Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A escassas horas do apito inicial em Alvalade, para mais um dérbi de Lisboa (o terceiro em circunstâncias inéditas, como em 1990 e 2004), há quem faça as suas previsões em relação ao encontro desta noite. De um lado, surge o Benfica, orientado por Bruno Lage, que tem vindo a apresentar uma boa forma desportiva no campeonato, desde o regresso do técnico. Do outro lado, temos o anfitrião, o Sporting, a equipa dos leões está a atravessar um período conturbado de resultados e pretende remediar os erros frente às águias.
Nuno Travassos, editor executivo do jornal ‘A Bola’, foi um dos intervenientes no programa de antevisão ao dérbi, transmitido na BOLA TV. O jornalista começou por apontar que o Porto está na liderança do campeonato, mas que a partida em Alvalade não é decisiva para as contas do título. “Porto a vencer, vai dormir na liderança e ficara ver o que acontece amanhã [hoje – 29 de Dezembro]. Dada a proximidade na tabela classificativa, este jogo não é altamente decisivo, nunca podia ser”, começou por explicar.
O editor executivo defende que este encontro serve para ‘avaliar o momento das equipas’. Nuno Travassos começou por analisar a condição do Sporting, que irá estrear o novo treinador frente ao Benfica. “Vem de nova mudança no comando técnico. É grave estar já estar a esperar alguma coisa de Rui Borges, mas até pode ser importante para o novo treinador leonino, entrar logo com uma vitória no dérbi”, apontou o jornalista, acabando por 'ilibar' o novo treinador dos leões.
Nuno Travassos – É grave estar já estar a esperar alguma coisa de Rui Borges
Depois de analisar o rival, o comentador fez questão de falar sobre o bom momento de forma do Glorioso e apontou a consistência como uma das imagens de marca apresentado pelo Benfica de Bruno Lage. “Comete poucos erros, vacila pouco e com isso tem conseguido recuperar terreno ao Sporting, nomeadamente nesta fase negativa do Sporting. Tem aqui a oportunidade de se distanciar do rival. Conseguiu na ronda anterior saltar para a liderança e agora pode acabar a jornada com quatro pontos a mais do que o Sporting, o que seria muito animador para o Benfica”, frisou Nuno Travassos.
Central do emblema canarinho surgiu recentemente no radar dos encarnados, que podem já estar a sondar o mercado por novas opções
|
0Depois de ter sido noticiado que o Benfica de Rui Costa estaria de olho em Cleiton Santana do Flamengo, eis que surge um entrave dos grandes na transferência do defesa canarinho de 21 anos para a Catedral.
De acordo com informações avançadas, na passada sexta-feira, 27 de dezembro, pelo jornalista Venê Casagrande, através do seu canal no Youtube, o Flamengo está ciente do interesse do Benfica no central, pretendendo dificultar as negociações. O plano dos dirigentes do mengão, com Boto à cabeça, passa por renovar contrato com a pérola brasileira, que está bem vista na formação, impedindo que saia a custo zero.
Recorde-se que, um dos fatores que poderá ter chamado à atenção de Rui Costa neste dossiê é o facto de Cleiton estar em vias de terminar a ligação com o Flamengo, podendo replicar o negócio de Leandro Barreiro. Os dirigentes do Benfica pretendem aproveitar o facto do carioca cessar o contrato no final de 2025 , estando assim em condições de assinar com outro clube a partir de julho.
Na temporada de 2024, com a camisola do Flamengo, Cleiton Santana - atualmente avaliado em 600 mil euros - marcou presença em cinco embates: quatro na Série A e ainda um no Campeonato Carioca. O defesa central acabou por somar 112 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência.
No que respeita à época passada, o jovem atleta de 21 anos, que enverga agora a camisola 33 do mengão, foi aposta em 27 encontros, registados entre a equipa principal e a de sub-20. Cleiton somou ainda três tiros certeiros. De destacar que, o defesa canarinho passou pelo Desportivo Brasil e pelo Canaã, antes de chegar ao Flamengo.
Confira aqui a publicação:
Embate com a equipa verde e branca está agendado para este domingo, e, em caso de vitória, as águias seguem no primeiro lugar da Liga
|
0Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Fredrik Aursnes, Ángel Di María, Orkun Kokcu, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis. Este é o onze provável do Benfica para a deslocação das águias ao reduto do Sporting.
Face ao encontro com o Estoril, que antecede o embate com os leões de Rui Borges, Bruno Lage deverá promover duas alterações. Depois de ter apostado na titularidade de António Silva e Niklas Beste, é então provável que o técnico do Benfica volte a relegar a dupla ao banco de suplentes, com Florentino e Otamendi a ocuparem as vagas.
Na antevisão da partida, Bruno Lage assumiu que o Benfica está pronto para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, garantindo que as águias estão "fortes". "Os nossos jogadores estão prontos, e isso é que é o mais importante. Agora, vamos defrontar uma grande equipa, um grande treinador, e estamos fortes para isso e queremos que o jogo chegue o mais rápido possível", atirou o timoneiro dos vermelhos e brancos.
Relativamente a ausências, o técnico das águias não poderá contar novamente com Tiago Gouveia. O regresso do extremo, que está a afastado devido lesão, está apontado para janeiro. Já Renato Sanches tem estado a trabalhar com a equipa no relvado, pelo que poderá voltar a somar minutos.
Importa destacar que, o Benfica de Bruno Lage, que chega a este embate depois de uma vitória frente ao Estoril, vai agora medir forças com Sporting. O duelo, que é relativo à 16.ª jornada do Campeonato está agendado para este domingo, 29 de dezembro, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
No que respeita à tabela classificativa, neste momento, o Benfica de Bruno Lage ocupa o segundo lugar da Liga Portugal Betclic, com 38 pontos. O Sporting assume a terceira posição, com 37 pontos, enquanto que o Porto está na liderança do pódio do Campeonato Nacional (40), tendo já disputado a 16.ª jornada, batendo o Boavista, por 4-0.
Antigo avançado das águias esteve à conversa com um jornal suíço, onde fez a antevisão do dérbi de Lisboa e deixou palavras de apreço a colega de profissão
|
0O Benfica regressa a Alvalade esta noite, para disputar a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic e há quem acredite que a equipa de Bruno Lage tem tudo para derrotar o Sporting. Haris Seferovic, que já trabalhou com o timoneiro, enquanto representava os encarnados, acredita que o Glorioso vai triunfar e aponta Zeki Amdouni, como um dos principais trunfos para o encontro desta noite.
Haris Seferovic – Ele está muito bem. Nem sempre é titular, mas é perigoso sempre que entre
Para o avançado de 32 anos, atualmente a jogar no Al Wasl dos Emirados Árabes Unidos, o compatriota de 24 anos ‘está no caminho certo’ e analisou o percurso que o camisola 7 das águias tem realizado ao longo desta temporada. “Tem oportunidades e marca golos”, começou por contar o ex Benfica, à publicação suíça bluewin.ch.
“Faz sempre um bom trabalho. Não pode fazer melhor. Está muito bem”, acrescentou o antigo camisola 14 do Glorioso. Além disso, Seferovic apontou que o sistema tático apresentado por Bruno Lage é uma mais valia e que assenta que nem uma luva, às qualidades de Amdouni. “Disse-lhe uma vez: ‘Vais ver, vais gostar do treinador. Especialmente da personalidade dele, é mega. É um treinador top’”, elogios deixados pelo suíço ao timoneiro Benfica.
Os dois cruzaram caminhos no Clube da Luz, onde conquistaram o Campeonato Nacional e Seferovic recebeu a Bola de Prata, depois de ter apontado 23 golos na liga. O ex Benfiquista não tem dúvidas que Zeki Amdouni vai ser feliz de águia ao peito. “Ele [Bruno Lage] privilegia muito o futebol ofensivo, para que os avançados tenham possibilidade de rematar muitas vezes. Ele diz que o mais importante é marcar mais um golo que o adversário. É isso que é muito bom nele”, concluiu o helvético.