
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tiago Faustino, que treinou João Neves antes do craque rumar ao Benfica, revelou que chegou a chamar-lhe Miccoli, por ser de estatura baixa, como o italiano, que também passou pelas águias.
Contudo, o técnico confirma que a altura não é impedimento, nem nunca foi, para o diamante de Roger Schmidt, que assistiu David Neres, para golo, no duelo dos encarnados, com o Club Brugge.
“Na brincadeira chamava-lhe Miccoli, devido à estatura baixa”, começa por confidenciar Tiago, que explica que essa característica “nunca foi um problema. Na Youth League houve um atleta com um metro e noventa que saltava para ganhar de cabeça e ele vinha de trás e ia ganhar essas bolas também com a cabeça”, relembra.
O técnico, que faz parte dos quadros da Casa Benfica Tavira afirma que “ele ainda é júnior, esperava que um dia mais tarde pudesse chegar a este patamar, mas tão precocemente, não esperava. Tal deve-se ao treinador que o Benfica tem neste momento e dele gostar de gente de trabalho, além do João ser talentoso”.
Quanto a mais valias para Schmidt, Tiago não tem dúvidas. “Ele tem capacidade de reter a bola e pautar os momentos do jogo, porque é um miúdo inteligente e sabe quando tem de acelerar e travar. Dá muita dinâmica à equipa, está sempre a criar linhas de passe e é muito móvel”, conclui.
João Neves – avaliado em 2,5 milhões de euros – já alinhou em 10 jogos, onde assistiu uma vez para golo, esta temporada, pela equipa principal do Clube da Luz.
Futebolista que pertence aos quadros do Feyenoord é um dos desejos do Presidente dos vermelhos e brancos para reforçar o ataque das águias
|
O Benfica vai avançar por Anis Hadj Moussa. De acordo com as novas informações, partilhadas pela imprensa internacional, Rui Costa não deita a toalha ao chão e promete 'atacar' o extremo do Feyenoord, tentando assegurar a chegada do argelino aos vermelhos e brancos.
Segundo deu conta este sábado, 12 de julho, Nabil Djellit na rede social X (antigo Twitter), o emblema vermelho e branco continua de olho no avançado do conjunto neerlandês. Desta forma, e de acordo com a informação partilhada pelo jornalista, o Benfica está a insistir na contratação de Hadj Moussa, acabando por considerar o extremo argelino como o alvo prioritário para colmatar a saída de Ángel Di María.
No entanto a tarefa do Clube da Luz não se avizinha tarefa fácil. As últimas informações tinham dado conta que o Feyenoord já tinha fechado a porta ao Benfica no negócio do extremo argelino, uma vez que não pretendia perder Hadj Moussa neste mercado de transferências, dificultando assim a vida a Rui Costa nas negociações.
Recorde-se que o Benfica já terá feito chegar aos Países Baixos duas propostas pelos serviços do argelino, tendo a última atingido um valor na casa dos 18 milhões de euros. Porém, o presidente do Feyenoord não foi em cantigas e acabou por recusar as abordagens feitas pelos vermelhos e brancos por Hadj Moussa.
Na temporada 2024/2025, ao serviço dos neerlandeses do Feyenoord, Anis Hadj Moussa - atualmente avaliado em 14 milhões de euros - marcou presença em 44 embates: 30 na Eredivisie, 11 na Liga dos Campeões, dois na Taça dos Países Baixos e um no Campeonato Nacional de sub-21. No total, o extremo, que está agora apontado ao Benfica, registou 2.947 minutos, tendo apontado 11 golos e ainda três assistências.
Confira aqui a publicação que dá conta da decisão do Benfica relativa a Anis Hadj Moussa:
Clube da Luz emitiu este sábado, 12 de julho, um comunicado à CMVM onde dá conta do ponto de situação do negócio do internacional turco
|
É notícia de última hora: o Benfica anunciou que já chegou a um princípio de acordo com o Besiktas para a mudança de Orkun Kokçu para a Turquia. O Clube da Luz emitiu este sábado um comunicado, dirigido à CMVM, onde dá conta do ponto de situação referente ao negócio do internacional turco.
"Num comunicado enviado neste sábado, 12 de julho, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que alcançou um princípio de acordo com o Besiktas, da Turquia, para o empréstimo, com opção de compra obrigatória, de Orkun Kökcü", pode ler-se na nota partilhada pelo Clube da Luz.
De acordo com a informação partilhada pelos vermelhos e brancos, o médio turco segue para o Besiktas a título de empréstimo, válido por uma temporada, acabando as águias negras por ficar com uma opção de compra obrigatória, fixada nos 25 milhões de euros.
A este valor, o Benfica dá conta que o negócio pode ainda render mais cinco milhões de euros, ascendendo aos 30 milhões, estando este fator dependente da concretização de objetivos pelo centrocampista, que já se encontra na Turquia.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira aqui o comunicado do Benfica na íntegra:
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Besiktas para o empréstimo do jogador Orkun Kökcü durante a época desportiva 2025/26.
O referido princípio de acordo inclui a opção obrigatória de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de € 25 000 000 (vinte cinco milhões de euros) acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o valor global da transferência poderá atingir o montante de € 30 000 000 (trinta milhões de euros).
Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD
Lisboa, 12 de julho de 2025."
Futebolista turco, que vai trocar os vermelhos e brancos pelas águias negras, foi recebido este sábado por milhares de adeptos
|
Orkun Kokçu já se encontra na Turquia para assinar com o Besiktas. O antigo camisola 10 do Benfica, que viajou este sábado para o seu país natal, foi recebido por milhares de adeptos das águias negras, tendo deixado algumas palavras à saída do avião.
Kokçu: "O Besiktas é a minha família"
"O Besiktas é a minha família. Comprometi-me com a minha família. Vamos lutar pelo campeonato. Todos podem ter certeza disso. Os adeptos do Besiktas podem ter certeza", referiu o internacional turco que se prepara para trocar o Benfica neste mercado de verão.
"Estou muito animado e emocionado. Agradeço também ao nosso presidente. Estou muito feliz", acrescentou Orkun Kokçu que irá passar a vestir a camisola 10 do Besiktas, isto depois de ter passado as últimas duas temporadas ao serviço do Benfica.
Quem também reagiu à chegada a solo turco foi Halis Kokçu, pai do centrocampista, que aproveitou para fazer algumas revelações sobre o filho."Havia muitas alternativas para o Orkun ao redor do mundo, mas chegou onde queria estar e onde se sentia feliz. Agradeço a Serdal Adali [presidente do clube] pelo seu grande coração", disse após aterrar na Turquia.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira aqui a receção de Orkun Kokçu na chegada à Turquia: