
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tiago Gouveia abordou os altos e baixos do processo de recuperação e os sete meses que ficou afastado dos relvados, na entrevista concedida à BTV. Ao ser questionado sobre se o pensamento de desistir surgiu em algum momento, o craque do Benfica não hesitou em garantir que não.
"Desistir, desistir, nunca me passou pela cabeça, nunca! Mas como eu falei no início, eram as tais incertezas, as incertezas de como é que eu iria voltar. Isso foi o que mais me tomou conta da cabeça e do pensamento, OK? Os dias mais difíceis para mim eram os dias de jogo da equipa, e os dias mais fáceis, para mim, eram os dias de treino, porque eu tinha o grupo todo. Uma das coisas que me agarraram aqui e me seguraram foi o facto de eu também ter esta personalidade de ser brincalhão, e conseguia abstrair-me um pouco fazendo isso", revelou Tiago Gouveia.
"Por isso, os dias de jogo acho que eram os dias em que eu vinha mais desmotivado, porque de manhã estava sozinho, praticamente. Depois à noite, estar de noite e a ver o jogo, custa sempre. Custa sempre estar a ver o jogo de fora. Portanto, eu acho que esses é que foram os meus maiores desafios. Durante este tempo, em vez de pensar "OK, ainda falta…", em vez de ser mais um dia de lesão, consegui ter o pensamento muitas vezes de menos um dia. Isso conseguiu também ajudar-me um pouco, porque ao longo do tempo eu fui fazendo mais coisas, tanto a nível da lesão do ombro como do joelho", considerou o extremo do Benfica.
Tiago Gouveia: Os dias de jogo acho que eram os dias em que eu vinha mais desmotivado, porque de manhã estava sozinho, praticamente
"A nível de fisioterapia, passado um mês, já era menos um mês que faltava para eu voltar. Ia fazendo mais coisas, mais exercícios, e isso dava-me energia, dava-me um oxigénio extra, e isso foi muito importante para mim. O facto de eu conseguir sempre ir fazendo mais coisas tanto no ginásio, na fisioterapia, era a isso que eu me agarrava, porque se eu me agarrasse aos "um mês, dois meses"… isso era completamente negativo", completou Tiago Gouveia, em declarações à BTV.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Tiago Gouveia - atualmente avaliado em 4 milhões de euros - já disputou 6 partidas: três na Liga Portugal Betclic, duas na Segunda Liga e uma na Taça de Portugal. Com 210 minutos registados, o extremo já soma duas assistências e um golo. O avançado, recorde-se, encontra-se vinculado com o Clube da Luz até junho de 2028, mostrando-se feliz no momento da renovação.
Clube da Luz está 'vivo' na competição intercontinental e futuro no torneio será decidido com Bayern Munique no próximo duelo
|
A partir de agora todos os jogos são decisivos para o Benfica. O Clube da Luz vai enfrentar o Bayern Munique na próxima jornada e espera o melhor resultado possível para avançar à próxima fase da competição. Os encarnados têm os oitavos-de-final na mira e o Glorioso 1904 revela-lhe tudo o que os pupilos de Bruno Lage precisam para garantir o acesso à próxima fase.
Uma vitória sobre os bávaros já garante ao Benfica os oitavos da competição, deixando ainda as águias na primeira posição do grupo C. Caso este cenário se verifique, os pupilos de Bruno Lage ficarão à espera de descobrir quem seria o segundo lugar do grupo D para conhecer o próximo adversário. Vale recordar, que há quem tenha boas notícias antes do confronto.
Um empate também seria uma boa notícia para o Glorioso, uma vez que basta um ponto para seguir em frente no Mundial de Clubes, contudo, as águias passam a ocupar o segundo lugar, atrás apenas do Bayern Munique. Desta forma, qualquer ponto conquistado sobre os alemães em Charlotte, local onde irá decorrer o confronto, é sinónimo de oitavos-de-final para o Benfica.
Mas não é tudo! Até a derrota poderá trazer a qualificação para os encarnados, que, se perderem frente aos bávaros ficam a depender da vitória do Boca Juniors sobre o Auckland City. Assim sendo, os pupilos de Bruno Lage poderiam até perder contra o Bayern Munique na última jornada, mas teriam de 'rezar' para que os argentinos não marcarem muitos tentos aos neozelandeses, uma vez que a diferença de golos pode ser fator decisivo para avançarem à próxima fase.
Como exemplo prático, caso o Benfica perca por 1-0 e o Boca Juniors vença por 6 golos ou mais de diferença, as águias estão eliminadas. Porém, se o Glorioso perder por 3-2 e os argentinos vencerem por 6-0, quem se qualifica são as águias. Caso a diferença de golos e os tentos marcados, ao longo da competição, forem semelhantes, o próximo critério à entrar em ação é a disciplina, isto é, número de cartões amarelos e vermelhos.
Depois do triunfo frente ao Auckland City, encarnados preparam embate com os alemães, a 24 de junho e setubalense aguarda para receber fumo branco
|
O encontro entre o Benfica e o Auckland City, que terminou com uma goleada por 6-0, a favor das águias, não contou com a presença de Florentino Luís, que está lesionado. Com o duelo frente ao Bayern Munique na frente, Bruno Lage está na expectativa de poder contar com o camisola 61, para um encontro de extrema importância.
Segundo adianta o jornal Record, o centrocampista, um dos indiscutíveis do plantel do setubalense durante a presente temporada, sofreu um entorse no ombro direito na sequência do jogo, porventura muito físico, contra o Boca Juniors, que terminou com um empate a duas bolas. Durante a presente semana, o Benfiquista tem corrido contra o tempo, enquanto realiza apenas tratamento e trabalho de ginásio, avança a mesma fonte.
Assim, de acordo com o diário acima mencionado, Bruno Lage ganha esperança de poder contar com o médio, que esteve ausente frente ao Auckland City para ser opção no encontro frente aos bávaros. No entanto, para que essa possibilidade se concretize, é necessário que o mesmo passe com distinção na reavaliação que vai acontecer hoje, 22 de junho, no Waters Sportsplex, em Tampa.
Por outro lado, quem vai estar de fora da partida é Álvaro Carreras, que vai cumprir castigo na sequência do cartão amarelo que viu frente à equipa neozelandesa. Já Orkun Kokçu, que entrou numa acesa discussão com Bruno Lage, vai continuar a ser opção. O médio turco foi punido apenas com uma sanção monetária.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 43 embates: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um no Mundial de Clubes. Nos 3.487 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência (Porto).
Futebolista do Glorioso, recorde-se, viu-se envolvido numa polémica, depois de ter discutido com Bruno Lage no duelo frente ao Auckland
|
A polémica que envolve Bruno Lage e Orkun Kokçu continua a dar o que falar e há mais desenvolvimentos. Depois de ter protagonizado uma acesa discussão com o técnico setubalense, a imprensa nacional garante que, o camisola 10 do Benfica prestou explicações sobre o ocorrido a Rui Costa, com o médio a dirigir-se posteriormente ao grupo e ao timoneiro.
De acordo com o jornal Record, o turco reuniu junto ao grupo na manhã de sábado para prestar justificações. O coletivo escutou, juntamente com o Presidente das águias, e o assunto ficou resolvido. O episódio gerou grande polémica tanto internamente quanto a nível externo e o atleta do Benfica tentou solucionar o problema rapidamente.
Para diminuir o 'ruído' sobre o episódio, o médio centro prestou ainda declarações à imprensa, através de uma entrevista concedida à DAZN, onde respondeu diversas perguntas relacionadas com as águias, inclusive sobre a discussão com Bruno Lage. O grupo sentiu que a situação está resolvida, segundo o diário desportivo acima mencionado.
Os jogadores e funcionários do Clube da Luz parecem já ter virado à página relativamente ao episódio que ocorreu na passada sexta-feira, avança a mesma fonte. No entanto, ainda não se sabe em que pé ficou a relação de Kokçu com Bruno Lage, visto que apenas o médio falou sobre o caso até então.
Assim sendo, o turco ainda pode ser titular na próxima partida dos encarnados, sendo opção para o treinador. O Benfica vai enfrentar o Bayern Munique na próxima terça-feira, às 20h00, em duelo válido para a última jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, onde está em causa a liderança do Grupo C.