Futebol
Futuro de Rafael Obrador sofre reviravolta, mas Benfica não se importa
09 Jan 2026 | 06:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Abr 2024 | 17:45 |
Paíto, antigo defesa esquerdo do Sporting entre 2002 e 2005, prestou declarações à agência Lusa para antevisão do dérbi lisboeta que colocará o Benfica frente a frente com os leões, tendo em vista um lugar no Jamor na final da Taça de Portugal. Apesar da vantagem leonina, para o ex-jogador a turma de Amorim não jogará à defesa.
"O Sporting será igual a si próprio. Não acredito que chegue à Luz para tentar defender o resultado, até porque, com a experiência que tem, o treinador Rúben Amorim sabe muito bem que as equipas que entram para defender acabam por perder. Penso que irão jogar sempre ao ataque, procurando marcar um golo que tranquilize a equipa", começou por afirmar.
Sendo este o primeiro de dois dérbies consecutivos, Paíto alerta: "Essa coincidência de calendário não será tão boa para a equipa que perder o primeiro jogo, porque entrará no dérbi seguinte já com algumas limitações. São provas diferentes, mas cada encontro é importantíssimo e a cara de quem ganha não é a mesma de quem perde. Quem vencer para a Taça de Portugal está em melhores condições para ganhar o dérbi do campeonato. Se o Sporting vencer esse, é o adeus do Benfica ao título".
Importa recordar que, depois de ter batido o Chaves, por 1-0, com golo de João Neves, a turma de Roger Schmidt volta a entrar em campo no Dérbi contra Sporting, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, que vai ter lugar na Catedral, no dia 2 de abril, terça-feira, pelas 20h45. Recorde-se que a equipa leonina leva uma vantagem por 2-1, conquistada no Estádio José Alvalade.
Os encontros com os leões, contudo, não param por aí, uma vez quando os encarnados viram as atenções para o Campeonato Nacional, terão de medir forças novamente com a equipa de Rúben Amorim. O duelo da 28.ª jornada será disputado em Alvalade, no dia 6 de abril, pelas 20h30 e adivinha-se decisivo para o desfecho das contas finais do Campeonato Nacional 2023/2024.
Extremo canarinho tem sido uma aposta recorrente de Jorge Jesus nos últimos encontros, mas encarnados contam com um trunfo para fechar dossiê
09 Jan 2026 | 09:43 |
O Benfica retomou as negociações por Wesley. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz voltou a reunir-se com o Al Nassr para dar continuidade ao dossiê do extremo canarinho, cujas características se enquadram no perfil que José Mourinho procura para o plantel encarnado.
Segundo revelou Bruno Andrade, o Benfica está decidido a fechar a contratação de Wesley, visto como um pedido expresso de José Mourinho. Nos últimos dias, foram revelados alguns detalhes относительно aos moldes da transferência que, segundo os sauditas, será a título definitivo.
De acordo com algumas fontes, o Al Nassr está disponível para libertar o jovem internacional brasileiro por um valor a rondar os 15 milhões de euros, montante inferior ao que o clube saudita pagou ao Corinthians no mercado de transferências de 2024.
Em paralelo, a transferência de Wesley para o Benfica ganha força depois de Jorge Jesus, no final do último encontro do Al Nassr, ter admitido que o canarinho é um dos jogadores estrangeiros cuja saída tem vindo a ser equacionada nos últimos dias.
Na presente temporada, com a camisola do Al Nassr, Wesley — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e somou uma assistência.
Segundo foi revelado, técnico encarnado pode ser obrigado a realizar algumas alterações, na sequência do rescaldo da derrota frente ao Braga
09 Jan 2026 | 08:58 |
José Mourinho pode ter duas soluções à vista para o jogo contra o Porto. Pelo que foi apurado, o treinador do Benfica, face às várias ausências no eixo defensivo, pode optar pela utilização de Gonçalo Oliveira ou pela adaptação de Manu Silva. Ainda assim, até ao encontro, o Special One pode mudar de ideias.
Segundo escreve o jornal O Jogo, na sequência da derrota frente ao Braga, o treinador de 62 anos ficou privado do capitão Nicolás Otamendi, que vai falhar a visita ao Dragão depois de ter visto o cartão vermelho. Perante este cenário, Mourinho procura uma solução para formar dupla com Tomás Araújo.
Apesar de a recuperação de António Silva, conforme tem sido noticiado pela imprensa, estar a decorrer dentro do previsto, um eventual contratempo de última hora pode obrigar a outros planos. Nesse sentido, o Special One avalia a possibilidade de apostar em Gonçalo Oliveira, defesa de 19 anos que tem dado nas vistas no plantel secundário.
Por outro lado, a mesma fonte coloca ainda a hipótese de o técnico do Benfica avançar com a adaptação de Manu Silva. Apesar de a sua posição de origem ser a de médio defensivo, a verdade é que o jovem português tem alguma experiência como defesa-central, funções que chegou a desempenhar no Vitória de Guimarães.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Manu Silva — avaliado em 10 milhões de euros — soma sete jogos disputados: quatro na Liga Portugal Betclic, um na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. O antigo jogador do Vitória de Guimarães contabiliza 240 minutos de utilização.
Antigo dirigente das águias aponta baterias a Rui Costa pela crise dos encarnados e projeta futuro do comando técnico do Clube da Luz
09 Jan 2026 | 06:50 |
Jaime Antunes considera que Ruben Amorim é hipótese para treinar o Benfica, mas apenas para 2026/27. Para já, o antigo vice-Presidente do Clube da Luz demonstra confiança em José Mourinho e considera que o grande responsável pela crise dos encarnados é Rui Costa.
"A responsabilidade é sempre do Presidente"
"A responsabilidade é sempre do Presidente. É ele que lidera o Clube, escolhe o treinador, decide sobre os investimentos nos jogadores e, portanto, a bem ou a mal, a responsabilidade é do Presidente", começou por afirmar Jaime Antunes, em declarações prestadas à Rádio Renascença.
"O problema não tem que ver com o jogador A, B ou C ou o treinador A, B ou C, mas sim com estratégias erradas. Mete-se dinheiro em cima dos problemas sem haver uma estratégia que resolva os problemas no Clube”, acrescentou o antigo responsável pelas finanças das águias.
"Ruben Amorim pode ser tema para 2026/27"
"Vimos o treinador a falar em todas as conferências de imprensa que não tem recursos para fazer rotatividade, o que é extraordinário depois dos investimentos que o Benfica tem feito ao longo dos anos. Com tanto investimento, ao fim destes anos todos, não há um plantel que dê ao treinador”, referiu Jaime Antunes.
Por fim, quando questionado sobre os rumores que apontam para um regresso de Ruben Amorim a Portugal, e nomeadamente ao Benfica, o antigo dirigente encarnado é perentório: "Pode ser tema para 2026/2027, mas neste momento temos treinador e com méritos reconhecidos".