
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Vasco Mendonça, comentador no jornal A Bola, voltou a preencher o seu espaço de opinião com mais um artigo. Desta vez, o regresso de Bruno Lage foi um tema inevitável, bem como as expectativas que se esperam do novo treinador ao leme do Benfica.
“A Igreja Lageana, nascida no frémito das goleadas sucessivas e do bom futebol, após uma recuperação de sete pontos que parecia impossível, nasceu como uma piada e viria a sucumbir, adivinharam, quando a coisa deixou de ter graça”
“Hoje, se me perguntam pela Igreja Lageana, respondo que me tornei ateu. Não é a mais pura das verdades, mas é a melhor forma de explicar que me desiludi com Bruno Lage. Depois de uma época do título em que subimos aos céus, a segunda época de Lage foi a descida ao inferno. É curioso como, de um momento para o outro, alguns dos traços que muitos apreciavam no treinador tornaram-se difíceis de suportar, uma demonstração cabal da desorientação que se apoderara de Lage”, lembrou o Benfiquista
“À medida que os treinadores se vão sucedendo no Benfica e pouco ou nada muda para além do senhor que se segue, apetece perguntar quantos mais serão vítima do cemitério em que o clube se tem vindo a tornar. De certa forma, gabo a coragem a Bruno Lage para tentar tocar violino nesta banda filarmónica de improviso. Não tenho dúvida de que o novo-velho treinador do Benfica acredita na sua capacidade para ser ele o homem que dá a volta ao texto e endireitar tudo o que segue torto até cair de vez”, escreveu o comentador.
“Seja porque acredita na sua capacidade, seja porque vê no plantel condições para fazer muito melhor, seja porque o benfiquismo o move, seja porque outro treinador não aceitou, seja por todos estes motivos, a partir de agora todas as dúvidas, todos esses avanços e recuos que suscitam dúvida, darão lugar a um novo ciclo em que acreditamos que tudo ficará bem outra vez", acrescentou.
"Para muitos, será uma espécie de ganhar para voltar a viver. Para outros tantos, será uma espécie de ganhar para esquecer.”
"É importante que o novo treinador do Benfica sinta que os adeptos, a direção e a estrutura estão com ele, que o seu sucesso será o sucesso dos benfiquistas, mas não deixo de sentir que este exercício de fé contém uma ideia de acriticismo perigosa para o futuro”, terminou Vasco Mendonça.
'Special One' quer pescar no Clube da Luz e já tem alvo na mira, deixando o treinador encarnado de 'mãos na cabeça' para 25/26
|
Kerem Akturkoglu pode estar de saída do Benfica. O extremo turco tem um novo pretendente, depois do Besiktas ter tentado contratar Kokçu e o seu compatriota. Agora, é o Fenerbahçe, de José Mourinho, que está interessado nos serviços do camisola 17 do plantel principal orientado por Bruno Lage.
A imprensa turca revela que o emblema, onde se encontra o ex-treinador do Benfica, está interessado num eventual negócio por Kerem Akturkoglu. Nesse sentido, o Fenerbahçe já perguntou pelo extremo, que reforçou a Luz, no último verão, de forma a conhecer as condições por detrás de uma possível transferência do futebolista.
A mesma fonte dá mais detalhes e revela que Akturkoglu poderá mesmo estar de saída do Benfica, visto que "não se adaptou a Portugal e pretende regressar a casa". Recorde-se que, Rui Costa garantiu a contratação do camisola 17, no mercado de verão do ano passado, junto do Galatasaray, a troco de 11 milhões de euros.
Agora, Akturkoglu poderá fazer o mesmo caminho que Kokçu. O seu compatriota já está fechado no Besiktas, que também apontou a mira ao extremo. O avançado internacional pela Turquia aproxima-se, assim, da saída do Benfica, com quem tem contrato válido até 2029, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 24 milhões de euros -, na temporada desportiva de 24/25, com a camisola do Benfica, marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, três na Taça da Liga e quatro no Mundial de Clubes. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências nos minutos que já registou com o Manto Sagrado.
Especialista em questões de mercado confirma saída de futebolista encarnado e dá conta dos valores envolvidos no negócio já fechado
|
Saída de Orkun Kokçu do Benfica está confirmada! Fabrizio Romano revelou todos os detalhes sobre o negócio fechado por Rui Costa e Besiktas. A troco de 30 milhões de euros, o camisola 10 deixa a Luz, depois de não entrar nas contas de Bruno Lage, face à discussão entre ambos durante o Mundial de Clubes.
De acordo com informações apontadas pelo jornalista italiano, o Benfica 'abre mão' de Kokçu por intermédio de um empréstimo, com opção de compra obrigatória, a troco de 25 milhões de euros. Os encarnados ainda recebem mais 5 milhões de bónus, acabando por somar um total de 30 milhões de euros para o Clube da Luz.
As águias negras garantem, assim, a contratação do jogador, que envergou a camisola 10 do Benfica. Ao fim de duas temporadas, Kokçu despede-se da Luz, depois de ter protagonizado um momento polémico com Bruno Lage durante o Mundial de Clubes, tendo discutido com o treinador aquando da ordem de substituição no jogo frente ao Auckland City.
Vale a pena referir que, o Benfica de Rui Costa acaba a reaver o investimento feito na contratação de Orkun Kokçu junto do Feyenoord, em 2023. Com a saída do turco, abre-se mais espaço para que os encarnados continuem as negociações por Thiago Almada, que quer muito rumar à Luz, neste verão.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira aqui a publicação de Fabrizio Romano:
Internacional argentino está cada vez mais próximo de envergar o Manto Sagrado, com o processo de negociações a decorrer entre águias e Botafogo
|
Tudo aponta para que Thiago Almada está quase a ficar fechado no Benfica. O médio argentino é uma das prioridades da Direção de Rui Costa para 2025/2026 e já se sabe qual é o valor que está a ser negociado com o Botafogo. A imprensa garante que as águias vão fechar a contratação a troco de 28 milhões de euros.
A CNN Portugal garante que Thiago Almada está mais próximo de ser reforço de verão e integrar o plantel principal do Benfica, durante esta janela de transferências. A proposta que Rui Costa enviou para o Botafogo, que é detido por John Textor, é na ordem dos 28 milhões de euros por 60% do passe do médio argentino.
Os valores acabaram por surpreender por serem altos, contudo, vale a pena recordar que, os cofres da Luz estão próximos de receber verbas elevadas com as saídas de Álvaro Carreras e Orkun Kokçu. O lateral-esquerdo vai rumar para o Real Madrid, a troco de 50 milhões, enquanto o médio turco vai representar o Besiktas, que rende 30 milhões de euros.
Assim sendo, fica a faltar apenas o acordo entre clubes, visto que Thiago Almada está inclinado para reforçar o Benfica. O facto de ter Otamendi, companheiro de seleção, no plantel acaba por ser uma ajuda, depois de Di María ter abandonado a Luz, neste verão, para voltar ao Rosario Central, conjunto onde deu os primeiros passos no futebol.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.