Modalidades
Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”
15 Jun 2026 | 10:52
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
23 Jun 2026 | 14:00 |
Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.
Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."
“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.
O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.
Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.
Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.
Veja as declarações de Norberto Alves:
Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época
23 Jun 2026 | 12:26 |
O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.
Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.
Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.
A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.
Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.
Final do Campeonato Nacional com o triunfo dos dragões faz com que a estrutura encarnada exija rápidas e drásticas alterações no plantel
18 Jun 2026 | 03:00 |
O facto de o Benfica ter perdido o Campeonato Nacional de basquetebol frente ao Porto caiu muito mal na estrutura encarnada. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, Rui Costa ficou particularmente desagradado com a forma como a temporada terminou na modalidade, vendo o rival azul e branco celebrar a conquista do título nacional pela primeira vez em 10 anos, fechando a final com um agregado de 3-1.
Ao que o nosso Jornal apurou, a insatisfação do Presidente do Benfica não está relacionada apenas com a perda do campeonato. A época das águias ficou bastante aquém das expectativas traçadas no início da temporada, sobretudo tendo em conta o investimento realizado e a ambição assumida pela estrutura. Apesar da conquista da Supertaça, os encarnados acabaram por ver os restantes troféus nacionais escaparem para os principais rivais, cenário que aumentou o descontentamento dentro da Luz.
A Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos acabaram nas mãos do Sporting, enquanto o Porto recuperou o estatuto de campeão nacional. Este panorama deixou os responsáveis benfiquistas preocupados com o rumo da modalidade, uma vez que o objetivo passava por manter o domínio interno e continuar a afirmar o Benfica como principal referência do basquetebol português.
Nesse sentido, Rui Costa já terá dado indicações para que seja realizada uma avaliação profunda à estrutura da modalidade. Segundo conseguiu apurar o Glorioso 1904, as mudanças não deverão limitar-se ao plantel, estando também em cima da mesa alterações nas equipas técnicas e em alguns cargos ligados ao funcionamento do basquetebol encarnado.
As primeiras decisões começam, inclusive, a ser preparadas nos bastidores. A continuidade de vários elementos encontra-se sob avaliação e os próximos dias prometem trazer desenvolvimentos importantes relativamente ao futuro da secção. Certo é que a derrota frente ao Porto aumentou a pressão sobre os responsáveis da modalidade e acelerou um processo de reflexão que poderá resultar numa verdadeira revolução no basquetebol do Benfica para 2026/27.
Jogador dirigiu uma mensagem sentida à massa associativa encarnada, reconhecendo a desilusão causada pela derrota na final
16 Jun 2026 | 10:33 |
Makram Ben Romdhane recorreu às redes sociais para reagir à perda do campeonato nacional de basquetebol para o Porto. O capitão do Benfica assumiu responsabilidades pelo desfecho da temporada e dirigiu uma mensagem sentida aos adeptos, reconhecendo a desilusão causada pela derrota na final.
Ben Romdhane: "Quero pedir desculpa às pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e nos apoiaram em todos os jogos"
"Eu sei que, às vezes, as palavras não mudam nada, mas não consigo ficar em silêncio sem dizer nada. Quero pedir desculpa a todos os adeptos do Benfica. Quero pedir desculpa às pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e nos apoiaram em todos os jogos, àqueles que estão desiludidos, frustrados e magoados pela forma como perdemos o título de campeão. Vocês têm o direito de se sentir assim. Eu compreendo essa mentalidade porque cresci com ela", escreveu o internacional tunisino.
O jogador destacou ainda a cultura de exigência que existe no Benfica: "O que mais importa é o presente, conquistar títulos e competir ao mais alto nível. É essa mentalidade que torna este clube tão especial, e eu respeito-a profundamente. Também fui educado para assumir responsabilidades, especialmente nos momentos mais difíceis. É por isso que aceito a minha parte da responsabilidade pela perda deste título e peço sinceramente o vosso perdão".
Ben Romdhane garantiu também que nunca faltou entrega ao longo da época e assegurou que deu sempre prioridade ao Benfica: "Deus sabe que nunca poupei uma única gota de suor, esforço ou dedicação. Esta camisola, este clube e esta equipa sempre foram a minha prioridade. Infelizmente, a vida nem sempre nos dá controlo sobre os resultados. Por mais que trabalhemos, há coisas que permanecem fora do nosso controlo, e ninguém pode prever o que o futuro reserva", referiu.
A mensagem terminou com uma referência especial ao apoio dos benfiquistas: "Sei que esta derrota dói, e foi exatamente por isso que senti a necessidade de falar. Mesmo que hoje estejam zangados e desiludidos, eu compreendo. Porque, para mim, o amor e o apoio dos adeptos significam tudo. E se eu perdesse isso, sentiria que tinha perdido tudo", concluiu.
Veja a publicação:
Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”
15 Jun 2026 | 10:52
Benfica perde título para o Porto e adeptos ficam furiosos: "Que vergonha. Não jogam nada"
15 Jun 2026 | 10:34
Treinador do Benfica irritado com derrota com o Porto: “Não foi nada bom…
13 Jun 2026 | 09:28