Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A um dia do duelo entre o Real Madrid e o Estugarda, a contar para a Liga dos Campeões, Fernando Meira, antigo futebolista que passou pelo Benfica e vestiu, durante cinco temporadas e meia, a camisola do clube alemão, recorda a saída do Clube da Luz e revela que ela não foi assim tão difícil de fazer.
“Foi fácil tomar a decisão porque o Benfica atravessava um momento complicado [n.d.r. sob a liderança de João Vale e Azevedo]. Era capitão, mas havia muita instabilidade. O diretor desportivo do Estugarda veio várias vezes a Lisboa para tentar contratar-me, senti-me muito querido pelo clube. Também queria um novo desafio. A Alemanha foi importante para mim porque cresci como jogador e como pessoa. É um país bem organizado, muito disciplinado, há muita organização dentro e fora do campo. Foi uma grande aprendizagem", explicou o antigo defesa ao jornal espanhol “As”.
Sobre o panorama do futebol, o antigo jogador aponta as mudanças na individualidade dos atletas. “Fisicamente os atletas são mais resistentes. Há cada vez mais equilíbrio, as equipas são organizadas. No entanto, penso que ao protótipo do futebolista atual falta liderança. Antes tínhamos jogadores com mais personalidade, mais líderes, que traziam mística aos clubes que representavam. Na minha geração e nas anteriores, viveu-se de outra maneira. Hoje temos muitas redes sociais e é mais difícil para um treinador criar e reforçar um balneário”, disse Fernando Meira.
Sobre o encontro desta terça-feira, Fernando Meira não tem dúvidas sobre quem é o favorito: "O Real Madrid. O Estugarda não tem nenhuma responsabilidade de ganhar no Bernabéu. Mas também não será fácil para os 'blancos'. É um novo Real Madrid e já têm complicações, com os lesionados e o seu estilo de jogo”, disse o agora comentador e empresário.
De recordar que Meira vestiu a camisola da equipa principal do Benfica em 2000/2001 e em 2001/2002. O antigo futebolista contou com um total de 55 partidas ao serviço das águias, nas quais somou dois golos.
Extremo português não joga desde agosto, altura em que sofreu uma lesão que obrigou a uma intervenção cirúrgica
|
0Falta pouco de um mês para o Natal, mas Tiago Gouveia poderá receber o seu presente antecipadamente, isto porque já se prevê um regresso do extremo do Benfica aos relvados nas próximas semanas. O craque português iria voltar apenas em 2025, no entanto, as mais recentes novidades contam outra história.
No entanto, as novidades não terminam aqui, uma vez que o extremo português poderá ainda ser opção para o treinador do Benfica ainda este mês. Afastado dos relvados desde agosto deste ano, Tiago Gouveia tem estado em fase final de recuperação e deverá regressar mais cedo do que o esperado.
O departamento médico tinha apontado para um regresso em 2025, apenas, contudo, o craque, que ainda não foi opção para Bruno Lage, desde que o técnico voltou, deu bons indícios para um regresso mais cedo. A imprensa nacional adiantou que, neste momento, Tiago Gouveia só terá de recuperar a condição física, de forma a poder integrar os planos do timoneiro setubalense.
A mesma fonte garante que Bruno Lage equaciona dar alguns minutos ao extremo ainda este ano, podendo ser alternativa nos jogos deste mês de dezembro. Recorde-se que, Tiago Gouveia é o único jogador que ainda não jogou sob comando técnico de Bruno Lage, visto que o treinador voltou à Luz quando o atleta do Benfica já estava entregue ao departamento clínico do Clube.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tiago Gouveia - avaliado em 5 milhões de euros - foi aposta em três encontros da Liga Portugal Betclic, onde em 80 minutos, somou um golo e uma assistência (Casa Pia). Em 2023/24, extremo realizou 26 jogos: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa. Ao todo, nos 687 minutos que disputou, o extremo apontou quatro tentos, servindo os colegas em três ocasiões
Turma orientada por Lage, lembre-se, recebe os conquistadores no próximo sábado, 7 de dezembro, para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Tiago Silva, médio do Vitória de Guimarães, mas formado no Seixal, está de regresso e aumenta as 'dores de cabeça' de Rui Borges. O atleta português, após ter cumprido dois jogos de suspensão, pode ser opção já no próximo sábado, no duelo contra o Benfica, para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O castigo pelo cartão vermelho recebido no final do encontro com o Santa Clara, já foi cumprido por Tiago Silva e por isso está de regresso às escolhas dos vimaranenses. O técnico, Rui Borges, tem agora um 'berbicacho' para resolver e decidir quem alinhará no Estádio da Luz frente à turma de Bruno Lage, uma vez que a zona intermediária dos conquistadores teve uma exibição de alto nível na vitória por 4-0 diante do Gil Vicente.
O trio formado por Manu Silva, Tomás Handel e Samu destacou-se pela sua qualidade, mas com o regresso do subcapitão e camisola 10, Tiago Silva, é mais provável que um destes jogadores perca o lugar no onze titular. Conforme as partidas anteriores, Handel parece ser indiscutível e portanto a duvida paira sobre Manu e Samu, sendo que o primeiro até apontou um golo no último jogo e foi nomeado o melhor em campo.
Rui Borges pode decidir avançar o médio de 31 anos para uma posição mais ofensiva, deixando Samu fora do onze, enquanto mantém Kaio César, Nuno Santos e Chucho Ramírez na frente. Com Manu, a equipa ganha maior estabilidade defensiva, mas é ao lado de Handel que Tiago Silva se sente mais à vontade.
Recorde-se que, os pupilos de Lage passaram a depender dos próprios resultados e terão ainda pela frente até ao final do ano, o Vitória de Guimarães (C), AFS (F), Estoril (C), e por fim no dia 29, o Sporting, no Estádio José Alvalade.
Central dos encarnados está em final de contrato com o Clube encarnado e existem agora novas informações sobre o dossiê do argentino
|
0Nicolás Otamendi está em final de contrato com o Benfica, podendo abandonar o Clube no final da presente temporada. Recentemente, surgiram novidades quanto a um cenário de renovação com o emblema liderado por Rui Costa.
De acordo com informações veiculadas pelo jornal A Bola, a renovação de Otamendi com o Benfica mantém-se em aberto, não existindo, ainda, nenhuma posição assumida de ambas as partes. Tal como o nosso Jornal deu conta, de forma exclusiva, o processo de manter o defesa por mais um tempo de águia ao peito está em cima da mesa, contudo, os responsáveis da Luz tem estado atentos ao fator idade.
Além disso, o facto do River Plate se manter como um dos principais pretendentes de Otamendi pode complicar o plano de continuar com o capitão do Glorioso. Isto porque, tal como o central já veio a público manifestar, o sonho de jogar pelo clube argentino continua a existir. Ora, é de referir que, caso a renovação com o Benfica não avance, há quem saia beneficiado com uma eventual despedida do capitão encarnado: António Silva.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 17 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Nos 1.445 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 36 anos marcou um golo (Gil Vicente) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Nicolás Otamendi chegou ao Benfica no verão de 2020, envolvido na ida de Rúben Dias para o Manchester City, com os encarnados a pagarem cerca de 15 milhões de euros para contar com o argentino. Desde então, com o Manto Sagrado, o defesa-central realizou 195 encontros, marcou oito golos, fez sete assistências e conquistou dois títulos: uma Liga Portugal Betclic (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).