Futebol
Antes do Benfica - Alverca, Mourinho comenta Clássico: "Seria melhor que..."
07 Fev 2026 | 13:53
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jul 2024 | 08:49 |
Renato Sanches está com pé e meio no Benfica e já só pensa em voltar em envergar o Manto Sagrado. Posto isto, Jorge Maciel, antigo treinador-adjunto das águias, em entrevista ao jornal Record, acabou mesmo por aconselhar o médio português a regressar ao Glorioso.
"Do ponto de vista pessoal, o Benfica pode promover o reencontro do Renato com um certo conforto, a nível da família, da cidade, que conhece bem e do próprio clube, que também conhece", começou por mencionar o técnico do Lyon. "O Benfica pode ser interessante para o Renato, na perspetiva de poder jogar num clube com ambições a nível nacional e vai poder jogar a Champions, também muito importante para ele", afirmou Jorge Maciel.
"O Renato precisa de se sentir querido e precisa de um espaço importante para exteriorizar o seu futebol. Se o Benfica lhe garantir essas condições, será um bom contexto para ele voltar a aparecer como realmente é".
Importa recordar que, tal como foi noticiado, Renato Sanches terá mesmo recusado outras propostas, desejando voltar a vestir de águia ao peito. O jovem craque deverá regressar ao Benfica a título de empréstimo, com o PSG a suportar o ordenado.
Na temporada 2023/24, ao serviço da Roma, Renato Sanches – atualmente avaliado em 6,5 milhões de euros – realizou 12 encontros: sete na Serie A e cinco na Liga Europa. Ao todo, nos 261 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio de 26 anos marcou um golo, diante do Empoli, a 17 de setembro de 2023. Renato Sanches tem contrato com o PSG até junho de 2027.
Com o Manto Sagrado, e antes de rumar ao Bayern Munique por 35 milhões de euros em 2016, Renato Sanches realizou 35 partidas, marcou dois golos (Académica e Vitória de Guimarães), fez uma assistência (Porto) e conquistou um Campeonato Nacional (2015/16) e uma Taça da Liga (2015/16).
Formação encarnada entra em campo este domingo, 8 de fevereiro, focada em conquistar mais três pontos, na perseguição aos rivais diretos
07 Fev 2026 | 15:15 |
O Benfica procura regressar aos triunfos na Liga Portugal Betclic e prepara a receção ao Alverca. Em partida a contar para a 21.ª jornada, as águias, orientadas por José Mourinho, procuram encurtar a distância para os lugares da frente, tirando o máximo proveito do resultado no Clássico, entre Porto e Sporting.
Com base no que foi referido na conferência de imprensa, ainda não é desta vez que os adeptos do Benfica vão ver o regresso de Dodi Lukebakio. À semelhança da partida diante do Tondela, é certo que José Mourinho volte a fazer algumas alterações na equipa titular.
Entre os postes, a aposta vai-se manter em Anatoliy Trubin, que tem correspondido à confiança dada pelo treinador de 63 anos. Na defesa, Dahl deve repetir a titularidade, tal como Otamendi. Já as dúvidas recaem sobre Tomás Araújo ou António Silva. Na lateral direita, Dedic é a grande incógnita, face à sua condição física.
No meio-campo, a dupla Aursnes-Leandro Barreiro pode ir novamente a jogo, com Enzo Barrenechea a ter uma palavra a dizer. No setor mais adiantado, existe a forte possibilidade de Mourinho sentar Sudakov e Schjelderup, para dar lugar a Rafa Silva e Sidny Cabral. No ataque, Pavlidis é o escolhido.
Vale a pena recordar que o Benfica parte para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic no terceiro lugar, com 46 pontos, a cinco do Sporting (51) e a nove do Porto (55). A partida frente ao Alverca está agendada para a noite deste domingo, 8 de fevereiro, às 20h30, no Estádio da Luz, com transmissão na BTV e relato na Benfica FM.
Segundo foi apurado, emblema ribatejano conta com várias dúvidas no plantel, cerca de 24 horas antes de pisar o relvado do Estádio da Luz, frente às águias
07 Fev 2026 | 14:30 |
O Alverca prepara o embate com o Benfica com duas ausências importantes. No entanto, pelo que foi apurado, uma das baixas em questão passou a ser uma enorme dor de cabeça para Custódio Castro, visto que vai desfalcar os ribatejanos por um longo período de tempo.
Segundo noticiou o jornal A Bola, o Alverca já sabia que não podia contar com Sabit Abdulai para a deslocação ao reduto encarnado; contudo, a mesma fonte explica que a equipa técnica ribatejana não estava a contar com o facto de o jogador ganês ficar afastado dos relvados durante um longo período de tempo.
Pelo que a mesma fonte adianta, a lesão de Abdulai, sofrida nos minutos iniciais da partida contra o Estrela da Amadora, é mais grave do que seria inicialmente previsto e, com isso em mente, o emblema ribatejano está a equacionar a hipótese de o médio ganês ser submetido a uma intervenção cirúrgica. Avançando com esse cenário, a sua ausência será mais prolongada.
No entanto, os problemas para Custódio não ficaram apenas por Sabit Abdulai. A mesma fonte explica que o técnico português também tem Diarra e Tiago Mendes entregues ao departamento médico dos ribatejanos, criando o clima de dúvida quanto à sua utilização na deslocação ao Estádio da Luz. Sandro Lima, por sua vez, continua limitado.
Quanto a André Gomes, o Alverca já sabe que não vai poder contar com o jovem guardião, uma vez que se encontra emprestado pelo Benfica e, segundo os regulamentos da liga, os atletas cedidos não podem defrontar as equipas a que estão contratualmente ligados.
Do lado dos encarnados, José Mourinho continua a contar com algumas baixas importantes, nomeadamente Richard Ríos. Por outro lado, o Special One já tem Dodi Lukebakio à sua disposição, porém, é pouco provável que o camisola 11 integre os convocados do Benfica para o jogo deste domingo, 8 de fevereiro, frente ao Alverca.
Treinador português marcou presença na sala de imprensa do Seixal, onde respondeu às questões colocadas pelos jornalistas
07 Fev 2026 | 14:10 |
José Mourinho lançou a partida frente ao Alverca, no Estádio da Luz. Na tarde deste sábado, 7 de fevereiro, o treinador do Benfica respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o duelo frente aos ribatejanos e ainda teve tempo para opinar sobre o resultado que pretende ver no Clássico. Confira tudo o que o Special One disse.
Que Alverca espera neste jogo? "Espero o Alverca igual a todas as equipas que vêm ao Estádio da Luz. A jogar para não perder, bem organizado, a dificultar uma equipa que quer ganhar. É uma equipa que tem a tranquilidade dos pontos e que joga com qualidade. Depois do último resultado só a vitória interessa e é o único resultado que nos pode fazer entusiasmar com o clássico de segunda-feira. Sem a vitória aqui, o clássico não nos interessa. Quanto ao estado do relvado, penso que se há campo onde se vai poder jogar é o Estádio da Luz".
Contas do título. E Lukebakio, vai jogar? "Lukebakio não jogará amanhã, mas talvez entre na sexta e na semana seguinte é um sim. Ele está bem. Agora é uma questão de treinar e ganhar confiança. Se quiser rir pode rir, mas no outro dia quando fizemos o terceiro frente ao Amadora, os meus colegas festejaram e eu não. Sou pragmático. Quando lutava por campeonatos dizia que só quando está matematicamente resolvido é que descanso e enquanto for matematicamente possível eu acredito".
Sobre Rafa: "Aqui todos têm motivação para treinar. Sempre foi a minha intenção criar treinos motivadores e ele também está motivado como todos. Já fez dois jogos e com o passar do tempo vai ter mais minutos nas pernas e amanhã vai jogar".
Clássico: "O meu trabalho é ganhar amanhã. O nosso foco e também dos adeptos tem de ser ganhar ao Alverca. Nós, todos motivados, a puxar pelo estádio, é fundamental ganhar. Se me perguntasse o que eu preferia no clássico, sem olhar para nomes de clubes, seria melhor que o primeiro classificado perdesse".
Situação de Ivanovic: "A minha missão enquanto treinador do Benfica é ganhar jogos. E desde que cheguei, nunca ninguém me disse para ter em atenção a desvalorização dos nossos ativos. O foco é ganhar jogos. Depois, como gestor de homens, claro que também penso nas ambições dos jogadores, até porque há um Mundial. O Iva tem jogado pouco, mas não tem falhado nenhuma convocatória. Contra o Nápoles, como achei que fazia sentido, deixei o Pavlidis de fora e coloquei-o a jogar. Depois no campeonato, frente a equipas de bloco baixo, faz sentido outros jogadores como o Anísio que joga bem em espaço reduzido".
Estado físico de Dedic e situação dos mais jovens: "O Dedic não está bem. Não podemos dizer que está lesionado, mas precisa de ser gerido com pinças. É um jogador que não tem alternativa para alguns jogos como foi frente ao Real Madrid, mas conseguimos geri-lo com o Tondela. Quanto aos miúdos, é sempre preciso que alguém os meta lá dentro e lhes dê esse primeiro passo. Analisamos ao detalhe individual: cansaço, tempo de utilização... O José Neto já jogou na equipa principal, na B, na Youth League. Estes miúdos têm de ser geridos. Ainda esta semana fizemos um estudo a estes miúdos porque têm de ser geridos com pinças. Sobre contratos, há umas semanas o Benfica foi criticado por não lhes ter oferecido contrato profissional, mas o Benfica não o fez porque não pode, porque eles não têm 18 anos. O importante é que o Benfica tem controlo sobre a situação e os miúdos querem cá ficar".
Sente falta de Ríos? "Sinto falta de todos. Uma coisa é ter Prestianni e Schjelderup, outra é ter esses, Lukebakio, Bruma, só para dar o exemplo dos extremos. Eu prefiro ter sempre todos. Sobre o Ríos, é um jogador único, mas temos jogado muito bem com os jogadores que temos utilizado. Estou contente... Só não estou contente com o empate em Tondela. Quando volta Ríos? Não me surpreendia se Ríos estivesse no segundo jogo do Real Madrid. Na 1.ª mão parece-me prematuro".
Antes do Benfica - Alverca, Mourinho comenta Clássico: "Seria melhor que..."
07 Fev 2026 | 13:53
Lukebakio? Mourinho abre o jogo sobre belga no Benfica - Alverca: "Joga amanhã, mas..."
07 Fev 2026 | 13:34
José Mourinho e o Benfica - Alverca: "Sem a vitória aqui, o Clássico..."
07 Fev 2026 | 13:21