
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na última segunda-feira, o Porto enfrentou o Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão, em partida válida para 23.ªjornada da Liga Portugal Betclic. A equipa da casa esteve a ganhar até aos últimos cinco minutos de jogo, porém, foi um antigo jogador do Benfica quem estragou a festa dos azuis e brancos.
Umaro Embaló chegou ao clube de Guimarães no último mercado de transferências e já deixou a sua marca registada no campeonato. O extremo marcou o primeiro golo com a camisola dos conquistadores, mas o destaque é o adversário contra quem marcou, os rivais azuis e brancos.
O Porto ocupava a terceira posição do Campeonato, antes da 23.ªjornada, estando atrás apenas de Sporting e Benfica, ambos com 53 pontos. Já o Vitória de Guimarães encontrava-se em oitavo. A vitória deixava os dragões a quatro pontos da liderança da Liga, visto que, os leões desizaram contra o AVS, no último fim de semana. O duelo foi equilibrado e o marcador só foi alterado aos 67’.
O médio Fábio Vieira marcou o primeiro tento do jogo, quando com um remate dentro da área com o pé esquerdo, o ex-Arsenal colocou a bola no ângulo do guarda-redes Bruno Varela. Entretanto, Embaló não permitiu o Porto celebrar no fim do confronto, já que em um contra-ataque, o jogador que esteve no Benfica foi mais rápido que seus adversários e marcou o tento de empate.
Com o empate de ontem, o Porto terminou a jornada na mesma posição que iniciou, com 47 pontos, seis a menos que Benfica e Sporting. Enquanto, a equipa de Embaló está na oitava colocação com 32 pontos. Pelo Benfica, o autor do golo de ontem – avaliado em 700 mil euros - participou em 195 encontros oficiais, onde apontou 79 golos com o Manto Sagrado.
Veja aqui o golo de Embaló contra o Porto:
Águias defrontaram os merengues na 1.ª não dos quartos de final da extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus, a 24 de fevereiro de 1965, na Catedral
|
Foi precisamente há 60 anos e um dia que o Benfica protagonizou uma histórica goleada frente ao Real Madrid, por umas esclarecedoras cinco bolas a uma. A 24 de fevereiro de 1965, o Glorioso recebeu a formação da capital espanhola para um encontro, que decorreu no antigo Estádio da Luz, a contar para os quartos de final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
O resultado obtido nessa fria noite de fevereiro, permitiu ao Benfica obter a maior goleada da sua história, em duelos frente ao gigante espanhol e detentor de 15 troféus da Liga dos Campeões. Ao mesmo tempo que foi o maior triunfo dos encarnados, foi igualmente a maior derrota dos merengues em competições europeias.
Nomes como José Augusto, António Simões e Pérides foram um dos rostos mais conhecidos da não Benfiquista que, espalharam magia no Estádio da Luz, nessa mítica goleada frente ao Real Madrid. Para celebrar os 60 anos desta efeméride, as três glórias voltaram a ouvir o relato emitido pela Emissora Nacional e revelaram alguns detalhes sobre a partida em questão.
O trio encarnado esteve a ouvir o relato do encontro e foi comentando à medida que foram ouvindo as incidências do duelo com os espanhóis. Enquanto ouviam o relato, recordaram os momentos em questão. No final, em declarações à BTV, as três lendas do Clube da Luz reforçaram que foi uma noite especial para o Benfica, um acontecimento que nunca será esquecido.
Recorde-se, que também foi frente ao Real Madrid, clube recordista da Liga dos Campeões, que o Glorioso conquistou a sua primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus, na temporada de 1960/1961. O Benfica acabaria por fazer a dobradinha na temporada seguinte, ao levantar o segundo troféu europeu da sua história, batendo outro adversário espanhol, o Barcelona.
Encarnados têm duelo agendado com os arsenalistas Carlos Carvalhal, na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, pelas 20h45, no Estádio da Luz
|
Samuel Soares vai novamente assumir a titularidade no encontro entre o Benfica e o Braga, depois de ter estado presente no onze inicial das águias no duelo com o Boavista. Apesar de somar poucos minutos, o guardião formado no Seixal é visto como o talismã de Bruno Lage para o confronto da Taça de Portugal.
Apesar de ter Bruma no plantel, Bruno Lage vê o guarda-redes do Benfica ganhar destaque para a partida com os bracarenses, uma vez que, Samuel Soares sempre que foi chamado ao serviço deu uma boa resposta. O camisola 24 dos vermelhos e brancos defendeu as malhas com o Pevidém, Estrela da Amadora e Farense, tendo apenas sofrido um golo diante dos leões de Faro.
Estes números acabam por dar confiança ao Benfica, que também dispõe de um conhecedor da equipa do Norte. Bruma, de acordo com a imprensa nacional, quer mostrar serviço diante da antiga formação, pretendendo faturar o seu primeiro golo no Estádio da Luz. O extremo pretende demonstrar o porquê do investimento na janela de transferências de inverno.
O Benfica, relembre-se, chega a este duelo com os arsenalistas depois de ter batido o Farense nos oitavos-de-final, por três bolas a uma. Os pupilos de Bruno Lage deixaram também para trás o Estrela da Amadora e ainda o Pevidém nas anteriores rondas a eliminar. Agora, o encontro com o Braga está agendado para a próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, pelas 20h45, no Estádio da Luz.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Soares – atualmente com um valor de mercado fixado nos 3 milhões de euros – leva apenas cinco jogos realizados pelo Benfica (um na equipa B e quatro na formação principal das águias, totalizando três embates na Taça de Portugal e um na Liga Portugal Betclic). Adicionalmente, o guardião contabiliza duas partidas pela seleção sub-21 portuguesa (Croácia e Ilhas Faroé). Nos 450 minutos em campo, o camisola 24 conta com um golo sofrido, na prova rainha.
Jovem do emblema blaugrana saiu em dificuldades no último encontro dos culés com o Las Palmas, sendo tema na antevisão da partida a valer para a Taça do Rei
|
Na antevisão do Barcelona - Atlético Madrid, Hansi Flick deu novas informações sobre o estado de Lamine Yamal, novidades essas que deverão interessar ao Benfica. O técnico dos culés acredita que o jovem extremo deverá estar apto para o encontro, depois de ter saído em mau estado no jogo com o Las Palmas.
Hansi Flick - Penso que vai poder jogar, tenho sentimentos positivos
"Temos de esperar e avaliar. Penso que vai poder jogar, tenho sentimentos positivos", começou por referir o treinador do emblema blaugrana, acreditando que o jovem futebolista deverá estar apto para a receção ao Atlético Madrid, agendada para esta terça-feira, 25 de fevereiro, pelas 20h30, em duelo da Taça do Rei.
Relativamente ao facto de os árbitros terem o dever de proteger jogadores como o jovem extremo, Hansi Flick foi objetivo. "Não diria que os árbitros devem proteger Lamine, Vinícius ou um jogador em concreto, mas todos. O VAR deveria analisar as entradas duras para mostrar vermelhos para evitar estas acções. Temos de proteger os jogadores se houver falta. Deveria haver mais sensibilidade em relação a isto. Se virem cartão amarelo, os defesas podem pensar melhor antes de cometerem outra falta", concluiu o timoneiro do Barcelona.
Hansi Flick - O VAR deveria analisar as entradas duras para mostrar vermelhos para evitar estas acções
Vale destacar que, se Yamal jogar hoje com o Atlético Madrid é muito provável que não seja baixa para a deslocação dos culés ao Estádio da Luz. Quis a sorte que o Benfica e o Barcelona voltassem a medir forças novamente esta temporada na Champions League, depois das águias terem saído a perder no duelo da fase da liga. O novo confronto entre águias e espanhóis está agendado para a quarta-feira, dia 5 de março, pelas 20h00, na Catedral dos vermelhos e brancos.