
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No próximo domingo, 13 de abril, o Benfica vai receber o Arouca, no Estádio da Luz, em duelo válido para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Glorioso luta para manter a liderança do Campeonato, que alcançou na última partida, na vitória de 4-1 sobre o Porto. Contudo, além dos três pontos, o Clube da Luz tem outros motivos para vencer, já que está a um triunfo de distância de igualar melhor marca na época, no contexto nacional.
Para recordar melhor este ciclo de vitória dos encarnados precisamos de voltar à última derrota do Benfica. As águias perderam por 3-1, na deslocação à Rio Maior para enfrentar o Casa Pia. O desaire sofrido foi motivo de descontentamento entre os adeptos e chegou mesmo a colocar em causa a possível continuidade de Bruno Lage.
Desde então, o Clube da Luz não foi derrotado em território nacional, por adversários portugueses. São 11 jogos e 11 vitórias contra: Estrela da Amadora, Moreirense, Santa Clara, Boavista, Braga, Nacional, Rio Ave, Gil Vicente, Farense, Porto e Tirsense. Nos triunfos conquistados por este caminho, entre Campeonato e Taça de Portugal, os encarnados somam 32 golos, sendo o melhor marcador Vangelis Pavlidis.
No entanto, o retrospecto bom este ano ainda não é o melhor registo das águias, já que venceram 14 jogos seguidos com Rui Vitória no comando. O antigo timoneiro dos encarnados liderou a equipa até a conquista da Taça da Liga e do Campeonato Nacional da época 2015/16.
Assim sendo, Bruno Lage vai em busca de conquistar sua 12.ª vitória consecutiva contra equipas portuguesas neste fim de semana. A partida válida para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic está marcada para as 18h00, no Estádio da Luz, onde o Benfica enfrenta o Arouca.
Rui Costa, que não quer ver sair o craque de Bruno Lage no mercado de transferências de verão, agradece a decisão dos red devils
|
Gonçalo Inácio pode dar uma mãozinha a Rui Costa no que toca à continuidade de Tomás Araújo no Benfica. É que o Manchester United, que colocou o camisola 44 na lista de compras para o defeso de junho, afinal parece ter mudado de ideias, preferindo garantir o titular do Sporting.
O especialista em questões relacionadas com o mercado, Ekrem Konur, revelou, este sábado, através da rede social X (antigamente conhecido por Twitter), que, os red devils deverão negociar brevemente a transferência de Inácio para a Premier League, sendo o negócio um desejo pessoal do antigo jogador do Benfica, Ruben Amorim.
O jornalista turco revela ainda que, depois de ter considerado um sucesso o tempo em que orientou o internacional português no Sporting, Amorim estará mesmo ansioso por reencontrar o defesa-central. Assim, é muito menos provável que o United volte a apontar a mira a Tomás Araújo.
Rui Costa deverá agradecer estas novidades, uma vez que o titular de Bruno Lage, que surgiu recentemente no radar de Ruben Amorim, fica cada vez mais longe das 'garras' do clube de Old Trafford. Os encarnados, recorde-se, não estariam dispostos a negociar o craque por valores abaixo dos estabelecidos na cláusula de rescisão, fixada nos 80 milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – já marcou presença em 37 partidas: 22 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.090 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, dando excelente conta de si.
Confira aqui a publicação que dá conta do interesse do Manchester United em Gonçalo Inácio:
Benfica vai enfrentar o Arouca no próximo domingo, 13 de abril, tendo o duelo da 29.ª jornada agendado para as 18h00, no Estádio da Luz
|
Tomás Araújo está em dúvida para a receção do Benfica ao Arouca, no entanto, Bruno Lage já tem uma solução debaixo de olho. Tiago Gouveia, que saiu da enfermaria da Luz, depois de sete meses fora dos relvados, está à espreita e pode mesmo ter direito a um lugar no onze inicial.
O jornal A Bola revela que, face à possível indisponibilidade do camisola 44, que tem feito as vezes de Alexander Bah, Bruno Lage deverá optar por adaptar também o extremo formado no Seixal à lateral. Depois de ter visto Leandro Santos assumir a titularidade no duelo com o Tirsense, da Taça de Portugal, Tiago Gouveia pode voltar a ter à vista o regresso à formação inicial do Glorioso.
Ao que conseguiu apurar o nosso Jornal, desvendando as novas informações da edição Exclusiva deste sábado, o facto de Tiago Gouveia estar a responder bem à adaptação é um fator que poderá valer uma segunda vida ao craque. Assim, a polivalência do atacante poderá garantir-lhe um lugar no plantel de 2025/26.
Recorde-se que, para o encontro de amanhã, 13 de abril, com o Arouca, Bruno Lage já volta a ter à disposição Bruma, que esteve ausente devido a uma síndrome gripal. Contudo, o técnico não poderá contar com o contributo de Renato Sanches, Manu Silva e Alexander Bah. O encontro, vale destacar, está agendado para as 18h00.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Tiago Gouveia - atualmente avaliado em 4 milhões de euros - já disputou apenas seis partidas: três na Liga Portugal Betclic, duas na Segunda Liga e uma na Taça de Portugal. Com 210 minutos registados, o extremo formado no Seixal já soma duas assistências e um golo.
Camisola 44 dos vermelhos e brancos não te jogado a central com Bruno Lage no comando técnico e essa opção foi analisada por um antigo jogador
|
Felipe Morato falou sobre a adaptação de Tomás Araújo à lateral-direita, em entrevista ao jornal desportivo Record. Depois de ter revelado que gostaria de ter jogado mais na sua posição de origem, enquanto envergou o Manto Sagrado, o futebolista brasileiro considerou que "nunca é ideal" um central ser adaptado às alas.
Morato - Nunca é o ideal, seja qual for a equipa
"Nunca é o ideal, seja qual for a equipa. No Benfica, não foi o ideal ter jogado adaptado, fora da posição. Fiz bons jogos, assim como o Tomás também tem feito grandes partidas, mesmo não sendo lateral. Às vezes as pessoas não entendiam que eu não era lateral. Então, chegavam as cobranças. Mas também vieram muitos elogios. As temporadas são longas e isso acaba por acontecer", começou por mencionar o defesa.
Morato acabou por revelar que continua a acompanhar os jogos das águias: "Acompanho sempre. Ainda agora vi o jogo frente ao Porto. Acredito que sim. O Benfica é sempre candidato ao título. Esta época passou por um momento mais baixo, principalmente no início do campeonato, e até em casa perdeu alguns pontos. Mas ninguém pode duvidar do Benfica. Torço por essa conquista".
Morato - Não entendiam que eu não era lateral. Então, chegavam as cobranças
O defesa canarinho, que foi adaptado por Roger Schmidt à ala, acabou por rumar depois ao Nottingham Forest, enchendo os cofres das águias. A venda de Felipe Morato acabou por render qualquer coisa como 11 milhões de euros, mais 6 milhões mediante objetivos.
Na atual temporada, 2024/2025, Felipe Morato - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - foi opção numa partida pelo Benfica, tendo ido a jogo 90 minutos a jogo com o Famalicão, na primeira jornada. Em Inglaterra, o central brasileiro foi utilizado em 25 embates, somando 923 minutos disputados dentro das quatro linhas.