Futebol
Álvaro Carreras em altas! Ex Benfica em destaque no Real Madrid - Juventus
23 Out 2025 | 12:54
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2025 | 01:49 |
Rui Costa anunciou o despedimento de Bruno Lage. O Presidente do Benfica comunicou a decisão de terminar a relação com o treinador português, por mútuo acordo, em conferência de imprensa, na madrugada de terça para quarta-feira. A notícia surge poucos momentos após a derrota dos encarnados frente ao Qarabag, por 3-2, na Liga dos Campeões.
"Queria comunicar a todos os Benfiquistas que acabamos de chegar a acordo com Bruno Lage, que deixa de ser treinador do Benfica a dia de hoje. Agradecer ao Bruno tudo aquilo que fez, o empenho que mostrou durante este ano, mas infelizmente chegou o momento de alterar. Contamos que no sábado já teremos o próximo treinador no banco contra o AVS.", começou por explicar Rui Costa, antes de responder às questões dos jornalistas.
Qual o perfil do próximo treinador?
"O perfil tem de ser um treinador vencedor. Tivemos uma semana dura para o Benfica, e lamento pelo jogo de sábado e pelo jogo de hoje, porque estão longe dos objetivos que temos, mas não perdemos nada. Mas é o momento de trocar, e o treinador que vier tem que ser ganhador, que represente um clube desta dimensão, e um treinador com capacidade de por esta equipa nos patamares que pretendemos."
Vai ser José Mourinho?
"É inútil estarmos a falar de nomes, não há treinador no Benfica neste momento. a única coisa que se passou foi a conversa com Bruno Lage. Agora, temos as nossas preparações para que no sábado o Benfica já esteja com um treinador no banco."
Como se explica o momento do Benfica?
"É uma semana pesada, dura para todos os Benfiquistas, mas não hipotecámos anda. Mas a semana deixou uma marca, teremos de conseguir levantar imediatamente a cabeça, pensar nos objetivos deste clube. Mas é difícil de explicar, pese embora, não serve de desculpa, esteja seja uma época bastante atípica para o nosso clube. Vale a pena referir o período de descanso, o período que tivemos para a Supertaça e Liga dos Campeões, e desde aí a equipa não parou. Mas o facto é que estes dois jogos deixaram uma marca e, infelizmente para nos, temos de mudar."
Porque manteve Bruno Lage no início da época?
"Certo ou errado que esteja, eu sou apologista da continuidade de projetos. O ano passado não ganhamos, mas a uma semana do fim podíamos ter ganho tudo. No mundial do clubes chegamos aos oitavos de final, eliminados pelo campeão do mundo. Considerei uma irresponsabilidade hipotecar a época logo de princípio - entrar para a supertaça sem pré-temporada, com um treinador novo, e parece-me uma irresponsabilidade, e os resultados vieram a dar razão. Essa foi a minha decisão, para alem da confiança que tinha em Bruno Lage. Penso que foi a melhor decisão naquele momento para atingir os objetivos imediatos que tínhamos."
Sobre as eleições:
"Não estou aqui para salvar cargos, sou Presidente do Benfica. Ainda não fiz campanha, porque o objetivo e assegurar o melhor futuro para o Benfica, independentemente de eleições. E esta decisão é sobre o futuro do Benfica, para não hipotecar o futuro do Benfica, e estou de longe de pensar no que isto pode trazer em termos de eleições."
Se já falou com algum treinador:
"Não há contactos com nenhum treinador, só falei com Bruno Lage."
Sobre Mário Branco e as ligações a José Mourinho:
"Mário Branco é diretor geral do futebol do Benfica, não é por Mourinho ou menos Mourinho."
Se os jogadores tem quota-parte?
"Toda a gente tem quota-parte. Ninguém fica isento de culpas, incluindo eu. Temos de analisar o que se passou esta semana, não esquecer os jogos pesados que tivemos, analisar o que se passou. Mas também não esquecer que os dois objetivos que tínhamos, conseguimos. Perdemos pontos que nos penalizam, mas que não retiram os nosso objetivos. É sobre isto que temos de trabalhar, e dar a volta o mais rápido possível."
Se falou com os jogadores?
"Falei com os jogadores no final do jogo, sim."
Sobre o treino de amanhã:
"O treino de amanhã, que será de recuperação, vai ser dado por treinadores interinos. O Benfica tem estrutura para isso, o problema do treino de amanhã não existe."
Confronstado pelo atual momento que atravessa no campeonato, antigo Benfiquista salienta que é preciso encarar problemas e trabalhar
23 Out 2025 | 14:46 |
Luís Castro ganhou destaque depois de uma passagem bem sucedida ao serviço do Dunkerque, da segunda divisão francesa, o que catapultou para primeira escalão, onde orienta o Nantes. No entanto, o técnico que orientou João Neves no Benfica não tem tido motivos para sorrir, sendo alvo de críticas.
Luís Castro: "Para um projeto ter sucesso, é preciso tempo ou dinheiro"
Contestado pelo arranque de temporada que o Nantes tem vindo a realizar, o antigo técnico dos encarnados reagiu às críticas, recordando a sua passagem pelo Dunkerque, afirmando que é preciso tempo para que os aspectos positivos e as mudanças surjam.
Em declarações à RMC Sport, o português frisou quais são os dois pilares necessários para que um clube tenha sucesso: "Para um projeto ter sucesso, é preciso tempo ou dinheiro. No Manchester City, o Pep Guardiola teve ambos. Jurgen Klopp também, quando chegou ao Liverpool".
Atualmente no 15.º posto da Ligue 1, apenas com um triunfo alcançado, em oito jornadas, o ex-técnico de João Neves - que se encontra lesionado - deixou uma garantia aos adeptos: "Sei qual é a nossa classificação atual. Vamos continuar a trabalhar e darei sempre o meu máximo".
"Há dois anos, toda a gente dizia que o Dunkerque ia descer de divisão na pausa de inverno, que só havia 2 por cento de hipóteses de nos mantermos na Ligue 2. No final, conseguimos a permanência", acrescentou Luís Castro, recordando a sua aventura na segunda divisão francesa.
Equipa que irá defrontar Benfica na Liga dos Campeões vive momentos complicados e adeptos fizeram questão de salientar em Stamford Bridge
23 Out 2025 | 14:21 |
John Heitinga, treinador que assumiu o comando técnico do Ajax, após a saída de Francesco Farioli, tem tido uma vida complicada. Sendo que, o mais recente episódio, que testemunhou no duelo frente ao Chelsea, em nada favoreceu a sua imagem junto dos adpetos, que não hesitaram pedir a sua demissão.
Tudi começou antes do pontapé de saída do encontro diante dos blues. O treinador, que em breve irá defrontaar o Benfica na Liga dos Campeões, operou várias mexidas na equipa, decisão que mostrou estar satisfeito, mas apenas durante 15 minutos: "Penso que funcionou durante 15 minutos, até ao cartão vermelho [de Kenneth Taylor]".
Com menos um jogador em campo, o antigo internacional neerlandês viu-se obrigado a mexer na equipa, decidindo retirar do terreno o criativo Oscar Gloukh. Porém, esta decisão não caiu bem no seio dos adeptos de Amesterdão, que não perderam tempo em vaiar o próprio treinador, entoando o seguinte: "Johnny, fora!".
"Compreendo as emoções dos adeptos por ter tirado o Oscar, mas queríamos dois médios mais defensivos e velocidade nas alas", começou por explicar John Heitinga. O técnico neerlandês preferiu salientar os aspectos positivos do encontro; "Vi os rapazes a lutar. E ainda ouvi cânticos, os adeptos continuaram a apoiar a equipa. Os rapazes correram cada metro uns pelos outros, em conjunto. Vi espírito de equipa".
Vale a pena lembrar que o Ajax saiu goleado pelo Chelsea, por 5-1, onde a exibição foi duramente criticada por Wesley Sneijder. Quanto ao técnico, John Heitinga continua a resistir aos maus resultados, tanto no campeonato, como na Champions, contudo, vários rumores apontam que a direção do clube está a estudar a hipóteses de um possível regresso de Erik ten Hag.
Números não enganam e atleta que trocou voltas aos encarnados alcançou um registo que pode muito bem se tornar histórico
23 Out 2025 | 13:24 |
A derrota do Benfica, no reduto do Newcastle, contou com dois carrascos: Anthony Gordon e Harvey Barnes, os austores dos golos dos mapgies. Ora pois, o extremo de 23 anos alcançou frente às águias o seu quarto tento na competição, o que o deixa na perseguição da marca inédita de um histórico do clube da Premier League.
Segundo adiantou o jornal Record, Anthony Gordon já leva na presente temporada quatro golos e uma assistência, todos apontados na prova milionária. Assim, o camisola 10 dos magpies fica apenas a dois golos de igualar o registo alcançado por Alan Shearer, figura incontornável da história do Newcastle.
O maior goleador do emblema Premier League, atualmente com 55 anos de idade, é também o máximo marcador dos ingleses na Liga dos Campeões, ao acertar no alvo em seis ocasiões, na temporada de 2002/03, a única edição em que o avançado participou. Face aos números, as probabilidades de ser ultrapassado por Gordon são bem reais.
Por outro lado, a oportunidade de superar Shearer neste registo, será a única hipóteses de Anthony Gordon conseguir bater o recorde do ex-internacional inglês. Uma vez que, o camisola 10 do Newcastle, que já conta com 27 golos pelos geordies, equivale a apenas 12% dos tentos da lenda, que conta com um total de 206 disparos certeiros, na sua passagem por St. James Park.
Recorde-se que, o triunfo conquistado diante do Benfica, por uns categóricos 3-0, fizeram com que o Newcastle subisse aos lugares de qualificação para a próxima fase da prova. No final do encontro, Anthony Gordon foi bastante elogiado por Eddi Howe, técnico dos magpies.