uma vez que na Turquia e Arábia Saudita ainda seja possível contratar. José Mourinho conta com um grupo de trabalho mais amplo, não apenas devido aos reforços, mas também ao regresso de alguns lesionados, como Bruma e Dodi Lukebakio.
Vale a pena recordar que o Benfica recebe o Alverca no próximo domingo, 8 de fevereiro, no Estádio da Luz, com a partida agendada para as 20h30. De momento, as águias seguem no terceiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 46 pontos, atrás do Sporting (51 pontos) e do Porto (55 pontos).
Alerta, Benfica! Já se conhece o motivo para ausência de Dedic contra o Tondela
03 Fev 2026 | 12:26
Ausência de Jude Bellingham divide imprensa espanhola, antes do Benfica - Real Madrid
03 Fev 2026 | 11:35
Volte-face! Marcos Leonardo fez as malas, mas ex Benfica não vai a lado nenhum
03 Fev 2026 | 11:54