Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Florentino, Aursnes e Orkun Kokçu são os jogadores que Bruno Lage tem confiado para comandar o meio campo da equipa do Benfica desde a sua chegada. A confiança no trio do Glorioso faz com que seja difícil para outros poderem conquistar o lugar como, por exemplo, poderá ser o caso de Renato Sanches que está prestes a regressar de lesão.
Desde a chegada de Bruno Lage ao Benfica, vários jogadores saíram beneficiados pela troca de treinador como foi o caso de Aursnes e Kokçu que estão a jogar nas suas posições prediletas. Lembre-se que Aursnes com Roger Schmidt foi várias vezes opção do técnico alemão para ocupar a posição de lateral direito ou esquerdo na equipa do Glorioso.
Recorde-se que, após a goleada do Benfica ao Atlético Madrid, Kokçu admitiu que está finalmente a 'adorar ser jogador no Clube encarnado': "Muito feliz, claro, porque no ano passado tive momentos complicados e nesta altura posso dizer que agora adoro jogar aqui, temos uma fantástica equipa, fantástico staff e foi uma boa vitória, muito importante. Eu já não quero dizer palavras más sobre o antigo treinador, foco-me no futuro e posso dizer que adoro jogar neste sistema e o estádio foi brutal, portanto adoro ser futebolista agora".
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – alinhou em nove embates, tendo feito, nos 679 minutos totalizados, o gosto ao pé por quatro vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Encarnados, recorde-se, vão medir forças com o Porto, para o Campeonato Nacional e o técnico tem quatro 'dores de cabeça' para o Clássico
|
0Bruno Lage tem motivos para sorrir, antes do Clássico entre o Benfica e o Porto. Depois de ter sido avançado que Alexander Bah está em dúvida para a receção aos azuis e brancos, eis que o jornal Record garante que o defesa das águias já treinou no relvado.
No entanto, de acordo com informações avançadas pela mesma fonte, apesar de demonstrar sinais animadores na sessão de treino desta tarde, a presença do internacional dinamarquês no Clássico com os dragões ainda não é de todo certa.
O camisola 6 do Benfica, relembre-se, não viajou com a comitiva das águias para Munique. Depois de ter saído com queixas no duelo com o Farense, soube-se que o lateral dos encarnados terá contraído um edema na coxa esquerda.
Importa destacar que, o Clássico com o Porto está agendado para o próximo domingo, 10 de novembro, pelas 20h45. O Benfica recebe no Estádio da Luz pela primeira vez na época 2024/25 os dragões de Vítor Bruno, em duelo relativo à 11.ª jornada do Campeonato Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Alexander Bah – atualmente avaliado em 13 milhões de euros – foi opção em 11 encontros: três na Liga dos Campeões, sete na Liga Portugal Betclic e um na Taça da Liga. Nos 871 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa direito de 26 anos apontou duas assistências e um golo.
Alexander Bah chegou ao Benfica no verão de 2022, deixando o Slavia Praga a troco de 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 85 partidas, onde apontou quatro tentos e somou 12 passes para golo, conquistando um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Guardião do Farense, recorde-se, esteve na mira do Clube da Luz no mercado de verão transato, porém o negócio ficou em 'águas de bacalhau'
|
0Depois de ter perdido no duelo com o Benfica para o Campeonato Nacional, Ricardo Velho volta a não ter motivos para sorrir. Roberto Martínez divulgou, esta sexta-feira, a convocatória para os duelos da Liga das Nações e deixou mesmo o guardião do Farense de fora da listagem.
O treinador da Equipa das Quinas deixou o guarda-redes do Farense de fora, optando por levar Diogo Costa (Porto), Rui Silva (Real Betis) e José Sá (Wolverhampton). Roberto Martínez acabou por destacar a importância de não sofrer golos: "Procuramos o jogo perfeito, que é marcar seis golos e não sofrer, mas isso não acontece. O importante é ganhar, mostrar uma ideia de jogo clara, reagir quando há dificuldades".
Importa recordar que, depois do encontro com Farense, Bruno Lage elogiou o alvo do Benfica. "Podíamos ter feito mais um golo e também, agora, depois de o ver ao vivo, percebo todas as opiniões do guarda-redes do Farense. Realmente fez duas defesas muito boas. Depois no fim, com o dois a um, nós não fizemos o golo e o jogo fica dividido. Penso que podíamos ter feito um melhor controlo do jogo", atirou o técnico do Glorioso.
Vale recordar que, Ricardo Velho não é um nome desconhecido para o universo do Benfica. Após ter sido apontado como alternativa a Anatoliy Trubin, no verão, o jogador do Farense revelou que existiu o interesse por parte do Clube da Luz, numa entrevista recente. O guardião foi até mais além, admitindo ter sido difícil a gestão da novela do último defeso de transferências.
Em 2024/25, Ricardo Velho – atualmente avaliado em 5 milhões de euros - marcou presença em 10 embates na Liga Portugal Betclic e na um na Taça de Portugal, somando 19 golos sofridos nos 990 minutos totalizados. Já em 2023/24, o guardião foi opção no clube algarvio em 35 partidas (3.150 minutos): 32 na Liga Portugal Betclic e três na Taça da Liga.
Confira aqui a convocatória na íntegra:
Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Real Betis) e José Sá (Wolverhampton);
Defesas - João Cancelo (Al-Hilal), Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Nuno Tavares (Lazio), Tomás Araújo (Benfica), António Silva (Benfica), Renato Veiga (Chelsea), Tiago Djaló (FC Porto);
Médios - João Palhinha (Bayern Munique), João Neves (PSG), Matheus Nunes (Manchester City), Otávio (Al Nassr), Vitinha (PSG), Pedro Gonçalves (Sporting), Bruno Fernandes (Manchester United), Bernardo Silva (Manchester City), João Félix (Chelsea);
Avançados - Rafael Leão (AC Milan), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
Emblema saudita, orientado pelo antigo treinador do Glorioso, não sabe o que é perder desde o arranque oficial da época 2024/25
|
0Jorge Jesus, que contou com passagens de sucesso pelo Benfica, só sabe ganhar como treinador dos sauditas do Al-Hilal. A turma árabe voltou a vencer e continua a sua invencibilidade. A vítima mais recente foi o Al-Ettifaq, sob a batuta de Steven Gerrard, lendário jogador do Liverpool. A equipa da casa triunfou por 3-1 e contou com a presença dos antigos Benfiquistas João Cancelo e Marcos Leonardo no onze inicial.
O encontro teve um sentido único, domínio absoluto da parte dos pupilos de Jorge Jesus que foram para o intervalo a vencer por 1-0, graças ao tento de Aleksander Mitrovic, aos 45+2. A história repetiu-se na segunda metade só dava Al-Hilal. Os anfitriões viram ainda o árbitro da partida anular novo golo a Mitrovic, no entanto, a equipa não baixou os braços e continuou a procurar ampliar a vantagem, que se concretizou ao minuto 81, depois de Malcom encontrar o fundo da baliza. O Al-Ettifaq ainda reduziu aos 90+4, mas o Al-Hilal 'matou' as esperanças dos visitantes, ao fazer o 3-1 final, dois minutos mais tarde.
Importa destacar que, a última derrota do Al-Hilal ocorreu durante a pré-época, onde os pupilos de Jesus não conseguiram ultrapassar os sul-africanos do Meldi Sundowns, o resultado final ficou em 2-1, favorável ao conjunto da África do Sul. Porém, para encontrarmos o último desaire sofrido pelo emblema saudita, temos de recuar até à época 2022/23. No dia 12 de abril, a formação do técnico português deslocou-se ao reduto do Al-Ain, nos Emirados Árabes Unidos, onde caiu aos pés dos anfitriões por 4-2, uma derrota que iria sair cara ao conjunto forasteiro, que não conseguiu reverter a desvantagem na segunda mão e acabaria por ser eliminado nas meias-finais da Liga dos Campeões asiática.
Com este triunfo, os anfitriões voltam a ocupar o primeiro posto da Liga Saudita, com 28 pontos, ultrapassando o Al-Ittihad, que caiu para o segundo lar, com 27 pontos. Já o Al-Ettifaq permanece com 11 pontos, no 11º posto, ao fim de 10 jornadas.
Enquanto treinador do Benfica, Jorge Jesus sagrou-se campeão nacional por três vezes (2009/10, 2013/14 e 2014/15), conquistou uma Taça de Portugal (2013/14), uma Supertaça (2014/15) e cinco Taça da Liga (2009/10, 2010/11, 2011/12, 2013/14 e 2014/15).