Futebol
Avançado que prometia muito no Benfica diz adeus: “Um obrigado não é suficiente”
05 Fev 2026 | 15:30
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
09 Ago 2024 | 11:30 |
Contratado pelo Feyenoord no início da última temporada por números que o tornaram na transferência, para Portugal, mais cara na história (25 milhões, mais 5 milhões possíveis por objetivos), Orkun Kokçu assinou até 2028, mas as suas exibições foram marcadas por alguns impasses. Depois de dar com a língua nos dentes e conceder uma entrevista não autorizada, o médio foi afastado da equipa logo no jogo a seguir e perdeu a titularidade. Agora, vai ler de lutar para a reconquistar.
Dificilmente, Kokçu estará no onze que vai defrontar, este domingo, dia 11 de agosto, o Famalicão. Apesar de se ver livre da concorrência de Rafa, o cenário não parece favorecer o médio. Pelas recentes escolhas do técnico das águias, será Prestianni a ocupar o lugar do turco, depois de Schmidt o ter testado na posição 10, atrás do ponta de lança no desenho tático que tem assumido de 4x2x3x1.
Como se apresentou em representação da seleção turca no Europeu, Kokçu juntou-se mais tarde à preparação da época no Benfica. Prestianni, o jovem de 18 anos, impressionou na pré-época e ficou-lhe com o lugar. Se quer o lugar de volta, o médio turco vai ter de arregaçar as mangas e fazer-se à luta para voltar a ser escolha do técnico alemão.
Kokçu jogou pela primeira vez desde que regressou frente ao Fulham (0-1). Entrou nos 64 minutos, realizando um remate perigoso na primeira vez que teve a bola nos pés. Perto do final do confronto, depois das mudanças de Schmidt, o jogador terminou mais recuado, no meio-campo. Desde a polémica que o envolveu, pela entrevista não autorizada para os Países Baixos, na qual se queixou por ser mal utilizado pelo treinador dos encarnados, Kokçu assume o número 10 e está determinado a mostrar o que vale.
Na temporada 23/24, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – já participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Comentador entende abordagem de Rui Costa no mercado de inverno para garantir estabilidade no plantel encarnado para o que resta jogar em 2025/26
05 Fev 2026 | 17:26 |
Sérgio Krithinas, diretor executivo do jornal Record, revelou que o Benfica recebeu propostas avaliadas em mais de 100 milhões de euros por alguns atletas do Benfica, mas a direção liderada por Rui Costa negou - uma tomada de decisão elogiado pelo comentador.
S.Krithinas: "Benfica fez bem"
"Benfica fez bem, porque implicava a saída de quatro jogadores que são regulares titulares (Vangelis Pavlidis, Andreas Schjelderup, Tomás Araújo e Gianluca Prestianni) . O Benfica tem de lutar pelo 2.º lugar, o dinheiro da Liga dos Campeões é muito importante e estamos a falar de uma garantia de 50 milhões de euros líquidos", afirmou, em conversa no programa "Record na Hora", do Canal Now.
O comentador ainda deixou boas críticas ao mercado "silencioso" que as águias fizeram neste mercado de inverno. "O Benfica entrou no mercado quase como um leão, mas acabou por contratar só Sidny Cabral e Rafa Silva. Penso que fizeram um mercado muito bom, a estabilidade é o que o Benfica mais precisa, e deixa o plantel a pensar para o futuro".
De lembrar que nesta janela de transferências saiu José Melro, para o Marítimo, da Segunda Liga, e o jovem de 21 anos deixou uma mensagem de gratidão ao Clube da Luz. " Um obrigado não é suficiente para tudo o que este clube me proporcionou. Obrigado, Benfica".
Vale a pena recordar que os encarnados voltam a entrar em campo frente ao Alverca, no próximo domingo, 8 de fevereiro, às 20h30, no Estádio da Luz. O encontro diz respeito à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As águias estão no 3.º posto, com 46 pontos.
"Special One" prepara-se para ter plantel mais reforçado para a fase a eliminar da UEFA Champions League frente aos "Merengues"
05 Fev 2026 | 17:23 |
A lista de inscrições do Benfica para a fase a eliminar da Liga dos Campeões contará com duas boas notícias para José Mourinho. Sidny Cabral e Rafa Silva devem ser as principais novidades no plantel das águias, que têm de ser comunicadas à UEFA até às 23h desta quinta-feira.
Recorde-se que as regras do organismo europeu impedem que jogadores contratados durante o mercado de janeiro possam jogar nas duas últimas jornadas da fase de Liga. Sidny Cabral foi anunciado no início do primeiro mês de 2026, mas não pôde representar as águias diante da Juventus (0-2) e do Real Madrid (4-2). Rafa foi oficializado pelas águias no dia seguinte à derrota em Turim e também não figurou nas opções para a receção aos merengues.
O facto de Rafa ter representado o Besiktas na fase de qualificação da Liga Europa e da Liga Conferência esta temporada não impossibilita a inscrição e possível utilização de águia ao peito na fase a eliminar da prova milionária, de acordo com o regulamento da UEFA.
Os dois atletas vão figurar na lista A das águias que pode incluir, no máximo, 25 elementos. Em relação ao plantel apresentado em setembro para a fase de liga, Rafael Obrador, lateral espanhol emprestado aos italianos do Torino em janeiro, é baixa confirmada.
Vale a pena recordar que o Benfica vai defrontar os espanhóis do Real Madrid no playoff da Liga dos Campeões. Os dois encontros estão agendados para os dias 17 e 25 de fevereiro, primeiro no Estádio da Luz e depois em Madrid, no Santiago Bernabéu.
Processo de renovação com as águias está quase concluído, mas futebolista ainda não tem tido grande espaço no esquema de José Mourinho
05 Fev 2026 | 17:11 |
A transferência de João Rego para o PAOK já não se vai concretizar, apesar de a saída do jogador não estar totalmente descartada. A Grécia era um destino altamente provável até há poucas horas, já que o defeso naquele país só encerra na sexta-feira, dia 6 de fevereiro.
O clube grego está agora prestes a anunciar a contratação de Jorge Sánchez (Cruz Azul), de acordo com o jornal 'Record', o que encerra praticamente o plantel para o restante da temporada. Com esta mudança, a chegada de João Rego deixou de ser uma prioridade para a equipa de Salónica.
O futuro do jogador de 20 anos continua, assim, em aberto, depois de já ter estado perto de se transferir para o Famalicão. O processo de renovação com o Benfica está quase concluído, mas João Rego ainda não tem tido grande espaço no esquema de José Mourinho.
O jovem avançado foi titular apenas em algumas partidas, como diante do Chaves e do Atlético, na Taça de Portugal. Com a chegada de Rafa Silva e Sidny Cabral a reforçar o plantel neste mercado de transferências, o espaço fica ainda mais limitado, tornando a sua utilização cada vez mais reduzida.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, João Rego - avaliado em 3 milhões de euros - realizou o total de 19 jogos oficiais: oito na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga Portugal Meu Super, três na Taça de Portugal, dois na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 573 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou um golo.
Avançado que prometia muito no Benfica diz adeus: “Um obrigado não é suficiente”
05 Fev 2026 | 15:30
Eden Hazard aponta pilar do Benfica como um dos melhores com quem trabalhou na carreira
05 Fev 2026 | 15:51
Como Rui Costa e a SAD delinearam futuro do Benfica no mercado de janeiro
05 Fev 2026 | 13:23