Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ANÁLISE GLORIOSO 1904 – NÚMEROS NÃO MENTEM E MOSTRAM TALENTO DE JOÃO FÉLIX E TEIMOSIA DE SIMEONE

Treinador do Atlético de Madrid continua a não apostar no avançado formado no Benfica

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

A relação entre João Félix e Simeone nunca foi a melhor, mas, esta temporada, as coisas acabaram por se extremar. O treinador do Atlético deixou, por diversas vezes, o internacional português fora dos convocados, alegando que o mesmo não entra na sua ideia de jogo.


Félix joga pouco, mas, quando é opção, faz a diferença


Ao todo, num total de 1.890 minutos (21 jogos), Félix jogou apenas 817 (18 jogos). Trocado por miúdos, o internacional português atuou somente em 43,2% dos minutos do Atlético de Madrid, esta época.


Apesar disso, Félix foi mostrando toda a sua qualidade, contabilizando quatro golos e três assistências. A matemática é simples e não engana. O ex-jogador do Benfica precisa de apenas 116 minutos em campo para participar num golo do Atlético de Madrid.

Mesmo jogando pouco, Félix é responsável por 25% dos golos do Atlético


Estes números ganham particular destaque numa equipa que não marca muitos golos. Ao todo, nesta temporada, a turma de Simeone marcou apenas 28 golos em 21 jogos, ou seja, pouco mais de um tento por partida.

Desses 28, mesmo jogando bastante pouco, Félix participou em sete, sendo responsável por 25% das finalizações certeiras do Atlético de Madrid.

Apesar destes números, que mostram a teimosia de Simeone e o talento de João Félix, o mais certo é que o craque formado no Benfica seja ‘forçado’ a abandonar a capital espanhola e rumar a outras paragens.


Futebol

Ex Sporting recorda dérbi polémico com o Benfica e visa Duarte Gomes: “Ele tem…”

Antigo futebolista português e agora comentador desportivo, esteve à conversa com a revista ‘Sábado’, onde falou sobre as incidências do duelo de 2001/2002

Antigo defesa que representou o Benfica e Sporting, abordou polémico dérbi de 2001/2002
Antigo defesa que representou o Benfica e Sporting, abordou polémico dérbi de 2001/2002

  |

Icon Comentário0

O que não faltam são dérbis escaldantes, protagonizados entre Benfica e Sporting. Podia ficar-se horas a fio a relembrar todos os duelos, golos, faltas e cartões, contudo, há uma partida que merece especial atenção. Pelo menos para Marco Caneira, antigo defesa das águias, leões e da Seleção Nacional, que destaca o embate de 2001/02. Numa entrevista à revista ‘Sábado’, o ex atleta recordou de uma partida em concreto, realizada no Estádio da Luz.


Durante a conversa, entretanto reproduzida pelo jornal Record, Carneira viajou no tempo e recuou até à longínqua temporada de 2001/2002. Na época em questão, decorreu, na Catedral encarnada, um dos encontros mais polémicos deste século. O Benfica e Sporting empataram a duas bolas, contudo, com Duarte Gomes, árbitro da partida, à mistura, o que não faltou foi muita polémica, com o ex-atleta a visar o juiz luso. 


O antigo central, mais conhecido por representar os leões, vestiu o Manto Sagrado durante essa temporada, por empréstimo do Inter de Milão, voltou a vincar que a grande penalidade assinalada pelo senhor do apito do encontro era inexistente. “Hoje em dia, com o VAR, obviamente não seria grande penalidade [o Benfica ganhava 2-0 aos 85 minutos, altura em que foi marcado um penálti por causa de uma falta inexistente de Caneira sobre Jardel]”, atirou o antigo atleta.


Marco Caneira – Ele [Duarte Gomes] tem consciência que não era penálti

Na qualidade de antigo atleta do conjunto leonino, o central português deixou a garantia de que o Clube de Alvalade terá melhores momentos pela frente. “As equipas têm altos e baixos. A transição seria sempre difícil, depois da cultura de vitórias de Ruben Amorim, mas o Sporting não desaprendeu”, afirmou Marco Caneira, numa entrevista de antevisão dada ao ‘Sábado’.



Futebol

De olhos postos no Sporting, Bruno Lage tem registo único no Benfica

Águias vão a jogo este domingo, 29 de dezembro, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade. Em caso de vitória, os encarnados 'assaltam' a liderança do Campeonato

Bruno Lage com registo único em partidas do Benfica no reduto do Sporting
Bruno Lage com registo único em partidas do Benfica no reduto do Sporting

  |

Icon Comentário0

A poucas horas do início da partida entre o Sporting e Benfica, começam a saltar à vista dados interessantes sobre o eterno duelo, entre a formação leonina e as águias. Ao longo da semana deu-se a conhecer as estatísticas coletivas entre as duas equipas e, sem surpresas, o Glorioso bastante superior aos verdes e brancos nesse mesmo registo. Contudo, no que diz respeito aos treinadores, há um dado interessante ligado ao timoneiro do Clube da Luz, que tem um registo único. 


Bruno Lage, que substituiu Roger Schmidt, prepara-se para entrar pela primeira vez o relvado de Alvalade, depois de ter regressado ao comando técnico do Benfica, no final do passado mês de setembro. O técnico, natural de Setúbal, é até à data, o único treinador das águias a conseguir dois triunfos consecutivos no terreno do rival, em partidas para o Campeonato.


O registo de Lage está fixado neste século, ou seja, nem treinadores como Jorge Jesus, atualmente no Al Hilal, nem mesmo Roger Schmidt conseguiram alcançar o feito do português de 48 anos. Para se encontrar um registo idêntico ao de Bruno Lage é preciso recuar até ao final da década de 90. Na altura, o Glorioso estava sob a batuta de Graeme Souness, que bateu os leões, nas épocas de 1997/1998 e 1998/1999.


O feito concretizado pelo atual timoneiro do Clube da Luz ficou registado durante a primeira passagem de Bruno Lage no banco do Estádio da Luz. Em fevereiro de 2019, o Benfica derrotou o Sporting por 4-2, naquele que foi a temporada onde se assistiu a uma remontada na classificação e consequente conquista do 38.º Campeonato. Um ano depois, voltou a repetir a dose, com os encarnados a triunfarem por duas bolas a zero.

O único desaire do técnico de 48 anos aconteceu em abril de 2019, por 1-0, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Apesar do triunfo por 2-1 no Estádio da Luz, o Glorioso não conseguiu chegar ao Jamor. É seguro dizer que Bruno Lage tem os números do seu lado e espreita, esta noite, registar a terceira vitória no reduto leonino, a contar para a Liga.




Futebol

Bronca: defesa com seis golos pelo Benfica soube que ia ser 'corrido' pelo Instagram

Emblema anunciou a não renovação de contrato através das redes sociais. Isto não caiu bem ao futebolista, que teceu duras críticas

Bronca: defesa com seis golos pelo Benfica soube que ia ser 'corrido' pelo Instagram
Bronca: defesa com seis golos pelo Benfica soube que ia ser 'corrido' pelo Instagram

  |

Icon Comentário0

David Luiz vai sair do Flamengo, porém a cessão do vínculo está a gerar polémica. É que, em declarações ao Globo Esporte, o ex-defesa do Benfica deixou duras críticas à direção do mengão, revelando que soube que não ia renovar contrato através das redes sociais. 


"Vou ser sincero. Com a outra direção, eu já tinha um acordo verbal de que ia ficar. Íamos ter essa conversa depois do campeonato. Tentei ser respeitador ao máximo e agir da maneira correta", começou por mencionar o antigo defesa do Benfica. "A única vírgula de chatice com que eu fico é que, da mesma maneira que vocês [jornalistas] receberam o comunicado pelo Instagram, assim foi comigo. Ou foi algo intencional ou um pouco amador", acrescentou.


David Luiz - A única vírgula de chatice com que eu fico é que, da mesma maneira que vocês [jornalistas] receberam o comunicado pelo Instagram, assim foi comigo


Em entrevista à Sport TV, David Luiz assegurou não ter sido contactado pela administração do Flamengo. "Se eu não tivesse redes sociais, não sabia o que meu contrato não foi renovado. Ninguém da nova direção teve esse contacto de homem para homem. Comigo é muito fácil de resolver. É preto no branco, não tem cinza. Eu merecia essa parte mais franca da nova direção. Pessoas que vão continuar também tinham o meu contacto. Acho que deveria ser feito de maneira diferente. Ou foi feita de forma intencional ou amadora. Todos os funcionários merecem uma conversa direta com o seu líder", concluiu o central. 

Vale destacar que, ao serviço do Flamengo, o ex-defesa do Benfica conquistou três troféus, tendo erguido duas Taças do Brasil (2022 e 2024) e ainda a Libertadores (2022).


Na temporada de 2024, ao serviço do Flamengo, David Luiz – atualmente com um valor de mercado fixado nos 300 mil euros – marcou presença em 36 encontros: 23 na Série A, seis na Libertadores, quatro no Campeonato Carioca e três na Copa do Brasil. Nos 2.513 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo internacional brasileiro apontou três golos, não somando qualquer assistência.

Com a camisola do Benfica, entre 2006 e 2011, David Luiz foi opção em 131 encontros, tendo marcado seis golos, fazendo ainda sete assistências. Com o Manto Sagrado, o defesa canarinho conquistou um Campeonato Nacional (2009/10) e três Taças da Liga (2008/09, 2009/10 e 2010/11). Em janeiro de 2011, o central rumou ao Chelsea, a troco de 25 milhões de euros.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Antes do Sporting  - Benfica, Nuno Travassos 'iliba' Rui Borges: "É grave..."
Futebol

Antes do Sporting - Benfica, Nuno Travassos 'iliba' Rui Borges: "É grave..."

 

Icon Comentário0
Flamengo dificulta: Benfica enfrenta entrave no negócio por Cleiton
Futebol

Flamengo dificulta: Benfica enfrenta entrave no negócio por Cleiton

 

Icon Comentário0
Lage volta a mexer: eis o onze provável do Benfica para defrontar o Sporting
Futebol

Lage volta a mexer: eis o onze provável do Benfica para defrontar o Sporting

 

Icon Comentário0