Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

BENFICA JÁ ELEGEU NOVO TREINADOR: "SOU DEFENSOR DO FUTEBOL BONITO, OFENSIVO, DE ATAQUE"

Águias garantem novo timoneiro antes do início da pré-temporada, preparando a época

Glorioso 1904
Glorioso 1904

14 Jun 2024 | 09:22 |

Icon Comentário0

Após uma temporada como treinador da equipa de sub-23 do Benfica, Paulo Lopes abandonou as águias e Vítor Vinha foi eleito como novo técnico. Na última época, o novo timoneiro das águias esteve ao serviço do Rio Ave, como treinador-adjunto e embarca agora na primeira experiência como técnico principal.


"Sou defensor do futebol bonito, ofensivo, de ataque. Como jogador, queria qualidade, queria ter a bola, queria que a minha equipa jogasse… Como treinador, mantenho estes princípios de um futebol bonito. Se puder escolher, será sempre ao ataque! Marcar, sofrer o menos possível, recuperar a bola rápido para voltar a atacar. Vou gostar que a minha equipa queira a bola, que tenha prazer em ter a bola, sem medo. Quando o carrossel está a andar, o jogador tem muito prazer em treinar e jogar", afirmou ao Record ainda em 2018.


Ângelo Menezes, defesa-central do Rio Ave, também falou um pouco do técnico: "Não sabia que ele queria a tão curto prazo prosseguir sozinho, como treinador principal, mas das conversas que tínhamos, sempre me pareceu aquele tipo de treinador que um dia, quando assumisse uma equipa, que iria ser claramente para montar uma equipa ofensiva, a jogar como uma equipa grande".


"Uma equipa que gostasse de ter bola, que fosse pressionante, que assumisse o jogo. Sempre foi esse o tipo de estilo de jogo que ele me disse que gostava. Sempre que falávamos, referia-me isso. Queria esse tipo de equipas, que gostassem de ter a bola e que não tivessem medo de a ter, que fossem pressionantes, que recuperassem a bola em zonas ofensivas. Por isso, enquanto treinador, acredito que agora é esse tipo de jogo que ele vai querer implementar", acrescentou.

"É muito boa gente, gostei muito de trabalhar com ele. Tínhamos uma excelente relação e depois ainda falámos algumas vezes. Como pessoa é excelente. Gostava muito da forma como desempenhava a função de adjunto e por ter sido jogador profissional, tinha esse conhecimento do lado do jogador. Tinha essa consciência, sabia aquilo que nós sentíamos por não jogarmos, por não termos tanta utilização. E, por isso, ele tinha essa parte de comunicar, chegava perto, falava, aconselhava. Era mesmo top e ajudou muito o míster Luís Freire nesse aspeto", continuou o defensor.


"A maior referência será Guardiola, pela ideia de jogo, pelo que conseguiu, pelo futebol bonito", atirou, elogiando ainda "o pragmatismo de Mourinho e a paixão de Klopp e sua forma de jogar. Porque o futebol será sempre para quem ganha, gostaria de misturar um pouco de todos estes exemplos para tomar a melhor decisão, ter o melhor discurso na hora da verdade… e vencer", terminou Ângelo Menezes sobre o novo treinador do Benfica.


Futebol

César Peixoto comenta resultado do Gil Vicente - Sporting e ex Benfica atira: "Este é o nosso ADN"

No rescaldo da partida, onde os gilistas conquistaram pontos frente aos leões, técnico português assumiu que jogadores deram uma resposta à altura

César Peixoto analisou o desfecho do Gil Vicente - Sporting e o ex-Benfica deixou rasgados elogios à sua equipa. Fotografia: Gil Vicente | Instagram
César Peixoto analisou o desfecho do Gil Vicente - Sporting e o ex-Benfica deixou rasgados elogios à sua equipa. Fotografia: Gil Vicente | Instagram

03 Jan 2026 | 11:47 |

Icon Comentário0

César Peixoto não escondeu o orgulho pela exibição que o Gil Vicente realizou. No final da partida, o treinador da equipa de Barcelos e antigo jogador do Benfica comentou o desfecho do encontro frente aos leões e destacou a resposta que os gilistas deram depois do golo sofrido, especialmente na segunda parte.


César Peixoto: "Sim. Foi um jogo difícil, perante uma boa equipa"


"Sim. Foi um jogo difícil, perante uma boa equipa, que sabíamos que nos ia causar muitos problemas", começou por apontar César Peixoto, na flash interview que concedeu à Sport TV, onde falou das dificuldades que a sua equipa sentiu.


"Ao intervalo corrigimos uma coisa ou outra. A equipa transcendeu-se e acho que, na segunda parte, fomos mais 'nós'. Fomos à procura, fomos mais agressivos, pressionámos alto na segunda parte praticamente toda", adiantou o treinador do Gil Vicente, aplaudindo a resposta dos seus jogadores.

César Peixoto: "Este é o nosso ADN, não mudamos"


"Depois da expulsão voltámos a acreditar ainda mais, fizemos o golo e tivemos ainda duas situações em que a bola andou ali a saltar. Podíamos ter feito o golo da vitória, que também não nos assentava mal, perante uma equipa muito difícil", falou o treinador, que fez os leões perderem pontos antes da partida entre o Benfica e o Estoril.

"Este é o nosso ADN, não mudamos. Tenho muito orgulho no campeonato que estamos a fazer, nos meus jogadores, no trabalho que estamos a fazer. Não abdicam de jogar, de pressionar alto", concluiu César Peixoto, no rescaldo da partida entre o Gil Vicente e o conjunto de Rui Borges.


Futebol

Treinador do Estoril deixa aviso antes da partida frente ao Benfica: "Ganhar"

Treinador da equipa canarinha está ciente das dificuldades que vai encontrar no Estádio da Luz, porém, afirmou que plantel está muito confiante

Na antevisão à partida frente ao Benfica, o treinador do Estoril analisou o adversário e deixou um aviso ao plantel de José Mourinho
Na antevisão à partida frente ao Benfica, o treinador do Estoril analisou o adversário e deixou um aviso ao plantel de José Mourinho

03 Jan 2026 | 10:52 |

Icon Comentário0

Ian Cathro está confiante de que o Estoril pode fazer estragos na visita ao Estádio da Luz. Na conferência de antevisão, tal como José Mourinho, o treinador escocês analisou o atual momento das duas equipas e assumiu que os canarinhos não vão jogar para o empate, frente ao Benfica.


Ian Cathro: "Não tenho motivação para sair da cama e tentar empatar ou dizer essas coisas"


"Não tem a ver se é na Luz ou noutro estádio. Não tenho motivação para sair da cama e tentar empatar ou dizer essas coisas", começou por dizer o treinador do Estoril, presente na conferência de imprensa, onde respondeu às questões colocadas pelos jornalistas.


"Não podemos viver assim e, se há algo diferente neste Estoril, é que vamos tentar ganhar todos os jogos sem medo. Não vamos conseguir sempre porque não somos perfeitos, mas trabalhamos muito e este grupo está a ganhar cada vez mais respeito pela forma como trabalha", adiantou o técnico escocês.

Ian Cathro: "Temos a consciência de que obviamente vamos ter um jogo difícil"


"Tenho de destacar o trabalho dos jogadores. Em nenhum momento perdemos confiança. Mesmo nos momentos menos bons, mostrámos muita coragem e muita confiança, como em Vila do Conde, diante do Rio Ave [4-0], em que estávamos com a 'corda na garganta'", apontou.

"Temos a consciência de que obviamente vamos ter um jogo difícil. Jogamos contra uma equipa que tem excelentes jogadores. Está muito claro que vamos ter um jogo de dificuldade elevada, que vai obrigar-nos a melhorar e é mais uma oportunidade para superar os nossos níveis", concluiu Ian Cathro.


Futebol

Antes do Benfica - Estoril, números de Aursnes dão que falar

Antigo internacional pela Noruega tem sido um dos pilares do plantel do Clube da Luz e um atleta de maior confiança dos treinadores que orientaram as águias

Fredrik Aursnes atravessa uma fase muito positiva e os números falam por si, na antecâmara do embate entre o Benfica e o Estoril
Fredrik Aursnes atravessa uma fase muito positiva e os números falam por si, na antecâmara do embate entre o Benfica e o Estoril

03 Jan 2026 | 09:57 |

Icon Comentário0

Fredrik Aursnes é, de longe, o jogador mais influente no Benfica. Pelo que foi apurado, o médio norueguês é, até à data, o futebolista mais utilizado no plantel encarnado, tanto com Bruno Lage como agora com José Mourinho. Os números mostram a importância que o camisola 8 tem tido nas últimas épocas.


Segundo escreveu o jornal A Bola, Aursnes esteve em todas as partidas que o Benfica realizou — 31 jogos —, sendo titular em 30 desses duelos. Frente ao Estoril, é praticamente certo que o polivalente atleta integre, uma vez mais, as escolhas de José Mourinho.


Não são só os minutos que vale a pena destacar, mas também as contribuições que o médio tem tido na presente temporada. Em 2025/26, Aursnes tem tido faro para o golo, sendo que alguns dos seus remates certeiros foram essenciais para o Benfica. O exemplo mais recente aconteceu em Braga, onde o norueguês, à lei da bomba, bateu Hornicek e resgatou um ponto para o Glorioso.


Por outro lado, o experiente jogador de 30 anos é uma opção de confiança e já demonstrou que está sempre disponível para jogar onde for preciso. Se, nas épocas anteriores, face à necessidade, Aursnes já teve de jogar como lateral, seja direito ou esquerdo. Este ano, o papel do camisola 8 passa pelos corredores ofensivos das águias, nomeadamente do lado direito.

Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes — avaliado em 17 milhões de euros — é um dos titulares indiscutíveis do Clube da Luz. Ao todo, o médio já realizou 31 partidas oficiais, entre provas nacionais e Liga dos Campeões. Nos 2.715 minutos que esteve em campo, registou quatro golos e seis assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica - Estoril | 11 provável de José Mourinho na receção aos canarinhos
Futebol

Benfica - Estoril | 11 provável de José Mourinho na receção aos canarinhos

03 Jan 2026 | 09:34

Icon Comentário0
Última hora: José Mourinho ganha tremenda dor de cabeça para o Benfica - Estoril
Futebol

Última hora: José Mourinho ganha tremenda dor de cabeça para o Benfica - Estoril

03 Jan 2026 | 08:56

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 - Renovação de Otamendi é dor de cabeça para o Benfica
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Renovação de Otamendi é dor de cabeça para o Benfica

02 Jan 2026 | 16:11

Icon Comentário0