Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ataque do Benfica sem força? Números não enganam e Schmidt diz adeus a 'veia goleadora'

Técnico alemão deverá assistir a várias mexidas no mercado de verão, construindo um novo plantel para a próxima época

'Veia goleadora' do Benfica de Roger Schmidt diz adeus ao Clube da Luz
'Veia goleadora' do Benfica de Roger Schmidt diz adeus ao Clube da Luz

  |

Icon Comentário0

Com o Benfica a colocar o seu foco no setor ofensivo, Roger Schmidt vê dois dos seus 'trunfos' da época 23/24 a dizer adeus ao Clube da Luz: Ángel Di María e Rafa Silva. Com as estatísticas em análise, é fácil verificar que a dupla de extemos foi a 'veia goleadora' dos encarnados na temporada que terminou, sendo que ambos os jogadores estão na porta da saída. 

O camisola 11 das águias e o ex-internacional português foram responsáveis por mais de um terço dos golos que o Benfica marcou na última época, o que corresponde a 34,2%. Em conjunto, assinaram ainda um total de 28 assistências, destacando, assim, a influência que os craques têm dentro do campo. 


São números que não enganam e acentuam ainda mais o 'problema' que Roger Schmidt e Rui Costa enfrentaram na última época: a não afirmação dos avançados do Benfica. Di María e Rafa conseguiram alcançar mais golos do que os pontas-de-lança em conjunto ao serviço da turma encarnada. 


Arthur Cabral acertou em cheio com a baliza por 11 ocasiões, enquanto Marcos Leonardo, que reforçou as águias no inverno, fez o 'gosto ao pé' por sete momentos e Casper Tengstedt apontou quatro golos. Antes de abandonar o Benfica para reforçar o Dallas, da MLS, Petar Musa marcou seis golos de águia ao peito. Contas feitas e os avançados do Glorioso registaram 28 golos, ficando abaixo dos 39 apontados por Di María e Rafa Silva. 

Recorde-se que o Benfica está perto de fechar acordo por Vangelis Pavlidis, avançado grego que representa o AZ Alkmaar, dos Países Baixos, perfazendo o terceiro investimento desde o verão passado relativamente à contratação de pontas-de-lança. Além disso, importa, ainda, destacar que Di María mantém o futuro em aberto, mas Rafa já confirmou a saída, tendo-se despedido do Glorioso no jogo com o Arouca, que se realizou no Estádio da Luz, na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. 


Em 2023/24, ao serviço do Benfica, Rafa Silva – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 52 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.368 minutos que disputou, Rafa marcou uns impressionantes 22 golos e fez, ainda, 15 assistências.

Rafa chegou ao Benfica em 2016 oriundo do Braga, a troco de 16 milhões de euros. Ao serviço das águias, o avançado conta com 326 partidas, 94 finalizações certeiras, 67 assistências. O antigo internacional português conquistou oito títulos: três Campeonatos Nacionais (2016/17, 2018/19 e 2022/23), três Supertaças Cândido de Oliveira (2017/18, 2019/20 e 2023/24).

Ao todo, com o Manto Sagrado, Ángel Di María contabiliza 173 encontros, 32 tiros certeiros, 38 assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10).



Futebol

Depois de 'sentar' capitão do Benfica, técnico dá explicações para ausência de Otamendi

Central argentino não marcou presença dentro das quatro linhas, permanecendo fora do jogo

Otamendi, capitão do Benfica, ficou no banco e o técnico deu a conhecer os motivos
Otamendi, capitão do Benfica, ficou no banco e o técnico deu a conhecer os motivos

  |

Icon Comentário0

A Argentina foi a jogo com o Equador, numa partida de preparação antes do início da Copa América e que viu Ángel Di María a vestir a 'capa de herói' ao apontar o único golo da vitória albiceleste. Otamendi viu o encontro a partir do banco, ao lado de Lionel Messi, e já no final da partida Scaloni explicou a decisão de deixar o capitão do Benfica no lugar de suplentes. 

"Fizemos um jogo muito bom, intenso da nossa parte, foi um jogo muito intenso para um amigável. Fizemos o que tínhamos a fazer, dominámos e vencemos. Estes jogos têm sempre riscos, lesões, contratempos. Tentamos que não aconteçam", analisou, num primeiro momento, o selecionador da turma argentina.


"Há vezes em que não há necessidade de arriscar, não apenas com Messi, mas com outros. Otamendi não jogou, Ángel [Di María] jogou pouco tempo. Trata-se de ter cuidado com eles para que cheguem à competição em boas condições", completou Scaloni. 


Importa referir que Di María, camisola 11 do Benfica, foi um dos eleitos do treinador para iniciar a partida, com o extremo encarnado a assumir a braçadeira de capitão, uma vez que o antigo jogador do Barcelona começou no banco de suplentes. Messi acabou por entrar na segunda parte com o craque das águias a dar lugar ao companheiro de seleção. 

Nicolás Otamendi - avaliado em 1 milhão de euros - está ao serviço do Glorioso pela quarta época consecutiva. Esta temporada, marcou presença em 51 embates, somando quatro golos e ainda duas assistências. Na época transata, alinhou em 46 partidas, apontou dois golos e concretizou uma assistência.

Ao todo, na equipa principal do Benfica, entre 2020 e 2024, o capitão Otamendi marcou presença em 178 partidas, onde registou um total de sete golos marcados e quatro assistências protagonizadas. Antes de ter rumado ao Benfica, na temporada de 2020/21, pela mão do antigo treinador encarnado, Jorge Jesus, o defesa central, passou pelas formações do Manchester City, Valencia, Atlético Mineiro, Porto e ainda Vélez Sarsfield.


Futebol

Pavlidis mais perto do Benfica: Rui Costa adianta-se e apresenta oferta de milhões

Encarnados fazem aposta forte para reforçar a frente de ataque da turma de Roger Schmidt, tendo o avançado grego na 'mira'

Rui Costa chega-se à frente e avança com oferta de milhões por Pavlidis, alvo do Benfica
Rui Costa chega-se à frente e avança com oferta de milhões por Pavlidis, alvo do Benfica

  |

Icon Comentário0

O Benfica começa cedo o ataque ao mercado de verão, tendo vários setores do campo em atenção, como, por exemplo, a frente do plantel de Roger Schmidt. Vangelis Pavlidis é o nome que mais tem soado no universo encarnado e Rui Costa já apresentou uma oferta pelo avançado grego, ao que tudo indica. Depois de Fabrizio Romano confirmar que o Benfica encontrava-se na frente da corrida, a imprensa holandesa assegurou que o emblema da Luz terá avançado com uma proposta de 17 milhões de euros, sendo que o negócio ainda incluiu 2 milhões em objetivos. 

A mesma fonte garantiu que o acordo deverá ficar fechado num futuro breve, colocando Pavlidis em bom caminho para reforçar o Benfica neste verão, abandonando, assim, o AZ Alkmaar, dos Países Baixos.


O ponta de lança grego é o terceiro investimento de Rui Costa na frente de ataque, depois de ter contratado Arthur Cabral (na janela de verão) e Marcos Leonardo (no mercado de inverno). Além do facto de Roger Schmidt ter Casper Tengstedt à disposição, formando assim o trio de avançados do Benfica. 

Em 2023/24, ao serviço do AZ Alkmaar, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 46 partidas: 34 no Campeonato Nacional, 10 na Conference League e dois na Taça. Nos 4.134 minutos que disputou, o avançado grego marcou 33 golo e fez seis assistência.


Desde que chegou ao AZ Alkmaar, no início de temporada 2021/22, Vangelis Pavlidis contabiliza 137 encontros, 80 finalizações certeiras e 25 passes para golo. O atleta de 25 anos tem contrato até junho de 2025, o que joga a favor do Benfica, visto que enfraquece a posição negocial do emblema neerlandês. 


Futebol

Com o Benfica em stand-by, treinador dá pista sobre o futuro de Di María: "Vamos ver..."

Astro argentino está perto de finalizar contrato com as águias, tendo agora o dossiê em aberto

Com futuro incerto no Benfica, treinador quer permanência de Di María na seleção Argentina
Com futuro incerto no Benfica, treinador quer permanência de Di María na seleção Argentina

  |

Icon Comentário0

Com o seu futuro ainda incerto no Benfica (Saiba mais Aqui), Ángel Di María vai desfrutando dos últimos momentos na seleção argentina. O extremo prepara-se para jogar a Copa América, competição que será a última pela albiceleste. No entanto, numa entrevista ao 'Telemundo Deportes',  o selecionador argentino Lionel Scaloni espera que o astro argentino reconsidere a sua decisão e permaneça na seleção.

“O grupo vai pedir-lhe de certeza. Fisicamente podem ver: é magro, corre, está bem. O grupo vai pedir-lhe aconteça o que acontecer na Copa. São jogadores que marcam uma era. Ele tomou a sua decisão e vamos ver o que acontece", começou por dizer o selecionador.


“É verdade que todos nós teremos dificuldade em não ver a '11', mas a certa altura isso vai ter de acontecer. Quanto mais tarde melhor, mas o que temos de fazer é prepararmo-nos para o dia em que ele se vai embora. É a realidade", acrescentou Lionel Scaloni


Na temporada 23/24, ao serviço do Benfica, Ángel Di Maríaatualmente avaliado em 3 milhões de euros – fez 48 encontros. Nos 3.984 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional argentino marcou 17 golos e fez 13 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Roger Schmidt.

Ao todo, com o Manto Sagrado, Ángel Di María contabiliza 173 encontros, 32 tiros certeiros, 38 assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10). 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Mas que 'salganhada'! Rafa Silva estava de malas feitas do Benfica, mas pretendente 'salta fora'
Futebol

Mas que 'salganhada'! Rafa Silva estava de malas feitas do Benfica, mas pretendente 'salta fora'

 

Icon Comentário0
Foi 'corrida' do Benfica? Paige Almendariz abre o coração na despedida: "Com profunda tristeza"
Futebol

Foi 'corrida' do Benfica? Paige Almendariz abre o coração na despedida: "Com profunda tristeza"

 

Icon Comentário0
Rui Costa já sabe quanto tem de gastar para garantir Gonçalo Franco no Benfica
Futebol

Rui Costa já sabe quanto tem de gastar para garantir Gonçalo Franco no Benfica

 

Icon Comentário0