
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
12 Nov 2024 | 16:50 |
Nesta quarta-feira, dia 13 de Novembro, a equipa de basquetebol do Benfica viaja até Itália, duelo agendado às 19H45 da noite, a contar a 4ª jornada da Champions, onde iram medir forças com o Bertram Derthona, líder do grupo G, no qual as águias também se encontraram inseridas. A partida contra os italianos é considerada de dificuldade máxima e onde o Glorioso terá de “fazer das tripas coração” face às várias lesões que desfalcam a equipa.
Norberto Alves, técnico dos encarnados, analisou o encontro em declarações ao site oficial do Clube da Luz, “É um adversário com muita qualidade. Manter o nível defensivo vai ser decisivo, não os deixar correr, não terem cestos fáceis e, na luta das tabelas, igualar, pelo menos, o nível físico que eles têm”, começou por dizer o treinado da Luz.
Ainda falar sobre o adversário, o treinador deixou elogios ao portento físico apresentado pelos basquetebolistas do Derthona, “São muito poderosos. No ataque, circular a bola muito mais rápido”, conselho que o timoneiro encarnado deixou aos seus jogadores, de como devem encarar o adversário em cenários ofensivos.
Questionado sobre a onda de lesões que tem assolado a formação encarnada, Norberto Alves foi taxativo sobre o tópico, “Temos um problema desde o início da temporada, é que nunca tivemos a equipa toda a treinar. Continuamos a ter lesões. No último jogo contra o FC Porto, o Tyler Stone voltou a ter uma pancada no gémeo e voltou a ter dificuldades. O José Silva está com uma faringite e não jogou em Esgueira, está difícil. O Aaron Broussant está praticamente recuperado, falta agora ganhar ritmo. E Ahmaad Rorie jogou em Esgueira mas voltou a ter algumas queixas, mas vemos vai estar apto. Portanto, esta tem sido a dificuldade, lidar com as lesões. Tem sido uma época pouco normal nesse aspeto. Mas depois da Liga Betclic, têm dado uma resposta excelente”.
Recorde-se que, o Benfica até ao momento soma três derrotas, nos três primeiros encontros e ocupa atualmente o quarto e último lugar do grupo G da fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol.
Seleção Nacional fez história qualificou-se para os oitavos de final da competição, após mais uma vitória na fase de grupos, desta vez frente à Estónia
03 Set 2025 | 15:34 |
A Seleção portuguesa de basquetebol qualificou-se esta quarta-feira, dia 3 de setembro, pela primeira vez na história, para os oitavos de final do EuroBasquet. O conjunto das Quinas voltou a vencer e derrotou a Estónia por 68-65, no último encontro do Grupo A.
A vitória portuguesa foi arrancada a ferros e a vantagem foi restabelecida apenas a 20 segundos do fim. Com 65-64 no marcador para os rivais, valeram dois pontos ao cair do pano para dar a vantagem a Portugal, com o marcador a ficar 66-65 para os lusos. Obrigada a fazer falta, de forma a apressar a posse de bola nacional, a Estónia 'ofereceu' dois lançamentos livres que ampliaram a vantagem à Seleção Nacional, fechando assim o marcador a quatro segundos do apito final.
Neste mesmo encontro, Neemias Queta acabou por ser expulso e foi obrigado a dirigir-se para o balneário mais cedo do que os restantes companheiros de equipa. Na origem do ocorrido esteve uma celebração efusiva por parte do antigo jogador do Benfica.
Apesar da vitória portuguesa, foram os jogadores da Estónia que mais se destacaram a nível de estatísticas. Konontsuk foi o jogador com mais pontos no encontro, tendo somado 20 pontos em meia hora de jogo. De seguida surge Kullamae, que com 32 minutos na partida conseguiu fazer 17 pontos. Com o mesmo número de pontos em apenas 25 minutos surge Rafael Lisboa. Já Neemias Queta alcançou os 15 pontos em 22 minutos disputados.
A Seleção Nacional termina o Grupo A no quarto lugar, com sete pontos após cinco jogos. Nos oitavos de final, os lusos irão encontrar pela frente o vencedor do Grupo B que, ao que tudo indica, será a Alemanha. O embate está marcado para sábado, em Riga.
Confira o lance da expulsão de Neemias Queta:
Presidente dos encarnados confirmou mais uma contratação e águias voltam a receber atleta que venceu campeonato e Taça de Portugal
02 Set 2025 | 08:07 |
É oficial! Letícia Soares é reforço do basquetebol do Benfica. A poste brasileira regressa à Luz, depois de ter passado nos encarnados durante a segunda metade da temporada 2023/24, com ambições renovadas e mira apontada a mais um título.
"Para aqueles que me conhecem e para aqueles que não me conhecem, chamo-me Letícia Soares, tenho 28 anos, nascida no Rio de Janeiro, no Brasil, e jogo na posição interior", começou por dizer a nova basquetebolista das águias, aos meios de comunicação do Benfica.
A poste admitiu-se "muito feliz por estar de volta", deixando uma mensagem a todos os adeptos: "Espero poder ajudar a equipa nesta temporada e conquistar muitos, muitos troféus. Estou muito animada por estar de volta, e vamos embora. Carrega, Benfica!".
Vale recordar que, com a camisola dos encarnados, Letícia Soares conquistou o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal em 2023/24. No total, a brasileira teve médias de 9.2 pontos, 7.3 ressaltos e 1.5 assistências ao longo de 23 partidas disputadas.
Letícia Soares junta-se assim a Fatumata Baldé, Joana Soeiro, Sara Rodrigues e não só, como novo reforço do plantel do Benfica para a 2025/26. O objetivo passa por revalidar o título, conquistado nas últimas duas temporadas consecutivas.
Confira um excerto do treino da equipa feminina de basquetebol do Benfica:
Presidente do Clube da Luz continua a investir no plantel dos encarnados e garantiu um jovem reforço com vista no Campeonato Nacional
01 Set 2025 | 15:44 |
Após a contratação de Fatumata Baldé, Rui Costa garantiu um novo reforço para o plantel feminino de basquetebol do Benfica. Sara Rodrigues, que chega também para a posição de extremo, assinou um contrato válido por uma época com as águias, mostrando-se preparada para o novo desafio.
Sara Rodrigues: "É um Clube que eu tanto respeito e admiro"
"Representar o Benfica, que é um Clube que eu tanto respeito e admiro, é uma honra enorme. Surgiu a oportunidade e fiquei muito grata. Vir jogar para o Benfica era uma ambição e um sonho que eu tinha, mas não esperava realizá-lo tão cedo" revelou a basquetebolista de 18 anos, em declarações ao canal do Clube.
A atleta, que também atua como poste, chegou do AD Vagos e apresentou-se aos adeptos do Benfica como sendo uma "jogadora forte e versátil", deixando ainda uma promessa no ar: "Vim com a ideia e com o objetivo de evoluir ainda mais, para poder oferecer ainda mais aos Benfiquistas".
Sara Rodrigues: "Ganhar e ficar o melhor classificado possível"
No que toca a objetivos coletivos, Sara Rodrigues afirmou que pretende ganhar o máximo de troféus possíveis, apontando para a conquista do tricampeonato do Benfica: "O objetivo é sempre o mesmo: ganhar e ficar o melhor classificado possível. Aqui, no Benfica, é sempre ser campeã e ganhar o maior número de troféus possível".
Sara Rodrigues é uma jovem promessa do basquetebol nacional. A atleta fez parte da participação histórica da Seleção Nacional Sub-19 de basquetebol no Campeonato do Mundo respetivo a esse mesmo escalão, onde Portugal alcançou o 7º lugar.