Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Nov 2024 | 08:59 |
Zeki Amdouni, avançado suíço, chegou aos encarnados ainda há poucos meses, no último suspiro para reforçar as opções do Benfica, tal como os casos de Issa Kaboré e de Kerem Akturkoglu. Apesar do início modesto, o camisola 7 das águias tem mostrado, a cada jogo que passa, que é uma mais valia para o Clube da Luz e para as opções de Bruno Lage. Depois do encontro frente ao Mónaco, o atacante ganhou estatuto de arma secreta.
O internacional suíço, de 23 anos, tem sido assumido o estatuto de suplente na maioria dos encontros realizados pelas águias, no entanto, tem tido muita confiança da parte do técnico encarnado. Amdouni, mesmo que comece os encontros no banco de suplentes, tem sido uma das opções mais utilizadas por Lage para refrescar o Glorioso ao longo dos 90 minutos. Nesta temporada, o suíço já assinou quatro golos na condição de suplente utilizado, o golo mais recente aconteceu na última quarta-feira, diante o Mónaco, onde ajudou a selar uma vitória importante para o Benfica na Liga dos Campeões.
Após o triunfo difícil contra os monegascos, no passado dia 27 de novembro, Bruno Lage era um homem satisfeito e não perdeu tempo a destacar o papel de Amdouni na vitória no Principado (3-2). “Hoje foram os gajos do banco, outra vez, que vieram buscar a vitória”, atirou o timoneiro de 48 anos, enquanto formou uma roda com os jogadores em pleno relvado do Stade Louis II. O avançado suíço e Arthur Cabral saltaram do banco para manter vivas as aspirações do Glorioso para a qualificação direta para os oitavos da Champions.
No futebol não faltam jogadores suplentes que, saltam do banco e vestem a capa de herói para resolverem os encontros e o Benfica não é a exceção. Para além de Zeki Amdouni, as águias contaram, há muitos anos atrás, com a ajuda de Pedro Mantorras. O avançado angolano, atualmente retirado do desporto rei, saltou do banco para ajudar o Clube da Luz a alcançar triunfos contra o Marítimo (4-3) e Estoril (2-1), apenas para enumerar alguns exemplos.
Contudo, não é preciso recuar muito tempo para encontrar outros exemplos, mais frescos na memória encarnada, como o caso de Amdouni. Petar Musa foi contratado no verão de 2022 para reforçar o plantel do recém chegado Roger Schmidt. O croata jogou 41 encontros de águia ao peito, assinado 11 golos, sendo que, nove desses golos foram apontados depois de ter sido lançado no decorrer da partida. O caso mais recente foi o de Marcos Leonardo, o brasileiro chegou a Lisboa no mês de janeiro deste ano e logo mostrou serviço, o artilheiro apontou seis tiros certeiros, nas 17 ocasiões em que foi suplente utilizado. Atualmente os dois atacantes já deixaram o Benfica, para representar o FC Dallas e o Al Hilal respetivamente.
Em antevisão à realização do Campeonato do Mundo, antigo treinador do Benfica procura colocar um ponto final no debate futebolístico
14 Fev 2026 | 12:53 |
Fernando Santos recorda que é complicado escolher entre Cristiano Ronaldo e Messi. No âmbito de um evento, onde o antigo treinador do Benfica marcou presença para fazer o lançamento do Campeonato do Mundo de 2026, que vai contar com a presença dos dois astros, analisou também as hipóteses da seleção nacional.
Fernando Santos: "Os génios não são comparáveis. Gostas mais de Beethoven ou do Mozart?"
"Os génios não são comparáveis. Gostas mais de Beethoven ou do Mozart? São génios por natureza", começou por dizer o antigo selecionador nacional, ao ser questionado sobre as suas preferências no que diz respeito ao melhor futebolista da atualidade.
"Podes gostar mais do estilo do Messi ou mais do Ronaldo. Quando é assim, só podemos ir por um lado, que é ver o que fizeram em termos de títulos. E aí ganha o Cristiano", apontou Fernando Santos. Vale a pena mencionar que o antigo técnico do Benfica está associado a uma situação que também envolve a Segurança Social e a FPF.
Fernando Santos: "Tenho a certeza que os nossos jogadores vão fazer tudo para que isso possa acontecer"
"Mal de nós se não acreditássemos. Temos condições para isso, naturalmente. Já temos há uns anos que perseguimos esse sonho, mas sabemos que os outros também", adiantou o treinador de 71 anos, em declarações à Agência Lusa.
"Tenho a certeza que os nossos jogadores vão fazer tudo para que isso possa acontecer, e eu e todos os portugueses estamos obviamente confiantes. Agora, ninguém tem certeza do que vai acontecer, mas acreditamos que é possível, sim", concluiu Fernando Santos.
Emblema vermelho e branco recorreu às redes sociais para apontar mais lances prejudiciais que afetaram partida diante da formação açoriana
14 Fev 2026 | 12:23 |
O Benfica voltou à carga, no final da partida contra o Santa Clara, ao deixar críticas à arbitragem. No duelo frente aos açorianos, os encarnados visaram António Nobre, alertando que ficaram duas grandes penalidades por assinalar, assumindo que se trata de um 'critério habitual' nos encontros mais recentes.
Através das redes sociais, o Clube da Luz partilhou novas imagens dos lances em destaque, frisando que a equipa de arbitragem, liderada por António Nobre, não esteve bem na decisão que tomou nas alegadas infrações cometidas sobre Leandro Barreiro e depois com Gianluca Prestianni.
"O critério mantém-se. Dois penáltis por marcar a favor do Benfica", escreveram os encarnados na legenda da publicação, em tom de ironia e, ao mesmo tempo, de crítica pelas decisões feitas nos Açores. Recorde-se que José Mourinho, na conferência de imprensa, também abordou os casos em questão.
Vale a pena salientar que a análise feita pelos especialistas ao lance protagonizado por Leandro Barreiro foi unânime, apontando que o luxemburguês procurou o contacto com Frederico Venâncio. No entanto, na infração a envolver o jovem argentino, os mesmos não conseguiram chegar a um consenso, havendo quem afirme que António Nobre tomou a decisão correta, enquanto outros consideram que ficou uma grande penalidade por assinalar.
Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.
Após uma passagem bastante desapontante na Luz, lateral-esquerdo espanhol procura dar contributo no seu novo clube profissional
14 Fev 2026 | 11:47 |
Juan Bernat vai regressar ao ativo. Nos últimos dias, o defesa espanhol, que chegou a representar o Benfica, foi anunciado como o novo reforço do Eibar. Assim, pelo que se sabe, o futebolista de 32 anos retorna à competição, desta vez na segunda divisão espanhola.
Segundo foi confirmado pelo jornal Record, na sequência de um anúncio feito pelo emblema espanhol, Bernat, que teve uma passagem infeliz pelo Estádio da Luz, está de regresso ao ativo, com um novo desafio em mãos, depois de ter terminado a sua ligação com o PSG, no verão de 2025.
Na publicação feita na rede social X, o Eibar anunciou com pompa e circunstância a chegada do lateral-esquerdo, frisando que a chegada de Juan Bernat vai trazer muita experiência e qualidade à defesa do clube que milita na segunda divisão espanhola. No entanto, a mesma fonte não revelou a duração do seu contrato.
Vale a pena recordar que Juan Bernat chegou ao Benfica na época de 2023/24, aquela que se seguiu à conquista do título de campeão. Contudo, a sua passagem acabou por ser curta, uma vez que foi devolvido ao PSG. O espanhol foi um dos vários reforços que deixaram a Luz num curto espaço de tempo, restando apenas Anatoliy Trubin e Gianluca Prestianni.
Na temporada de 2024/25, ao serviço tanto do Villarreal como do Getafe, Juan Bernat — avaliado em 1,5 milhões de euros — realizou um total de 27 partidas oficiais: 24 na La Liga e três na Copa del Rey. Nos 1.131 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral-esquerdo registou duas assistências.