
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica volta a entrar em competição no próximo dia 7 de outubro, no sábado, para defrontar o Estoril, numa partida válida para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic. As águias têm na ‘manga’ o trunfo de contar com um histórico de vitórias frente aos canarinhos.
Trata-se do 70º encontro entre águias e canarinhos, sendo que o registo é claramente favorável ao Clube da Luz. Os encarnados saíram vitoriosos em 53 partidas (77%) para todas as competições, registando ainda 12 empates (17%).
Olhando exclusivamente para o campeonato, o domínio do Glorioso permanece intacto, com 41 triunfos em 56 partidas disputadas (73%). Nas deslocações ao terreno adversário, o emblema da Catedral superou o conjunto canarinho em 27 ocasiões (79%), somando também seis empates (18%).
Na última partida da Liga Betclic, frente ao Vitória de Guimarães, os estorilistas apresentaram-se em 3x4x3 com os seguintes jogadores: Marcelo Carné, Vital, Volnei, Pedro Álvaro, Rodrigo Gomes, Holsgrove, Mateus Fernandes, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Cassiano e Heriberto. Holsgrove é baixa para este sábado, devido a expulsão.
Recorde-se que as águias saíram de Milão com a segunda derrota na Liga dos Campeões e não têm qualquer ponto somado. Neste momento, o Benfica ocupa o último lugar do grupo, enquanto que Inter e Real Sociedad dividem a primeira posição. O Salzburgo segue em terceiro, com os três pontos conquistados no Estádio da Luz.
Importante também destacar que os encarnados, a defender o título de Campeões Nacionais conquistado na temporada transata, vencem há seis jornadas consecutivas, desde o desaire na jornada inaugural, em casa do Boavista, por 3-2.
Jogador faz mira à titularidade na partida da ronda 26 do Campeonato Nacional diante dos vilacondenses, num embate que irá contar com mudanças
|
Renato Sanches espreita a oportunidade de ser titular com a camisola do Benfica e o jogo com o Rio Ave poderá ser a oportunidade de ouro. De regresso de lesão, o craque quer vingar de águia ao peito e faz, agora, mira ao duelo com os vilacondenses.
Depois de se conhecer a vontade de Renato Sanches em querer mostrar o seu melhor a Bruno Lage, eis que, agora, o médio português 'espreita' o onze inicial do Benfica para o jogo com o Rio Ave, que acontece no próximo domingo, 16 de março, segundo avança o jornal Record. O embate aguarda algumas mudanças do lado dos encarnados, face a regressos aos convocados, e, de acordo com a mesma fonte, o reforço de verão espera que agora seja a oportunidade de alinhar como titular.
Renato Sanches tem sido lançado a jogo aos poucos, desde que voltou de lesão, mas sempre a partir do banco. Bruno Lage só tem concedido poucos minutos ao craque, que, por sua vez, tem dado sinais dentro das quatro linhas. O médio deverá estar, novamente, no banco de suplentes, ainda assim, há mudanças a destacar.
Álvaro Carreras deverá regressar ao onze inicial, depois de ter falhado a deslocação a Barcelona, por estar a cumprir um jogo de castigo. O camisola 3 volta a assumir o flanco esquerdo, que havia sido ocupado por Samuel Dahl no encontro com os catalães. Bruma também é um dos jogadores que poderá ser lançado por Bruno Lage como titular.
Renato Sanches, esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica – atualmente com um valor de mercado fixado nos 5 milhões de euros – marcou presença em apenas 14 encontros pelos encarnados: quatro na Liga dos Campeões, sete na Liga Portugal Bectlic e três na Taça da Liga. Ao todo, o craque soma 350 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência.
Clube não esquece atleta do plantel das águias e Rui Costa poderá ficar a ver navios no final da temporada, com a reabertura do mercado de transferências
|
O River Plate continua muito atento a Nicolás Otamendi. O capitão do Benfica, que está em final de contrato com as águias, mantém-se como um 'sonho' para o treinador dos argentinos, Marcelo Gallardo, e poderá deixar o Glorioso no final da época para regressar ao país-natal.
Com as notícias de que o Benfica pretende avançar com uma renovação de contrato com o defesa-central, titular na formação de Bruno Lage, o River Plate poderá 'ameaçar' esse plano, deixando a direção de Rui Costa em alerta. O jornal Record revela, este domingo, 15 de março, que o clube argentino ainda sonha com a contratação do central de 37 anos, 'agarrando-se' ao facto de Otamendi estar em final de contrato na Luz.
Marcelo Gallardo é um dos principais motivos para esta insistência do River Plate. Segundo informa a mesma fonte, o timoneiro da turma albiceleste pretende ter "jogadores de topo" no plantel e Otamendi é visto como um por Gallardo. O diário desportivo português garante que os dirigentes do River Plate querem juntar o capitão do Benfica a nomes como Pezzella, Acuña, Montiel e Kevin Castañno.
É de recordar que, o River Plate chegou a tentar uma contratação de Otamendi, no mercado de inverno, altura em que podia começar a negociar uma saída, face ao facto de o contrato terminar no final da época. No entanto, Rui Costa meteu um travão e fechou portas às saídas de titulares, com particular destaque para o trio de centrais: Nicolás Otamendi, Tomás Araújo e António Silva.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 39 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.425 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense e Barcelona) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Agente de futebolista do Clube da Luz prestou declarações, onde deu conta de detalhes sobre a ligação entre os encarnados e o próprio jogador
|
Bruma reforçou o Benfica, no mercado de inverno, chegando à Luz no último dia do defeso de transferências. A ligação entre o português e o Glorioso não é de agora e há quem recorde o passado entre as duas partes e a mudança para o Sporting.
Em entrevista à revista Sábado, Catió Baldé, tutor do extremo encarnado, relembrou quando, em 2012, Bruma foi 'dispensado' do Benfica, após ter feito testes no Seixal. O agora empresário do ex-Braga fez uma viagem ao passado para abordar uma conversa com Bruma, que havia deixado a certeza de que as águias ainda se iriam "arrepender" da decisão.
Catió Baldé: Jurou-me que o Benfica ainda se arrependeria de o ter mandado embora
"Um dia ligam-me do Benfica a dizer que tinham decidido dispensar o Benfica. Fui buscá-lo e fomos diretos a Alcochete. Ele tinha medo de não conseguir vir a ser jogador, mas uma vontade ainda maior. E jurou-me que o Benfica ainda se arrependeria de o ter mandado embora", começou por relembrar.
Relativamente ao caminho que levou Bruma até ao Sporting, foi Pedro Gonçalves, antigo treinador dos sub-14 dos leões, que recordou. "Foi uma surpresa quando o vi lá. Estávamos a acabar a época, no fim de semana anterior ele tinha entrado já perto do fim, no jogo que tínhamos feito contra o Benfica, no Torneio do Cartaxo. Disse-nos: ‘Sou do Sporting, quero é jogar no Sporting’. Vimo-lo treinar e, claro, ficou", afirmou o agora selecionador de Angola.
Vale a pena recordar que, apesar do passado com o Sporting, Bruma reforçou o Benfica, proveniente do Braga. Num negócio que ficou fechado por 6,5 milhões de euros, o novo camisola 27 (antigo número de Rafa Silva) assinou um contrato válido até junho de 2028, sendo que a cláusula de rescisão está definida nos 20 milhões de euros.
Na presente temporada, Bruma - atualmente com um valor de mercado fixado nos 8 milhões de euros –, com a camisola do Benfica, alinhou em cinco partidas: três a valer para a Liga Portugal Betclic e uma para a Taça de Portugal. De águia ao peito, o extremo internacional português já apontou um golo e concretizou uma assistência, nos 344 minutos em que esteve dentro das quatro linhas.