Futebol
José Mourinho tem estratégia na manga para triunfar no Benfica - Sporting
05 Dez 2025 | 09:40
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Abr 2024 | 08:38 |
Vasco Mendonça ficou, naturalmente, satisfeito com a vitória do Benfica diante do Moreirense, mas o conhecido adepto das águias considera que a prestação da equipa das águias na última jornada do Campeonato Nacional mostra que algumas decisões de Roger Schmidt na presente temporada são incompreensíveis.
“É comum dizermos que o ser humano é capaz de aprender com os seus erros. Nada contra, mas esta semana decido testar uma outra hipótese. Será o treinador do Benfica capaz de aprender com o acerto? Encostado às cordas pelas notícias recentes que davam conta da utilização quase sobre humana dos titulares do Benfica, Roger Schmidt parece ter finalmente descoberto as virtudes de um banco de suplentes. Infelizmente, isso parece ter acontecido tarde demais e num jogo em que os sinais se tornam difíceis de interpretar”, começa por referir Vasco Mendonça.
“Por um lado, não é absolutamente certo para mim que Roger Schmidt tenha abdicado do campeonato, na medida em que não existe razão matemática para o fazer e não está no Clube certo para isso. Entendido desta forma, o onze de ontem tem algo de irresponsável ou pouco ambicioso. Tem uma resignação que revela uma certa incompreensão da cultura Benfiquista, algo que já não é propriamente depreciativo para o treinador do Benfica, pelo menos desde que o próprio reconheceu, há poucos dias, que não percebe bem o Clube”, defende o conhecido adepto das águias.
“Tudo somado, apetece perguntar de forma extremamente prosaica: por que raio é que Roger Schmidt não fez isto mais vezes ao longo desta época? Foi simplesmente teimosia que o levou a insistir no mesmo onze até não ser humanamente possível entrar em campo com os mesmos? Foi a falta de elasticidade tática que tantas vezes já demonstrou e que nos custou pontos preciosos no campeonato?”, atira Vasco Mendonça.
“Se Roger Schmidt tem dificuldade em perceber o Benfica, eu tenho dificuldade em compreender Roger Schmidt. Mas talvez seja ambicioso pedir mais clareza de propósito a um treinador responsável pela utilização de seis jogadores na posição de lateral-esquerdo, que acabou por optar pelo tipo contratado para jogar no meio-campo”, finaliza o comentador.
Comentador desportivo identificou atleta das águias com perfil idêntico ao do internacional português, que tem brilhado no PSG
05 Dez 2025 | 11:48 |
O comentador Rui Malheiro destacou a qualidade de José Neto, considerando que o mesmo pode chegar ao nível de Nuno Mendes. Em declarações ao jornal Record, o comentador questiona a gestão feita pelo Sport Lisboa e Benfica do atleta, nomeadamente a falta de minutos na equipa B.
“José Neto é jogador na linha do Nuno Mendes”
"Sou a favor que se queimem etapas, mas com tino. Não se pode pensar que o José Neto, um jogador na linha do Nuno Mendes, pode saltar para a equipa principal e ser titular sem ter contado jogos como sénior”, começou por afirmar Rui Malheiro, deixando elogios à pérola dos encarnados.
O comentador levanta questões sobre as opções que o Benfica tem tomado na gestão da carreira de José Neto: “Tem de se perceber por que não jogava na equipa B antes do Mundial. Já justificava. E espera-se que não seja tapado pelas descidas do Obrador à equipa B",
"O João Veloso foi titular na Eusébio cup, mas foi uma medida mais política. Merecia mais minutos. Continua no plantel, mas não é melhor jogar consecutivamente na equipa B e ir à principal quando for necessário? Ou não crescerá mais numa equipa do campeonato que vá ao encontro do que o Benfica pretende para o seu jogo?", finaliza Rui Malheiro.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, José Neto leva 12 encontros disputados: oito na Liga Revelação, três na UEFA Youth League e um no Campeonato Nacional sub-19. Nos 835 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral-esquerdo de apenas 17 anos fez quatro assistências.
Perguntas Frequentes sobre José Neto:
Nomeação para o dérbi levanta preocupação devido a antecedentes disciplinares graves. Águias recordam erros com influência direta
05 Dez 2025 | 11:00 |
O Sport Lisboa e Benfica recebeu com enorme apreensão a notícia da nomeação de António Nobre para dirigir o dérbi desta sexta-feira. A escolha do Conselho de Arbitragem recaiu sobre o juiz da Associação de Futebol de Leiria, cujo passado recente em jogos das águias está manchado por decisões técnicas e disciplinares que influenciaram diretamente resultados negativos. Reveja as criticas de Mauro Xavier ao árbitro, em exclusivo ao Glorioso 1904.
O episódio mais crítico na memória dos encarnados remonta à temporada transata, durante o empate (2-2) na receção ao Arouca. Nesse encontro, António Nobre assinalou uma grande penalidade por suposta falta de Nicolás Otamendi. O videoárbitro (VAR) alertou o juiz para a inexistência de infração, recomendando a visualização das imagens, mas o juiz optou por ignorar a tecnologia e manter a decisão.
Outro momento que motiva a contestação encarnada ocorreu no Estádio do Bessa, na derrota por 3-2 frente ao Boavista na jornada inaugural de 2023/24. António Nobre foi o protagonista ao expulsar Petar Musa, antigo avançado das águias, numa decisão considerada excessiva.
A indignação sobe de tom quando se compara este rigor disciplinar com a benevolência demonstrada perante o adversário desta jornada. Esta época, António Nobre já esteve envolvido em polémicas por ter poupado Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande a expulsões claras em jogos do Sporting.
Ao longo da sua carreira, António Nobre já dirigiu 14 encontros do Benfica, sendo que as águias venceram 10, empataram dois e perderam outros dois. Se olharmos para o registo do Sporting com o juiz de 37 anos, os números falam por si: 17 triunfos, um empate e um desaire.
Perguntas Frequentes sobre António Nobre
Técnico dos verdes e brancos deixou tudo em aberto quanto à presença do atleta no Estádio da Luz, complicando a vida a José Mourinho
05 Dez 2025 | 09:58 |
O Sport Lisboa e Benfica recebe o Sporting com a atenção redobrada, uma vez que o rival pode apresentar uma novidade de última hora na ficha de jogo. Fotis Ioannidis, que tem estado entregue ao departamento médico, permanece em dúvida, mas existe a forte possibilidade de recuperar a tempo de se sentar no banco de suplentes. Confira todas as informações sobre o jogo.
Na conferência de imprensa de antevisão, Rui Borges manteve o tabu sobre a condição física do jogador, recusando confirmar a sua ausência e deixando tudo em aberto até à hora do apito inicial. Embora o colombiano Luis Suárez esteja perfilado para assumir a titularidade no ataque leonino, a eventual disponibilidade do grego oferece uma arma de peso para lançar no decorrer do encontro.
Do lado do Sport Lisboa e Benfica, José Mourinho prepara a equipa para enfrentar Luis Suárez de início, mas com planos de contingência caso o grego entre em campo para formar uma dupla ou render o colega. António Silva e Nicolás Otamendi, dupla de centrais que deverá ser titular, estará pronto para qualquer um dos cenários.
O Benfica – Sporting realiza-se esta sexta-feira, 5 de dezembro, às 20h15, no Estádio da Luz. O encontro, referente à 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, terá transmissão na BTV e assume um caráter vital para as aspirações das águias. A equipa de José Mourinho, atualmente a seis pontos da liderança e três dos leões, procura vencer para continuar na luta pelo título.
Perguntas Frequentes sobre o Benfica - Sporting
José Mourinho tem estratégia na manga para triunfar no Benfica - Sporting
05 Dez 2025 | 09:40
Nuno Tavares só precisou de 20 minutos para tramar Rafael Leão no Lazio - Milan (Vídeo)
05 Dez 2025 | 08:42
Ruben Amorim identifica causa dos maus resultados após o Manchester United - West Ham
05 Dez 2025 | 07:54