Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O jogo da 13.ª jornada da Liga Portugal Bwin frente ao Gil Vicente, realizado este domingo pelas 18h00, terminou com uma vitória para os encarnados (Saiba mais aqui), mas este não foi o único dado positivo a retirar desta partida. A equipa do Benfica e do Gil Vicente protagonizaram, no Estádio da Luz, o jogo com maior percentagem de tempo útil nesta temporada, com 68,93%, o que equivale a aproximadamente 65 minutos de jogo. Este registo ultrapassa o jogo do rival Sporting frente ao Rio Ave, que na 2.ª jornada da Liga, obteve 67,93%, equivalente a cerca de 63,12 minutos de jogo. Os pupilos de Roger Schmidt continuam assim a quebrar barreiras, numa temporada que tem sido extremamente positiva para o técnico alemão.
Fotografia de Benfica
Clube interessado no extremo encarnado não desiste da corrida e mantém-se atento
|
0Depois do Anderlecht ter entrado na corrida por Tiago Gouveia, há novas informações relativamente ao futuro do atleta da formação do Benfica.
De acordo com o jornal A Bola, o Clube de Rui Costa está a exigir 8 milhões de euros pelo passe do extremo de 23 anos. No entanto, há aqui um entrave que está a impedir o avançar das negociações entre os belgas e o Benfica.
O Anderlecht não está disposto a pagar tanto pelo passe do craque formado no Seixal, contudo, o emblema da Bélgica ainda não deitou a toalha ao chão e está a equacionar novas estratégias para garantir o passe do extremo encarnado. Recorde-se que Tiago Gouveia voltou a estar na porta de saída, este verão.
Refira-se ainda que, durante a pré-temporada, Roger Schmidt adaptou Tiago Gouveia à lateral direita numa forma de encontrar concorrência para o titular indiscutível, Alexander Bah. No entanto, com o Benfica atento a Zakaria El Ouahdi, o extremo de 23 anos poderá perder ainda mais espaço no plantel do treinador alemão.
Na temporada 23/24, ao serviço do Benfica, Tiago Gouveia – atualmente avaliado em 5 milhões de euros – conta com 26 jogos: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa. Ao todo, nos 687 minutos que disputou, Tiago Gouveia apontou quatro golos e fez três assistências.
No início da época passada, em julho, Tiago Gouveia renovou contrato com o Benfica, ficando ligado às águias até junho de 2028. Nesse momento, o extremo expressou toda a sua satisfação por assinar um novo vínculo com os encarnados: “É um sentimento de orgulho e responsabilidade, sentir esta aposta de um Clube como o Benfica. Agora cabe-me demonstrar a minha qualidade e ajudar o Benfica a concretizar os seus objetivos.
Encarnados não esquecem a derrota fatídica frente ao Famalicão, que lhes fez deslizar na antepenúltima jornada do título
|
0A 5 de maio, o Benfica não levou a melhor no Estádio Municipal de Famalicão. Os dois golos sofridos deram o Marquês aos rivais de Alvalade. Passados três meses, as feridas já estão curadas e com um onze retocado os encarnados preparam-se para voltar a defrontar os minhotos, num estádio em que venceram 7 dos 11 jogos lá realizados (tendo empatado e perdido 2).
Além do confronto com o Famalicão, as águias já conhecem os adversários que têm pela frente e que, em 2023/24, lhe tiraram 7 pontos. Depois da ida ao Minho, os encarnados recebem o Casa Pia, tendo na memória o empate da época passada (1-1). Na 3ª jornada do campeonato, a 24 de agosto, o rival será o Casa Pia, diante do qual já somou duas vitórias. A fechar o mês, os encarnados voltam ao norte, desta vez para acertar contas com o Moreirense. Com todos os seus deslizes na memória, o Benfica está decidido a reescrever a história.
De recordar que para o duelo com o Famalicão, Roger Schmidt já está a realizar treinos e pôde contar com a primeira presença de Renato Sanches e do regresso do capitão do Benfica, Nico Otamendi. O treinador do Glorioso já conta com praticamente todo o plantel, argentino Ángel Di Maria também já regressou. Restam os lesionados Benjamín Rollheiser e Andreas Schjelderup.
Na temporada passada, a equipa encarnada ficou aquém das expetativas. O Clube da Luz ficou em segundo lugar no Campeonato com 80 pontos, menos 10 do primeiro lugar. Na Taça da Liga, a equipa caiu nas meias finais frente ao Estoril, nas grandes penalidades. Já na Taça de Portugal, caiu nas meias finas contra o Sporting. O único troféu vencido foi a Supertaça frente ao Porto, por 2-0.
A nível internacional, a equipa treinada por Roger Schmidt, que encantou na sua primeira temporada, com uma Liga dos Campeões muito bem conseguida, não repetiu a façanha. Na época transata, o Benfica ficou em terceiro lugar na prova milionária, com quatro pontos, e foi relegado à Liga Europa. Na segunda competição europeia, as águias perderam nos quartos de final frente ao Marselha.
Na corrida para provar que os encarnados não fizeram uma má aposta, o atleta tudo faz para chamar a atenção do treinador
|
0Contratado pelo Feyenoord no início da última temporada por números que o tornaram na transferência, para Portugal, mais cara na história (25 milhões, mais 5 milhões possíveis por objetivos), Orkun Kokçu assinou até 2028, mas as suas exibições foram marcadas por alguns impasses. Depois de dar com a língua nos dentes e conceder uma entrevista não autorizada, o médio foi afastado da equipa logo no jogo a seguir e perdeu a titularidade. Agora, vai ler de lutar para a reconquistar.
Dificilmente, Kokçu estará no onze que vai defrontar, este domingo, dia 11 de agosto, o Famalicão. Apesar de se ver livre da concorrência de Rafa, o cenário não parece favorecer o médio. Pelas recentes escolhas do técnico das águias, será Prestianni a ocupar o lugar do turco, depois de Schmidt o ter testado na posição 10, atrás do ponta de lança no desenho tático que tem assumido de 4x2x3x1.
Como se apresentou em representação da seleção turca no Europeu, Kokçu juntou-se mais tarde à preparação da época no Benfica. Prestianni, o jovem de 18 anos, impressionou na pré-época e ficou-lhe com o lugar. Se quer o lugar de volta, o médio turco vai ter de arregaçar as mangas e fazer-se à luta para voltar a ser escolha do técnico alemão.
Kokçu jogou pela primeira vez desde que regressou frente ao Fulham (0-1). Entrou nos 64 minutos, realizando um remate perigoso na primeira vez que teve a bola nos pés. Perto do final do confronto, depois das mudanças de Schmidt, o jogador terminou mais recuado, no meio-campo. Desde a polémica que o envolveu, pela entrevista não autorizada para os Países Baixos, na qual se queixou por ser mal utilizado pelo treinador dos encarnados, Kokçu assume o número 10 e está determinado a mostrar o que vale.
Na temporada 23/24, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – já participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.