
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após Rui Costa dispensar a contratação do jovem extremo do Vitória de Guimarães, Jota Silva volta a estar na rota de saída da cidade "Berço" de Portugal. Segundo o jornal O Jogo, a equipa minhota tem várias soluções para a venda do jogador.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, esta terça-feira, 30 de julho, Jota Silva conta com três emblemas interessados, sendo que o Panathinaikos, Krasnodar e Nottingham Forest estão de olho na pérola dos conquistadores. Posto isto, as negociações entre o clube do Norte estão em andamento, com o destino a depender dos valores e dos projetos apresentados.
Recorde-se que, tal como foi noticiado, em tempo oportuno, o Vitória de Guimarães está disposto a ver sair Jota Silva, mas pelo preço certo. O emblema do Norte quer iniciar as negociações nos 12 milhões de euros, não aceitando ofertas de montantes inferiores.
Jota Silva foi apontado como um possível sucessor de Rafa Silva, porém a Direção encarnada, com Rui Costa à cabeça, terá chumbado a vinda do craque, que tem uma cláusula de rescisão fixada nos 20 milhões de euros. As águias preferiram apostar em Orkun Kokçu a jogar a 10.
Na temporada 2023/24, com a camisola do Vitória de Guimarães, Jota Silva – atualmente avaliado em 12 milhões de euros – tem sido uma das grandes figuras dos conquistadores. Ao todo, o extremo luso conta com 42 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, dois na Conference League e ainda um na Taça da Liga.
Nos 3.459 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, Jota Silva apontou um total de 15 golos e fez ainda sete assistências. O extremo português, que tem brilhado na turma minhota, tem contrato com o Vitória de Guimarães até junho de 2025.
Encarnados chegaram a iniciar contactos com o agente do futebolista para saber as condições do negócio de jogador que partilhou balneário com capitão da Seleção
|
Félix Correia esteve ausente no primeiro treino do Gil Vicente para preparar a próxima temporada. Segundo a imprensa nacional, o jogador, com passagem pela Juventus, onde cruzou caminhos com Cristiano Ronaldo, está de saída do emblema gilista e está à espera de conhecer o seu futuro, sendo que existe a grande possibilidade da transferência ser concretizada em breve.
Segundo as informações avançadas pelo jornal Record, o Gil Vicente recebeu e está a avaliar uma proposta que se encontra ligeiramente abaixo dos 10 milhões de euros, num negócio que inclui um valor definitivo mais objetivos. Deste modo, Félix Correia decidiu não se apresentar nos trabalhos de preparação para a nova temporada.
A fonte original não revelou qual o clube que apresentou a proposta, mas dificilmente será proveniente do Benfica, já que os encarnados estão com o foco direcionado para as contratações de Thiago Almada e João Félix, dois jogadores para a frente de ataque. Ainda assim, acredita-se que se trata de um emblema europeu, já que o desejo de Félix Correia é continuar nesse mercado.
O jornal Record relembrou ainda que o Vasco da Gama, do Brasil, realizou abordagens junto dos Gil Vicente pelo extremo, mas recebeu uma nega tanto do clube barcelense como do jogador. Félix Correia aguarda então que os gilistas aceitem uma proposta para que o atleta possa dar o 'salto' para um campeonato melhor. Recorde-se que este já jogou na Juventus, quando Cristiano Ronaldo estava por lá.
Na temporada desportiva 2024/2025, Félix Correia - atualmente avaliado em 4 milhões de euros - marcou presença em 37 embates: 33 na Liga Portugal Betclic e quatro na Taça de Portugal. Nos 2.919 minutos disputados dentro das quatro linhas, o extremo apontou 10 golos, somando ainda quatro assistências ao serviço do Gil Vicente.
Imprensa nacional fez um rescaldo sobre vida e carreira do centrocampista argentino, que teve uma carreira marcada por altos, baixos e superação
|
Apontado como um possível reforço para o Benfica, em 2024/25, Enzo Barrenechea teve uma vida marcada por vários sacrifícios e superação. O atleta, visto como um possível sucessor para o lugar de Florentino teve uma infância complicada e o futebol foi o seu bilhete de ouro para uma vida melhor.
Enzo Alan Tomás Barrenechea, de 24 anos, é natural de Vila María, em Córdoba, região da Argentina. Formado nos argentinos do Newell’s Old Boys, principal rival do Rosario Central, já na infância Barrenechea sentiu imensas dificuldades no sei da sua família, pai foi condenado a 11 anos de prisão e a sua mãe, para sustentar a casa, teve de acumular vários empregos. O futebol acabou por ser o escape e, mais tarde, o bilhete de ouro do médio centro.
Quando foi descoberto pela Juventus, o craque do Aston Villa revelou que a vecchia signora foi uma grande ajuda para a sua carreira profissional, que envolveu a ajuda de um emblema suíço: “Quando estava na quinta divisão, surgiu a Juventus. Não tinha passaporte italiano e então a Juventus fez um convénio como Sion, da Suíça, para jogar lá quatro meses até conseguir a cidadania”.
Na formação de Turim, o jovem de 24 anos, apontado ao Benfica, teve de superar uma grave lesão em 2021, que provocou uma rotura no ligamento do joelho, que atrapalhou os seus planos de afirmação. Um ano mais tarde, em 2022, fez a sua estreia oficial pela Juventus, numa partida da Champions, frente ao PSG de Lionel Messi.
Na temporada seguinte, foi emprestado ao Frosinone para somar mais minutos e acabou por captar a atenção do Aston Villa, que pagou 8 milhões de euros à vecchia signora pelo seu passe. Na última temporada foi emprestado ao Valência, onde foi muito acarinhado pelos adeptos devido à sua entrega e raça. Agora, está no radar do Glorioso para a época de 2025/26.
Vermelhos e brancos querem fechar contratação de futebolista que está na lista de prioridades para a Direção dos encarnados
|
Rui Costa não desiste da contratação de Thiago Almada e há proposta em cima da mesa. Atualmente, o Benfica procura um entendimento com o Botafogo com uma proposta de 28 milhões de euros. O médio argentino é uma das prioridades para os vermelhos e brancos.
A CNN Portugal garante que Thiago Almada está mais próximo de ser reforço de verão e integrar o plantel principal do Benfica, durante esta janela de transferências. A proposta que Rui Costa enviou para o Botafogo, que é detido por John Textor, é na ordem dos 28 milhões de euros por 60% do passe do médio argentino.
Os valores acabaram por surpreender por serem altos, contudo, vale a pena recordar que, os cofres da Luz estão próximos de receber verbas elevadas com as saídas de Álvaro Carreras e Orkun Kokçu. O lateral-esquerdo vai rumar para o Real Madrid, a troco de 50 milhões, enquanto o médio turco vai representar o Besiktas, que rende 30 milhões de euros.
Assim sendo, fica a faltar apenas o acordo entre clubes, visto que Thiago Almada está inclinado para reforçar o Benfica. O facto de ter Otamendi, companheiro de seleção, no plantel acaba por ser uma ajuda, depois de Di María ter abandonado a Luz, neste verão, para voltar ao Rosario Central, conjunto onde deu os primeiros passos no futebol.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.