Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Adolfo Calisto, apesar de ter iniciado carreira no Barreirense, clube da terra natal, teve uma boa passagem pelo Benfica. Durante nove épocas esteve com a águia ao peito e o Clube da Luz recorda o histórico lateral-esquerdo. Esta quinta-feira, chegou a notícia de que Adolfo acabara por falecer aos 80 anos.
O ano era 1965 quando Adolfo Calisto chegou à Luz, jovem com apenas 21 anos. No currículo ficaram seis Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e, ainda, uma final da Taça dos Campeões Europeus, em 1968, frente ao Manchester United. A antiga glória encarnada ficou conhecida como ‘a locomotiva do Barreiro’, dada a facilidade e agilidade com que fazia todo o corredor.
Em nota de pesar, o Benfica lamentou a morte do antigo jogador, recordou os seus históricos jogos e dirigiu as sentidas condolências à família e aos amigos do atleta: “O Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte do seu antigo jogador, Adolfo Calisto, defesa polivalente que se distinguiu durante as décadas de sessenta e setenta, altura em que representou o Clube (…) Foi contemporâneo de jogadores como Eusébio, Coluna, Toni ou Humberto Coelho e representou a seleção nacional por 15 vezes”, lê-se no site oficial do clube.
“À família de Adolfo Calisto, o Sport Lisboa e Benfica endereça as suas mais sentidas condolências. O seu nome e a sua memória ficarão perpetuados na história do Sport Lisboa e Benfica”, termina assim a nota de pesar dos encarnados.
A história do Glorioso não esquece Adolfo Calisto que, ao serviço das águias, conquistou 13 títulos, dos quais se destacam os referidos seis campeonatos nacionais, as três Taças de Portugal e as quatro Taças de Honra. Em 2011, Adolfo assumiu ainda o cargo de treinador-adjunto dos Juvenis B, função que tão fielmente desempenhou até 2020 e com a qual conquistou cinco Campeonatos.
Sauditas querem 'roubar' avançado das águias, tendo apresentado uma oferta milionária
|
0O Al Hilal mantém o cerco apertado a Marcos Leonardo, que tem a continuidade no Benfica em risco. A equipa de Jorge Jesus já apresentou uma oferta choruda pelo avançado brasileiro e os sauditas já definiram data de limite para uma resposta.
Com 40 milhões em cima da mesa de Rui Costa, o clube da Arábia Saudita pretende perceber o desfecho da novela, sendo que a bola está do lado dos encarnados. Jorge Jesus quer contar com o ponta-de-lança canarinho já na presente temporada, tendo o Al Hilal avançado, inicialmente, com 35 milhões de euros.
Agora, os sauditas aumentaram a parada, visto que o Benfica continua a resistir aos milhões da Arábia Saudita, tentando prender o avançado de 21 anos. Recorde-se que Marcos Leonardo chegou à Luz, em 2024, durante o defeso de inverno, a troco de 18 milhões de euros. O craque assinou contrato até 2029, com uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Marcos Leonardo contabiliza dois jogos (54 minutos), sem somar qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o brasileiro realizou 21 encontros (470 minutos): 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga.
Marcos Leonardo – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – chegou ao Benfica em janeiro de 2024, oriundo do Santos, com as águias a pagarem 18 milhões de euros pelo avançado, sendo que o emblema brasileiro ficou com 10% de uma futura venda. O atleta de 21 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Guarda-redes tem sido associado ao Glorioso neste mercado de verão
|
0Rui Silva está fora dos opções do Benfica. Segundo adianta, o diário Estadio Deportivo, os dirigentes do Benfica terão colocado em cima da mesa um empréstimo com opção de compra, algo que não convenceu o Bétis. O emblema de Espanha estaria a pedir qualquer coisa como 6 milhões de euros por uma transferência em definitivo, algo que não foi ao encontro do pretendido pelas águias.
Aliado à parte financeira esteve também a vontade do futebolista. O portal acima referido garante que Rui Silva não estaria disposto a mudar-se para o Benfica, algo que também deverá ter ajudado ao facto das negociações não terem chegado a bom porto.
Vale destacar que as águias continuam à procura de um concorrente para Anatoliy Trubin, sendo que Ricardo Velho é o nome em cima da mesa. Rui Costa estará a acelerar o processo e o guarda-redes do Farense pode chegar à Luz num negócio que deverá rondar os 3,5 a 4 milhões de euros.
Na temporada 2024/25, ao serviço do Bétis, Rui Silva conta já com três encontros: Girona (1-1), Kryvbas (2-0) e Alavés (0-0), sendo titular absoluto do emblema espanhol. Na temporada transata, o guardião português, que tem contrato até junho de 2026, realizou 37 partidas, tendo sofrido 46 golos.
Ao todo, com a camisola do Bétis, Rui Silva - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - contabiliza uns impressionantes 100 encontros, indo para a quarta temporada com a camisola do clube espanhol, isto depois de ter estado ao serviço do Granada por cinco épocas (2016 a 2021) e ter realizado 128 jogos.